O que é arquitetura de Microsserviços

O que é arquitetura de Microsserviços

Uma arquitetura de microsserviços é nada menos do que uma coleção de pequenos serviços autônomos. Por isso, cada serviço tem a sua forma de ser feito com funcionalidade específica comercial.

Toda essa estrutura de micro serviço ajuda a empresa a ficar mais organizada e melhorar ainda mais a sua estrutura de negócio.

Veja um pouco mais a seguir.

O que é arquitetura de Microsserviços

Toda estrutura de microsserviços para uma grande empresa tem equipes de desenvolvimento.

Esse tipo de serviço é uma inovação extraordinária de arquitetura de software.

Dessa forma, é possível fazer divisões de serviços das aplicações criadas pelo software desenvolvido para esse fim.

Os serviços, embora desmembrado em micro serviços, tem uma ampla comunicação entre si, usado APis.

Então as empresas tem algo que vai ajudar elas a terem mais agilidade em seu negócio.

A arquitetura de microsserviços possuem serviços que realizam uma única função. Eles são feitos para as empresas. 

Existe a arquitetura monolítica, mas ela tem diferença de microsserviços.

A arquitetura monolítica

Falando primeiramente das arquiteturas monolíticas, elas possuem processos firmemente acoplados, sendo executados como único serviço.

Sendo assim, na arquitetura monolítica há uma dependência muito forte entre os serviços de uma mesma aplicação. Além disso, quando um serviço é alterado as outras features dependentes são afetadas.

Qual a característica da arquitetura de microsserviços?

As características são importantes porque ajudam a entender como funciona todo o serviços. Veja:

  • Autônomos: A autonomia que os microsserviços oferecem é ótima, porque ela não afeta outros serviços. Inclusive em um compartilhamento de código ou implementação entre eles. Sendo assim toda a comunicação é feita com APIs
  • Especializados: cada serviço é feito para resolver problemas específicos. Porém pode haver uma divisão de serviços menores, caso seja apresentado mais código.

Benefícios da arquitetura microsserviços

Os microsserviços criam uma organização de equipes muito boas, elas são pequenas e independentes, donos de seus serviços.

Inclusive há uma autonomia muito grande da equipe, que pode trabalhar livremente de forma rápida.

Além disso, ela possui outro benefícios como:

  • Estabilidade flexível: com essa flexibilidade a demanda é atendida adequadamente. Isso porque os serviços são escalados de forma independente de acordo com o que o aplicativo suporta
  • É de fácil implantação: os microsserviços ajudam muito, permitindo uma boa integração, mantendo sempre as entregas. Dessa forma sobra tempo para sempre inventar ideias diferenciadas e até reverter o que não está funcionando
  • Código reutilizável: esse é um grande benefício, onde pode ser usado serviços feitos para uma função em outros cursos. No entanto, isso é possível devido divisão de software em módulos pequenos
  • Mais liberdade tecnológica: essa liberdade é possível porque a arquitetura de microsserviços oferece às equipes oportunidades de escolher uma ferramenta. 

Assim é possível resolver diversos problemas e recriar outros microsserviços importantes, resultante dessa livre ação.

  • Resiliência: o resultado de todo o microsserviço funcionar de modo independente diminui as falhas no aplicativo. Isso é totalmente  contrário da arquitetura monolítica, que funciona como dominó quando derruba a primeira peça, as outras caem.

Cada um desses benefícios ajudam a empresa a ficar mais organizada e ter um melhor crescimento.

Considerações finais 

Conhecer sobre arquitetura de microsserviços é muito bom para o crescimento de qualquer empresa. Isso porque toda essa estrutura contribui para uma menor chance de problemas e ajuda no desenvolvimento de diversas ideias.

Esse post correspondeu o que estava procurando? Temos mais conteúdos a respeito em todo nosso blog, acesse agora mesmo!