Chat GPT ressignifica papel humano no atendimento ao cliente?                                         

Chat GPT ressignifica papel humano no atendimento ao cliente?                                         

O debate sobre o desenvolvimento e implementação da inteligência artificial recebeu um novo e poderoso impulso a partir do protótipo de inteligência artificial desenvolvido por uma das empresas mais ambiciosas do segmento, a Chat GPT, da qual Elon Musk é o fundador.

Tanto as empresas de relacionamento com o cliente quanto os mecanismos de busca estão atentos ao desenvolvimento da inteligência artificial com altas capacidades cognitivas e têm investido fortemente nessas tecnologias. Empresas como Microsoft, Google e Twitter estão explorando a melhor maneira de integrar o Chat GPT em suas plataformas para melhorar as interfaces do usuário e aumentar a receita dos negócios. Isso ocorre porque a sensibilidade da ferramenta torna muito fácil para os mecanismos de pesquisa. Entenda se o Chat GPT ressignifica o papel humano no atendimento ao cliente com o artigo abaixo!     

Chat GPT

A ferramenta abriu para comunicação pública no final de 2022, e foi construída em uma arquitetura de rede neural, treinada em grandes quantidades de texto. Segundo o próprio Chat GPT, o sistema pode formatar respostas em português, espanhol, alemão, francês e inglês, sendo este último o idioma principal. A capacidade aprimorada da plataforma de compreender e formar textos complexos, como petições, poesias, autorresposta e notícias, aumentou o debate sobre a possibilidade de máquinas substituírem as pessoas em vários campos de trabalho, bem como as questões éticas que as acompanham, usando o aprendizado de máquina.

Apesar da grande quantidade de comunicação síncrona, como já sabemos nas chamadas de WhatsApp por exemplo, a ferramenta ainda comete erros, por exemplo referindo-se a materiais inexistentes, pois sua “inteligência” se baseia em indexar uma grande quantidade de materiais produzidos pela humanidade até 2021.

Isso ocorre porque o computador processa os símbolos sem definir seu significado. Essa continua sendo a questão fundamental do aprendizado de máquina: uma máquina é capaz de coletar informações e realizar operações para reuni-las de forma coerente. Mais ou menos como uma calculadora funciona. Por isso, os analistas acreditam que o Chat GPT pode ser de grande valia, por exemplo, na automatização de trabalhos gráficos e na fase de relacionamento com o cliente. Mas ainda há um longo caminho a percorrer antes que essa IA possa entender as emoções humanas em vez de calculá-las. Veja mais detalhes do que é o atendimento ao cliente!

O que é atendimento ao cliente?

Com a inteligência artificial batendo à porta todos os dias, é inegável o quanto a tecnologia está avançando na sincronização e agilização de processos em todos os setores. Mas alguns ingredientes são fundamentais para o atendimento ao cliente.

Como você lida com certos tipos de emoções, raiva ou frustração, como quando você não sabe se desculpar sinceramente?

O atendimento ao cliente é a forma como sua empresa atende e interage com os clientes.  Independente de quando esse processo ocorra – antes, durante ou depois da compra – é importante garantir uma boa experiência do consumidor.

Se ele estiver satisfeito com o atendimento prestado pela empresa, é muito mais provável que compre e promova seus produtos ou serviços para outras pessoas.

Mas por que é importante ao atendimento ao cliente? Veja abaixo!

Quão importante é o atendimento ao cliente?

Se você tem uma boa experiência no processo de compra, a oportunidade de possuir o produto ou alugar o serviço é muito boa. Por outro lado, más experiências não só farão com que você abandone a compra, mas também não retorne à empresa e compartilhe sua decepção.

Há alguns anos, essa partilha acontecia entre familiares e amigos íntimos. Mas hoje você pode compartilhar esse sentimento com o mundo inteiro com apenas alguns cliques. Seu consumidor espera um atendimento especial e diferenciado, preferencialmente 24 horas por dia.

Mais do que se preocupar com o preço dos produtos, é preciso levar em consideração a qualidade do seu atendimento. Empatia, resolução de problemas de forma focada e pessoal são habilidades importantes para evitar falhas nesse processo.

Conheça alguns dos principais modelos de atendimento!

Principais tipos de atendimento

É importante distinguir entre os principais tipos de ajudantes hoje. São eles: chat, agente virtual e atendimento humano.

Chatbot

Tenho certeza de que você já conversou com um bot antes. Isso porque um chat é um programa de computador que simula uma conversa humana por meio de textos. Empresas de diversos setores os utilizam principalmente para tarefas mais burocráticas, como perguntas frequentes.

Com a ajuda da inteligência artificial, o chat consegue criar um diálogo predeterminado entre a empresa e o usuário. Assim a conversa pode parecer muito real dependendo da técnica utilizada.

Agente Virtual

Esta é a tentativa mais próxima de reproduzir com inteligência artificial o que um serviço humano pode fazer. Por exemplo, agentes virtuais podem executar ações usando comandos de voz. Ou seja, eles podem fazer ligações, entender mensagens mais complexas e até tirar algumas dúvidas. Um exemplo de agente virtual é o Siri da Apple.

Humano

Aquele que tem alguém que pode ouvir suas preocupações, tirar suas dúvidas, resolver seus problemas e demonstrar empatia. O progresso tecnológico é inegável. Mas, às vezes, tudo o que seu cliente realmente deseja é alguém real que entenda todo o contexto de sua situação.

Embora o investimento seja obviamente maior e a produtividade menor, omitir o atendimento humano pode ser uma atitude perigosa na relação cliente empresa.

Conclusão

A diferença e o valor que as pessoas podem proporcionar prendem-se sobretudo com a capacidade de adaptação à mudança, aprender novas competências, desafiar o status quo, entre outras competências inter-relacionadas que serão ainda mais importantes no futuro independentemente da ocupação, e quais as máquinas, no entanto avançados, ainda não estão prontos para implementá-los.

O atendimento pode ser o que mantem ou destrói uma empresa, por isso, investir não somente em pessoal, mas em tecnologia é fundamental, além de claro, estar sempre a frente tecnologicamente falando. O Chat GPT ainda levará tempo para substituir um atendimento humano, mas pode ser uma ferramenta a mais para auxiliar nesse processo.