Como funciona a rede social por áudio?

Como funciona a rede social por áudio?

2021 foi marcado por uma nova rede social, o Clubhouse é uma plataforma de áudio que permite conectar várias pessoas em um grupo. Criado por Paul Davison (ex-Pinterest) e Rohan Seth (ex-Google), amigos desde 2011, a nova rede social que vem ganhando popularidade no mundo todo, é um podcast aberto com celebridades e bate-papos sobre diversos temas.

O programa também oferece a opção de conversar em privado em salas apenas com amigos próximos. Mas o fato de ter que receber um convite para entrar em todas as salas do Clubhouse tem chamado muita atenção. Não há dúvida de que a presença na mídia social é essencial para qualquer estratégia de marketing nos dias de hoje. Além de atrair milhões de usuários todos os dias, eles podem segmentar seu público-alvo e aumentar suas interações com quem tem mais chances de fazer negócios com você.

Embora os serviços mais tradicionais, como Facebook e Instagram, sejam atualmente os mais memoráveis, outro segmento também ganhou força nos últimos anos. Estamos falando de redes sociais de voz, você já ouviu falar delas?

Considerado uma das melhores plataformas de mídia social, o Clubhouse surgiu no início de 202, principalmente devido ao interesse  por tecnologia e entretenimento de grandes nomes  como Mark Zuckerberg, Elon Musk, Oprah Winfrey e Ashton Kutcher.

O app foi instalado mais de 10 milhões de vezes só em fevereiro de 2021. Além disso, as buscas por mais informações sobre o serviço aumentaram 900% no mesmo período.

Entenda como funciona a rede social por áudio com este artigo!

Como usar as redes sociais de voz em sua estratégia de marketing?

As empresas há muito perceberam que as redes sociais são ambientes muito produtivos para o desenvolvimento de estratégias de marketing eficazes. Possibilitam o contato direto com um público qualificado de forma fácil e com custos reduzidos.

Essas interações fazem com que as pessoas conheçam melhor sua marca e ajudam a criar empatia por ela. Afinal, os chats de voz tornam-se mais pessoais e podem aproximar o público do negócio. Enquanto isso, a empresa também tem  a oportunidade de conhecer mais profundamente seus consumidores. É o fator que determina quais ações de marketing produzirão os melhores resultados, dependendo do segmento em que atua e dos objetivos da campanha.

A empresa pode utilizar redes de comunicação de voz como o Clubhouse, além de organizar eventos para explicar os detalhes dos novos produtos. Para aumentar o alcance nesse ambiente, a equipe de marketing também pode realizar campanhas ou oferecer condições especiais para quem segue seu perfil na nova rede social.

Como o Clubhouse evoluiu de uma rede social baseada em convites, tornou-se uma grande oportunidade para as empresas expandirem seus negócios. Por ser uma relação humanizada entre empresas e consumidores, sua marca certamente estará entre as mais memoráveis ​​do mercado.

Como a voz é usada em outras redes?

Embora o Clubhouse seja um dos representantes das redes sociais de áudio, outras plataformas que já conhecemos também possuem meios para promover a comunicação de áudio. Por exemplo, o Twitter possui Spaces (ou Twitter Espaços em português) que possuem funções semelhantes ao que vimos e também podem ser usados ​​para campanhas de marketing. Algo semelhante está acontecendo atualmente no Instagram, onde até três convidados podem conversar por voz ao mesmo tempo.

Em plataformas como YouTube e Spotify, os podcasts cumpriram amplamente sua missão de aproximar empresas e audiências por meio de uma experiência de áudio. Até mensagens faladas no WhatsApp podem ajudar sua empresa a se tornar referência de boa comunicação em suas estratégias de marketing.

Como funciona o acesso ao Clubhouse?

Nem todo mundo tinha acesso ao Clubhouse durante o auge da rede social devido a algumas restrições. Primeiro, porque o aplicativo só estava disponível na App Store, ou seja, para usuários de iPhone e iPad. A versão Android chegou logo depois que a web se tornou uma.

Em segundo lugar, durante a versão beta, precisava de um convite de alguém que já estava no clube. A partir de julho de 2021, a rede social não exigirá o convite de novos usuários. O funcionamento de uma rede social é bastante simples.

Qualquer pessoa que tenha criado um perfil no Clubhouse pode entrar nos grupos para ouvir e participar da conversa (chat) quando o anfitrião liberar o microfone. Também é possível criar uma sala aberta (acesso para cada usuário); abra um espaço com as pessoas que você segue; ou crie um grupo privado com amigos selecionados. Além disso, o host pode agendar chats com o nome e descrição do evento, adicionar host, data e hora.

As redes sociais são seguras?

Como todas as outras redes sociais, o Clubhouse tem acesso às informações que você fornece ao criar uma conta na plataforma. A empresa diz que pode coletar dados pessoais (nome, telefone, e-mail, foto), enviar mensagens, abrir salas e analisar como o usuário interagiu com o serviço. A base pode ser útil para recomendação de conteúdo, explorar a interação, desenvolver novos produtos, entre outros.

O aplicativo também pode usar sua lista telefônica para melhorar a comunicação entre os membros. Isso causa alguma polêmica na sede do clube, considerando que eles conseguem controlar a lista de contatos o tempo todo.

Agora que já está conhecida as possibilidades da rede, pode melhorar suas estratégias de marketing em redes sociais.