Como criar wifi para clientes?

Como criar wifi para clientes?

Sabemos que oferecer Wi-Fi gratuito aos clientes tornou-se obrigatório em todas as agências. No entanto, existe uma grande oportunidade de negócio para usar esse recurso, principalmente se for Wi-Fi social.

Além de produtos e serviços de alta qualidade, seus clientes também esperam uma experiência única. Quando você pensa sobre isso, o Wi-Fi social beneficia seu cliente e também sua empresa. Isso porque torna seu ambiente mais atraente e satisfaz os consumidores, mas também pode se tornar uma ferramenta de negócios para você.

Veja mais detalhes nesse artigo de como criar wifi para clientes!

Por que instalar um Wi-Fi social em sua empresa?

Em primeiro lugar, não se trata apenas de fornecer essa funcionalidade, mas de fornecê-la adequadamente. Por fim, você pode usar o Wi-Fi social como uma ferramenta estratégica para o seu negócio.

Ao instalar uma conexão de Wi-Fi social, você pode receber informações valiosas de seus clientes, como nome, endereço de e-mail, número de telefone e perfil em redes sociais como o Facebook. Se usadas corretamente, essas informações só podem beneficiar o seu negócio, incluindo:

  • Fidelização de clientes;
  • Informações sobre seu público;
  • Visibilidade nas redes sociais;
  • Correspondência recebida para fins comerciais;
  • Aumentar seu banco de dados de contatos.

Estas são apenas algumas das oportunidades que podem beneficiar o seu negócio.

Quem deve usar Wi-Fi social?

Qualquer empresa pode disponibilizar um Wi-Fi social para fornecer uma conexão segura aos seus clientes. Por exemplo, é interessante para um escritório ter este recurso quando recebe clientes, fornecedores e parceiros para uma reunião.

No entanto, as empresas, sem dúvida, serão as que mais se beneficiarão desse recurso, pois o usuário final é o usuário do Wi-Fi social.

Os seguintes negócios serão os mais beneficiados com esta ferramenta:

  • Restaurantes;
  • Salões de beleza;
  • Lojas de roupas;
  • Spa;
  • Mercados e supermercados;
  • Cabeleireiros;
  • Livrarias;
  • Cafés.

Como instalar Wi-Fi grátis na sua empresa?

Não há nada muito complicado ou caro nesta instalação. Basicamente são necessárias três coisas:

  • Conexão com a Internet;
  • Roteadores e pontos de acesso;
  • Suporte técnico especializado em TI.

Resumindo, todo o processo costuma ser bem simples. Por padrão, imagine um restaurante com capacidade para 100 clientes.

Conexão com a Internet

O primeiro passo é solicitar o serviço de banda larga para sua empresa. O que você provavelmente já tem. No entanto, é importante observar a velocidade reduzida aqui.

 Em nossa situação imaginada, um plano de 50 MB seria o mínimo recomendado. Tudo depende dos objetivos e capacidades da sua empresa.

Roteadores e pontos de acesso

Sem um roteador, simplesmente não há como usar o Wi-Fi social. Sua escolha deve levar em consideração o tamanho e a estrutura da instalação. A marca e a capacidade do dispositivo

 também desempenham um papel na determinação do melhor modelo para o seu negócio.  Além do roteador responsável pela distribuição da rede Wi-Fi, também é necessário adquirir estações base adicionais. Este dispositivo ajuda o roteador a compartilhar a conexão com o ambiente ao redor, repetindo seu sinal.

Segundo o engenheiro eletricista Eric Lieb: “Ao usar marcas nacionais como parâmetro, é recomendável que um roteador tenha de 20 a 30 clientes conectados ao mesmo tempo para garantir uma conexão estável”.

Portanto, nosso restaurante imaginário precisaria de quatro eletrodomésticos. Um roteador central e três outros pontos de acesso para que a Internet seja distribuída igualmente entre todos os clientes.

A dica é colocar os aparelhos de forma que seu ambiente seja dividido em quatro setores diferentes. Feito isso, os dispositivos devem ser distribuídos entre cada um dos setores definidos.

Suporte técnico de TI especializado

Contratar um suporte técnico de TI fará toda a diferença na instalação do seu Wi-Fi grátis. Um serviço especializado diminuirá as chances de possíveis falhas e contratempos em sua rede.

Nesse momento, é importante redobrar a atenção com a segurança da rede da sua empresa. Desta maneira, o seu Wi-Fi grátis será configurado sem problemas. Nada melhor do que um profissional de TI pode monitorar toda a infraestrutura de suas instalações e garantir sua segurança.

