Estamos na era da transformação digital, e há tecnologias variadas para o ambiente corporativo, dentre elas o cloud, internet das coisas e Big Data.
Nesse artigo falaremos sobre o que é Big Data, que trata de grande volume de dados, estruturados ou não, gerados por segundo, ou seja, é um processo de análise e interpretação de um conjunto maior e mais complexo de dados.
Esses dados podem ser utilizados para resolução dos problemas de negócio e apoio na tomada de decisão, que são analisados nesse processo. Analisar grandes quantidades de informações acabou virando tendência, tornando o Big Data mais presente em praticamente todos os setores de uma empresa: vendas, financeiro e/ou marketing, com a finalidade de criar vantagens competitivas.
O conceito Big Data se iniciou com os 3Vs: Velocidade, Volume e Variedade, porém seu conceito foi se aperfeiçoando e já está com 7Vs. Todo dado disponível não sigiloso está ao alcance do Big Data, podendo agrupar os dados que vem de diversas fontes, formatos estruturados e não-estruturados, provenientes das redes sociais, rede de dispositivos conectados e fontes públicas disponíveis.
São eles:
Volume
Os dados podem vir de valor desconhecido, e-mails, dados de posts gerados pelas redes sociais, imagens e vídeos que circulam na rede, fluxo de cliques em sites, aplicativos móveis e muito mais.
Velocidade
Dados criados com velocidade, o Big Data analisa os dados no instante em que eles surgem, sem armazenamento em banco de dados.
Variedade
Os dados são não-estruturados (mensagens, fotos, vídeos e áudios), que com o Big Data podem ser administrados em conjunto com dados já tradicionais.
Veracidade
Realizando as análises e baseados em estatística de grande volume de dados, pode-se validar se as informações estão corretas, confiáveis.
Valor
Os dados e sua análise devem trazer valor e ajuda no negócio, agregando ao que se está fazendo. O conhecimento aos dados torna o valor da informação para o negócio.
Volatilidade
Conforme a tendência, há picos periódicos de fluxo de dados, podendo ser muito difíceis de serem gerenciados.
Visualização
O Big Data traz visibilidade, com dados apresentados de forma acessível e legível.
Com o Big Data, pode-se, prever tendências de mercado e analisar os riscos de investimentos, aumentar a produtividade e apoio na segurança da informação, tomada de decisão mais assertiva, padrão de negócios, concorrentes, criação de estratégias de marketing e relacionamento com o cliente.
A adoção do Big Data pelas empresas passar a ter condições de operar mais eficiente e otimizada, melhorando os processos e aumentando receita com novos produtos e serviços, tornando uma estratégia eficiente, colocando a empresa em novos patamares e à frente de seus concorrentes.
Quais setores de mercado utilizam Big Data?
Conforme já vimos, a tendência é que se utiliza o Big Data por diversas empresas, setores e quem mais precisar analisar grande volume de dados.
Aqui citamos alguns dos setores que já enxergam vantagens e mudaram suas estratégias de dados:
Governo: lida com diversos tipos de dados de serviços, órgãos e setores. Para melhorar seus processos, as informações são cruzadas estrategicamente e transforma em resultados através de inteligência analítica.
Educação: as informações de sistemas escolares, estudante se currículos podem auxiliar os educadores a implementar melhorias no sistema de ensino, sendo beneficiado pelo Big Data.
Saúde: realizando a gestão via Big Data eficiente, dados de registro de pacientes, planos de tratamento, prescrições e demais podem ajudar operadoras de saúde a fim de melhorar seus atendimentos.
Marketing e Publicidade: um dos setores e times que mais lidam com dados e informações, grande volumes de todo tipo, gerados a todo momento de redes sociais, sites, campanhas, e todo tipo de ferramenta da área, por isso é preciso lidar com dados e cruzar informações para novas estratégias e campanhas para atingir o público-alvo.
Varejo: registro de clientes, fornecedores, faturamento, logística e demais geram dados diferentes. Com o Big Data, varejistas podem se favorecer, aumentando suas vendas, melhorando o relacionamento com clientes e planejamento estratégico diferenciado.
Segurança da informação e Big Data
Já sabemos que o volume de informações coletadas é imenso, e com isso, também cresce as tentativas de invasão ou atividades suspeitas para disseminação de vírus, com o Big Data o gestor de segurança da informação consegue identificar de onde surgiram as ameaças e pode decidir medidas de proteção, podendo responder prontamente e adequadamente, definindo critérios rigorosos na utilização e armazenamento dos dados em nuvem, automatizando recursos a fim de proteger o bando de dados.
É importante implementar boas práticas e soluções de segurança, além de um suporte capacitado. Abaixo seguem algumas carreiras em Big Data:
- Engenheiro de dados e engenheiro Big Data: responsáveis por montar a infraestrutura e garantir dados seguros;
- Arquiteto de soluções Big Data: responsável por planejar o sistema de gestão de dados, projetar, integrar, centralizar e manter o dados;
- Cientista de Machine Learning e Engenheiro de Machine Learning: responsável por estudar e projetar algoritmos complexos a serem utilizados por sistemas inteligentes, idealiza projetos para explorar e extrair padrões;
- Cientista de dados: responsável por limpar, filtrar, transformar e organizar os dados em informações úteis;
- Desenvolvedor de visualização de dados: responsável por relacionar as informações e construir gráficos a fim de orientar os gestores na tomada de decisão;
- Estatístico: responsáveis por compreender tendências, fazer previsões, identificar gaps através dos dados;
- Analista de negócios (Business Analytics): responsável por transmitir o entendimento sobre os dados coletados, descobrir tendências, criar e recriar produtos, identificar as necessidades dos clientes, seu principal papel é encontrar novos caminhos que ajudem no crescimento da empresa.
E ai, conseguiu analisar os dados sobre Big Data?