Squads de TI: O que são e quais as vantagens de contratar?

Squads de TI: O que são e quais as vantagens de contratar?

Se sua empresa possui algum tipo de demanda na área do TI, com certeza será possível encontrar novidades constantes. Sendo os Squads de TI o ponto mais badalado do momento.

Mas qual a diferença de um time normal para um squad de TI? Existem vantagens de verdade em encontrar algum tipo de mudança no sistema atual?

Aqui no Nobug não gostamos de deixar espaço para dúvidas, por isso, separamos um guia bem simples, rápido e completo sobre o que são Squads de TI. Desta forma você poderá se aprofundar no assunto de maneira mais eficaz.

Vamos conferir?

o-que-sao-squads-de-ti

O que são Squads de TI?

Squads de TI são um modelo de trabalho onde você divide a sua equipe de colaboradores de Tecnologia da Informação para executar tarefas específicas, ao invés de generalistas. 

Desta forma, é possível atacar os problemas no momento em que eles surgem e encontrar soluções de uma maneira mais rápida e fácil. Principalmente pelo fato dos problemas na área tomarem uma forma bastante cíclica, e por isso ter uma expertise faz com que a maioria seja resolvida em minutos.

Vamos tentar exemplificar, e dizer que pode ser muito comum em uma empresa de grande porte físico ter problemas com conexões físicas de cabos e até mesmo problemas com roteadores Wi-Fi.

Neste caso, seria extremamente positivo ter um squad especializado em infraestrutura. Assim, eles já conheceriam todos os pontos de instalação e distribuição, além de dominar a técnica com todos os instrumentos.

Agora, se a empresa tem um núcleo de sistema online robusto que trabalha com desenvolvimento, provavelmente seria importante trabalhar um squad para atuar na manutenção. Assim, caso aconteça algo que trave alguma operação, um reparo imediato pode ser provido.

Vantagens dos Squads de TI

Trabalhar com os Squads de TI tem várias vantagens, sendo as principais:

1 – Agilidade no atendimento

Quando você possui equipes dedicadas para determinados tipos de tarefa é inegável que o atendimento ocorra de forma muito mais rápida. Mas além disso, você terá a possibilidade de trabalhar de uma forma a garantir melhores experiências.

Começar a resolver alguns problemas de maneira mais rápida é essencial para se garantir um ambiente onde situações críticas podem aparecer. E por isso mesmo é importante tomar cuidado com as principais situações de risco em uma empresa.

Afinal de contas, algumas horas de produção perdida podem significar um grande prejuízo, não financeiro, como também de confiança por atrasar alguma entrega. 

2 – Resolução rápida e de qualidade 

Como você terá uma mão de obra mais qualificada para cada tarefa, é inegável que haverão condições mais favoráveis para se resolver o principal problema envolvido.

Não só isso, como também podem contar com mais experiência na resolução das principais situações que ocorrem neste tipo de situação. Por isso, é interessante ter sempre um Squad qualificado para as partes mais cruciais de uma empresa.

3 – Custo benefício

Um time menor dividido por squads costuma normalmente trazer um resultado melhor para empresas de grande porte. E isto não é nenhum segredo, afinal de contas a lógica por trás disto está totalmente ligada aos conceitos de linha de produção.

Por exemplo, imagine uma fábrica de carros onde cada funcionário tivesse que realizar sozinho a montagem de um carro. Uma equipe de 500 pessoas nunca seria tão capaz de trabalhar quanto uma de 50 em um regime de linha de montagem.

Por isso, é fácil dizer que trabalhar de forma especializada acaba realmente economizando muito em recursos no longo prazo.

4 – Melhor captação de dados

Uma coisa notável é que quando você divide o trabalho de manutenção desta maneira, terá a seu favor uma maior organização. Desta forma fica muito mais suave para todos os envolvidos fazer as suas partes de maneira estratégica.

Por isso é muito mais fácil obter dados e trabalhar de maneira mais estratégica no longo prazo. O que permite que você consiga entender tendências e acabar com gargalos tanto de produtividade quanto de outros problemas.

Mas para isto é necessário ter também uma estrutura por trás, que é assunto para um tema só sobre BI e outras ações da área.

5 – Produtividade

Como você terá um atendimento rápido, eficaz e personalizado para a maioria dos problemas que acontecem no dia a dia, é inegável colher resultados em produtividade. 

Desta forma, você garante que todos terão como atuar de forma quase ininterrupta e com as melhores performances no que tange a ferramentas de TI.

Por isso, é interessante ver que até mesmo a lucratividade da empresa como um todo cresce.

contratar-squads-de-ti

Devo contratar ou criar Squads de TI?

Agora que você já sabe mais sobre o que são Squads de TI fica a questão de se esta é realmente a melhor maneira de atuar na sua empresa. Entretanto, vários pontos precisam ser levados em consideração.

Primeiramente é importante dizer que para fazer squads é importante ter um número considerável de pessoas dentro da área de TI da sua empresa. E por isso, é normal cortar empresas de pequeno porte.

Mas as empresas de médio e grande porte costumam ter grandes vantagens, embora a terceirização deste serviço seja muito mais interessante.

A alocação de recursos de TI, quando feita de maneira inteligente, permite uma série de vantagens, como você pode conferir em outra matéria nossa.

Mas se a sua empresa sofre com problemas de TI e não tem uma equipe grande, não tem problema. Aqui na Nobug você terá uma série de especialistas competentes que irão te guiar em uma consultoria totalmente especializada e profissional para alcançar resultados de qualidade.

Assim como estamos totalmente capacitados para entregar a própria mão de obra, presencial (field service) ou à distância. Além de garantir uma série de benefícios de capacitação constante e ferramentas.

Também trabalhamos com desenvolvimento de qualidade, o que pode ser ideal para gerar várias ferramentas que aumentarão a produtividade da sua empresa.

Então no mais é isso, esperamos que estas informações sobre o que são squads de TI tenham sido úteis para você. Se tiver mais alguma dúvida é só entrar em contato com a gente, estaremos de braços abertos para te ajudar.

Até a próxima dica!