CDN: O que é e por que utilizar um Content Delivery Network em seu website?

CDN: O que é e por que utilizar um Content Delivery Network em seu website?

Site e aplicativos precisam ser rápidos, eles estão ai pra facilitar a nossa vida, para trabalhar e faz parte de quase toda a rotina realizada por nós, diariamente.

Mas como fazer com que seu site tenha o desempenho sempre melhor, reduzindo tempo de transferência de dados? Investindo em CDN.

O Content Delivery Network – CDN ou Rede de Distribuição de Conteúdo é um recurso que permite armazenar em cachê o conteúdo, a fim de melhorar o desempenho do site.

As plataformas de hospedagem podem investir em CDN para reduzir a largura da banda de hospedagem, evitando interrupção de serviço e melhorando a experiência do cliente.

São três os tipos de CDN:

  • Protocolo de serviço de conteúdo, que são redes hospedadas, gerenciadas e projetadas para veicular conteúdo de site;
  • Ponto a ponto (P2P), que são redes configuradas entre computadores pessoais;
  • Redes privadas que funcionam como um cluster próprio de servidores.

Conheça um pouco mais sobre!

Como funciona uma CDN?

Os servidores compõem a rede armazenam os cachês, funcionando com um compartilhamento de dados, e também mantém cópias para possível solicitação.

Quando o endereço é acessado, a CDN encontra o servidor físico mais próximo e exibe os dados com taxa de transferência maior e latência menor, e o conteúdo carregado a partir de vários servidores. O tráfego de rede é distribuído em vários servidores e facilita o dimensionamento de impulsos rápidos, que o failover inteligente fornece serviço ininterrupto, independente se algum servidor estiver offline.

Ou seja, a CDN é um grupo de servidores que está hospedado no mundo todo, compartilhando dados de páginas para agilizar carregamento de conteúdo.

Um website lento no carregamento afasta quem o acessa, então pense se na sua empresa não vale investir?

Benefícios de utilizar CDN

Como já explicado até agora, é importante ter um site com agilidade de acesso, isso pode impulsionar vendas e divulgação da empresa.

Mas não são somente esses benefícios:

Segurança : com uma arquitetura robusta, há backups e antispam para proteção das informações, e com a resposta em tempo menor, inibe vulnerabilidades e espaço para invasão, sendo possível configurar SSL a fim de criptografar o tráfego entre CDN e usuário final.

Serviço sempre online: o CDN evita que o site fica fora do ar, pois diminui a sobrecarga do servidor. Pra quem possui loja virtual, com ofertas e vários acessos, ou para empresas de venda de software, que permite que o usuário finalize sua compra rapidamente sem correr risco do site cair durante a experiência, já que o servidor está em nuvem e possui uma rede de servidores para suportar múltiplos acessos. O CDN garante a disponibilidade tanto de websites quanto de aplicativos, com segurança e agilidade.

Velocidade do site: permite que sites buscadores reconheçam a usabilidade da página e assim, melhora o rankeamento, como no Google, que pode cada vez mais exibir as buscas por palavras chave o seu site em mais relevância.

Estratégias efetivas SEO: o Search Engine Optimization valorizam sites eficientes, com velocidade sendo determinante para sua classificação, ou seja quanto mais rápido, mais ele será visível e mais vendas.

Escalabilidade: protegido contra picos de tráfego, os usuários não são afetados, independente da demanda.

Custos: o CDN pode reduzir gastos com infraestrutura, mesmo cobrando mensal, o CDN sai mais barato que investimento em servidor próprio.

Como usar uma CDN?

Antes de criar o site, é importante implementar uma CDN, para que seja mais fácil a escolha do provedor. Considere também a demanda e recursos disponíveis para realizar o investimento.

Se o site possui volume de solicitações, o tamanho do CDN deve ser considerado. Há soluções de mercado como Google CDN e Amazon CloudFront.

Se o site é pequeno e baixa demanda, a hospedagem pode ser em uma CDN como parte do seu serviço, como a WordPress, por exemplo.

Mas se o site possuir grande tráfego, é indicada a terceirização do serviço de CDN, como CloudFlare, MaxCDN, Amazon CloudFront, Amazon S3 e CoralCDN.

Seguindo configurações simples, é possível instalar e personalizar os recursos, mas lembre-se que, antes de iniciar a configuração, é preciso acesso de administrador ao painel do WordPress.

Com o acesso admin, pode utilizar plugins como o Plugin WP Super Cache, que acelera o site ao fornecer arquivos HTML, reduzindo o estresse no servidor.

Passo a passo:

  1. Acessar as configurações WP Super Cache no painel WordPress;
  2. Marcar a caixa “Ativar suporte à CDN”, na guia CDN;
  3. Colar a URL fornecida no espaço de texto;
  4. Salvar as alterações.

Outros plugins possuem opção mais avançada, com controle mais preciso sobre as configurações de cachê e CDN, porém a habilitação é mais complexa, necessitando de um consultor para as configurações de forma aprofundada.

Depois da escolha do plugin, instale e ative o seu site WordPress, podendo conectar pontos entre a plataforma e sua nova CDN.

Pode ser uma solução rápida e eficaz optar por uma CDN, que pode melhorar a escalabilidade e disponibilidade do seu site, com o armazenamento em cachê através de uma rede de servidores otimizados, distribuídos pelo mundo todo. Toda essa configuração reduz o tempo de latência e agiliza o carregamento da página e por fim, melhora a experiência do usuário.