Como Implementar uma Esteira de Testes de Software Guia Completo

Como Implementar uma Esteira de Testes de Software – Guia Completo

O desenvolvimento de software tem se aperfeiçoado muito nos últimos anos, principalmente por conta das ferramentas, técnicas e frameworks de apoio que surgiram nas últimas décadas. Sendo a esteira de testes de software algo fundamental para a preservação da qualidade do desenvolvimento ágil.

Poucos empreendimentos no ramo do desenvolvimento acabaram por ser tão eficazes quanto realmente aqueles que colocam filosofias como por exemplo TDD ou o BDD como sendo um ponto central.

Testar softwares é algo mais do que importante, é na verdade crucial para se chegar a um bom produto com verdadeira eficiência no seu projeto.

Por isso, nós do Nobug resolvemos falar um pouco hoje sobre como implementar uma esteira de testes de software no seu projeto.

Vamos conferir?

O que é uma esteira de testes de software?

Então, uma esteira de testes de software nada mais é do que uma solução de desenvolvimento e entrega automatizada do software para o cliente em etapas. De certa forma este é o coração de filosofias ágeis e lean.

Aqui, ao invés de simplesmente sair criando o software e depois esperar a validação do cliente, você vai criar uma série de testes só para depois começar a mexer com o código diretamente.

O objetivo é um tanto quanto diferenciado, onde você terá uma etapa do software concluída e testada antes de entregar ao cliente. Assim, nem todas as funcionalidades descritas no product backlog do cliente serão implementadas de uma vez.

Tudo segue uma agenda definida por sprints que atuam em um MVP (Minimum Viable Product ou Mínimo Produto Viável). O programa sempre é entregue com mais e mais funcionalidades até atingir o objetivo final.

Mas durante todo o processo o cliente já passa a ser atendido pelo sistema criado, além de poder pedir alterações que não irão derrubar todo o trabalho feito.

Embora pareça ter mais etapas e mais trabalho envolvido, a grande verdade é que este modelo de desenvolvimento costuma realmente trazer mais agilidade, segurança e confiança para quem está desenvolvendo softwares de uma maneira geral.

Vantagens da implementação desta esteira

Existem ganhos importantes ao se escolher esta metodologia de desenvolvimento. Por isso, a maioria das pessoas adota um método de esteira de software porque ela permite:

  • Reduzir drasticamente os custos com retrabalho;
  • Aumenta a resiliência e confiabilidade do software;
  • Aumenta a velocidade e produtividade da equipe de uma forma geral;
  • Evita que se deixem dívidas técnicas, arrastando problemas para frente.

Em geral, o que vamos encontrar aqui é exatamente uma maneira de fugir da construção de um software legado. Aquele tipo de implementação que vai ganhando asas e se tornando um monstro que consome toda uma equipe de suporte no longo prazo.

testagem de software

Como implementar uma esteira de testes de software?

Primeiramente é importante ter em mentes que dois profissionais precisam estar dedicados em suas funções na equipe:

Como muitas pessoas realmente não conseguem absorver o conceito de DevOps da maneira correta, é comum encontrar testadores que realizem esta função. Então, o melhor a ser feito é abraçar a oportunidade e deixar isto em suas mãos.

Mas em geral, podemos dividir a esteira de testes em três etapas principais:

Análise dos Critérios do teste

Esta é a primeira etapa de cada sprint, e com certeza vai aumentar de tamanho uma vez que cada nova sprint irá requerer uma nova bateria de funcionalidades a serem desenvolvidas.

Primeiramente é necessário capturar a essência das regras de negócio, entender exatamente o que é o programa e para que ele serve. Principalmente as características que serão trabalhadas naquele momento.

Depois é necessário identificar todos os maiores cenários, aqueles que serão desenvolvidos em cada sprint e como deve ser o comportamento de uma maneira geral. Cada cenário deve ser minuciosamente detalhado para que seja possível fazer uma boa esteira de software.

Criação dos Roteiros de Teste

Neste momento os testes começam a ser realmente desenvolvidos. E em grande parte o que será realmente feito é a criação deles, levando em conta a necessidade de massa e também os critérios de aceite para que tudo seja testado da maneira correta.

Antes de entrar nesta etapa, obviamente todas as ferramentas já precisarão ser definidas, sejam aquelas utilizadas para testes, ou mesmo aquelas que utilizamos para gerenciamento do projeto em si.

Saber se você vai utilizar o TDD ou o BDD também já precisa ser definido antes deste passo, embora o BDD acabe sendo realmente a melhor opção que temos à disposição hoje.

Etapa de Execução 

Aqui começamos a realmente ver as coisas tomando forma. Primeiramente preparando o ambiente da nossa esteira de software, assim como o ambiente de desenvolvimento de uma maneira geral.

Também podemos aprender mais sobre a execução dos casos de teste, onde obviamente temos que atingir uma taxa de aprovação completa para encontrarmos um sistema 100% eficiente e resiliente.

No caso de problemas é necessário trabalhar com os passos de

  • Extração de Evidência;
  • Registro de Ocorrência;
  • Reports de Aderência.

Aqui teremos como monitorar o que está dando errado e por quê. Talvez um dos passos mais importantes para garantir um desenvolvimento ainda mais centrado na qualidade e velocidade total da entrega.

O testador então acaba entrando em cena como alguém que vai impedir que a dívida técnica seja empurrada adiante com a barriga. Ele será o guardião da qualidade do software e vai permitir que tenhamos em mãos uma série de ferramentas para a análise do erro.

Isto adianta grande parte dos problemas que o cliente irá detectar no ambiente de teste ou mesmo em produção. O que evita a necessidade de uma grande equipe de suporte. Além de levar em conta o prestígio de ter uma qualidade ímpar de desenvolvimento.

Como contratar uma consultoria de testes de software

O primeiro lugar que você precisa ir é em uma empresa que proporciona equipes de alocação de recursos de TI. Assim como ter em mãos pessoas capacitadas para uma série de ações relevantes e eficientes com experiência no mercado.

E nós do Nobug estamos aqui para te ajudar exatamente neste ponto. Basta entrar em contato que estaremos à disposição.

Até a próxima!