 Aqui estão algumas dicas de segurança para empresas que desejam implantar Wi-Fi gratuito:

  1. Mantenha seu sistema operacional atualizado;
  2. Antivírus instalados e atualizados em todos os computadores;
  3. Configure um firewall em sua rede para melhorar a segurança;
  4. Evite invasões de rede fazendo backup regularmente;
  5. Use uma senha segura para bloquear usuários não autorizados em sua rede Wi-Fi gratuita.

Outro recurso adicional que ajuda a garantir melhor proteção para seus clientes é o uso de uma VPN. Este software criptografa a transmissão de dados para impedir que terceiros acessem os dados do usuário.

Ferramentas para oferecer Wi-Fi gratuito

Outra maneira pela qual o Wi-Fi gratuito pode ajudar sua empresa é aumentar seu banco de dados de contatos. Para fazer isso, você pode pedir aos consumidores que façam login usando ferramentas especiais.

Alternativas populares como Linktel oferecem ferramentas gratuitas de detecção de Wi-Fi. Eles são uma ótima maneira de coletar e armazenar dados do cliente. A função ajuda a criar um post válido, por exemplo para o negócio do seu segmento, satisfações, campanhas de aniversário.

O Facebook, considerada a maior rede social do mundo, possui uma ferramenta muito útil para fornecer Wi-Fi social. Ele permite que você ofereça Wi-Fi gratuito com um pagamento social: faça login no seu restaurante.

Esta função ajuda a aumentar a visibilidade de sua loja na rede social alcançando o círculo de amigos de seus clientes. Esta é uma forma de incentivá-los a visitar um restaurante que sabem que frequentam. Além disso, os clientes são solicitados a curtir a página do imóvel dizendo que você está no local.

Configurando Wi-Fi ao entrar no Facebook

O Facebook já possui mais de 127 milhões de usuários ativos mensais só no Brasil. É por isso que é mais do que interessante usar sua ferramenta Wi-Fi social em suas instalações. Afinal, você tem uma boa base para futuros consumidores.

É muito simples, vamos te ensinar passo a passo:

1. Primeiro, você precisa verificar se o modelo do seu roteador possui a função “Redes Sociais”. O próprio Facebook oferece uma lista com algumas opções, clique aqui para conferir.

2. Claro, sua empresa deve ter uma página de fãs no Facebook. Se você ainda não tem um, você deve criar um.

3. Habilite a opção de login do Facebook no roteador. Vale ressaltar que o procedimento pode variar dependendo do modelo do roteador. Consulte o procedimento de modelo recomendado do Facebook em sua página de suporte.

4. Quando o painel de configurações de Wi-Fi estiver aberto, selecione a página do Facebook correspondente à sua localização. Lembre-se que nesta fase você deve fazer login como administrador da página.

5. Em Modo de acesso, selecione a opção que exige que o usuário faça login.

6. Na seção ‘Duração da sessão’, defina o tempo que a sessão deve permanecer ativa na rede Wi-Fi. Você pode configurá-lo para ser um login único ou um novo login após um determinado período de tempo.

7. Além disso, você pode fornecer termos de uso do serviço aos clientes que usam a rede. Selecione “Opcional: para adicionar seus próprios termos de uso” e esta é uma etapa obrigatória.

8. Por fim, clique em “Salvar configurações” e finalize a configuração de sua rede social WiFi com o Facebook.

Viu como é fácil? Seus clientes podem aproveitar o acesso à Internet em sua localidade enquanto você os conhece melhor. Todos ganham com este movimento!

Use Wi-Fi gratuito em suas instalações

Concluindo, há muitos benefícios em ter uma rede Wi-Fi de alta qualidade no local de trabalho. Um exemplo clássico é a cadeia de café Starbucks. Suas lojas são conhecidas mundialmente não só pelo café, mas também como pontos de encontro para reuniões de negócios e estudos. Seu ambiente agradável e Wi-Fi social sempre disponível atraem clientes.

Quero dizer, espera-se que todos os lugares forneçam conectividade aos seus clientes, certo? Portanto, cuide da sua qualidade para se diferenciar. Então evite instabilidade, internet lenta e vibração. É assim que você ganha a confiança e a simpatia do seu público.

Uma maneira fácil de fazer isso é criar sua própria rede Wi-Fi social com uma empresa de suporte de TI. Você já pensou como o Wi-Fi social é útil não apenas para seus clientes, mas também para sua empresa? Por isso, invista neste recurso e melhore os resultados do seu negócio.