Como fazer um catálogo de serviços

Como fazer um catálogo de serviços

Ter conhecimento de como fazer um catálogo de serviços é muito importante para que os usuários saibam o que a sua empresa oferece. Dessa forma será muito fácil ele solicitar o que deseja.

Então saber como montar um catálogo, permitirá uma resposta mais rápida do usuário àquilo que deseja. Assim ele virá logo de início o que estava buscando.

Mostrarei a você um pouco mais a respeito logo a seguir.

Como fazer um catálogo de serviços

Um catálogo de serviços é uma poderosa ferramenta para mostrar todo tipo de assistência que o cliente pode obter. Isso oferece um trabalho mais otimizado e maior praticidade nas mudanças.

Ter um catálogo é como ter um menu de restaurante onde mostrará todo tipo de serviço que a empresa oferece e como obter cada um deles. 

Toda  empresa tem seus objetivos, pontos muito parecidos, como tempo execução do trabalho, custo, modo como é feito

Se você ainda não tem esse tipo de ferramenta, aprenderá como fazer nos próximos tópicos.

Ter um diálogo com cada equipe

Com uma boa conversa com as equipes será possível fazer levantamentos e chegar a algumas conclusões. Sendo assim, logo de início é bom saber quais são os 20% dos serviços mais buscados.

Dessa forma poderá ser possível avaliar de um modo mais restrito, ampliando e melhorando uma determinada área da empresa.

Como fazer um catálogo de serviços analisando a visão dos clientes

O principal objetivo de fazer um catálogo de serviços é satisfazer as necessidades dos clientes. Por isso é importante que eles façam parte, mostrando o que é bom para eles e como as suas perspectivas são atingidas.

A visão de um usuário deve ser focada naquilo que satisfará as suas exigências, como títulos de serviços. Assim, com uma maneira melhor para atendê-los, ficarão mais satisfeitos.

Veja exemplos de títulos para catálogos de clientes:

  • Backup de arquivos
  • Atualização de Windows
  • Limpeza de máquinas
  • Instalação de impressoras, etc.

Cada um desses pontos mostra de modo detalhado os serviços oferecidos, ao invés de fazer um passo a passo é melhor ir direto no que a empresa oferece.

Estabeleça o propósito de cada serviço

Depois que é conhecido a necessidade do cliente é preciso mostrar o que cada serviço tem a oferecer e o custo de tudo. Dessa forma será dado um detalhamento para que ajude ele a resolver o problema.

Então é necessário que seja feito uma tabela mostrando preços, prazo, modo de solicitação do serviço e o responsável para atendê-lo. Dessa forma, toda área de trabalho com um bom time, como na área de TI se beneficiará.

Defina equipes que assumam responsabilidade para cada serviço

Toda área tem a sua classificação e por sua vez deve ser definido equipes para cada uma delas. Assim, um catálogo de serviços fica mais organizado e otimizado.

Serviços relacionados a solucionar erros, por exemplo, deve ter uma equipe designada para isso.

Prioridades

Para que o catálogo de serviços atinja os seus objetivos, deixando tudo claro para o cliente, ficará mais fácil para ambos os lados. 

Isso quer dizer que uma demanda pode ser alta, fazendo com que surjam alguns problemas. Então deve haver a indicação de prioridade de atendimento. Assim, o cliente poderá perceber o tempo que pode ficar esperando.

Os serviços mais sufocados serão atendidos primeiro.

Sempre busque se atualizar

O catálogo de serviços deve acompanhar as mudanças, porque o mundo passa por transformações muito rápidas. Então para não haver falhas provocadas por esquecimento, uma data para revisar será uma ótima ideia.

Crie indicadores para acompanhar o catálogo de serviços

Fazer um catálogo sem indicadores para acompanhamento será ruim, Então use alguns deles como:

  • Tempo médio para solicitar o atendimento
  • Tempo médio no atendimento
  • Percentual de serviço solicitados genericamente
  • Percentual de serviços solicitados erroneamente.

Cada um desses pontos da lista acima ajudará empresa e cliente, com tempo otimizado, resposta rápida e diminuir erros do usuário.

Conclusão

Não há como fazer um catálogo de serviços sem considerar cada um desses passos. Certamente sua empresa verá os enormes benefícios de ter um trabalho organizado.

Os clientes agradecem e a empresa crescerá em prestígio, tendo maior reconhecimento no mundo dos negócios.

Esse conteúdo foi importante para você? Aqui, em nosso blog temos diversos assuntos relacionados, veja agora mesmo.