Introdução ao JavaScript: Números e Objetos

O JavaScript é uma das linguagens de programação mais populares e amplamente utilizadas na web. Com sua capacidade de interagir com elementos HTML e CSS, o JavaScript permite criar sites e aplicativos interativos e dinâmicos. Neste glossário, vamos explorar os conceitos básicos de números e objetos em JavaScript, fornecendo uma introdução detalhada para aqueles que estão começando a aprender essa linguagem de programação.

Números em JavaScript

Em JavaScript, os números são representados pelo tipo de dado “number”. Eles podem ser inteiros ou decimais e são usados para realizar cálculos matemáticos. O JavaScript suporta operações aritméticas básicas, como adição, subtração, multiplicação e divisão. Além disso, também é possível realizar operações mais avançadas, como exponenciação e cálculos com números negativos.

Quando se trabalha com números em JavaScript, é importante entender que a linguagem possui algumas peculiaridades. Por exemplo, o JavaScript usa o padrão IEEE 754 para representar números de ponto flutuante, o que pode levar a resultados imprecisos em certas situações. Além disso, o JavaScript também possui valores especiais para representar números infinitos e valores que não são números (NaN).

Objetos em JavaScript

Em JavaScript, os objetos são estruturas de dados que permitem armazenar e organizar informações de forma mais complexa. Eles são compostos por propriedades e métodos, que podem ser acessados e manipulados por meio de código JavaScript. Os objetos em JavaScript são extremamente versáteis e podem representar uma ampla variedade de entidades, como pessoas, carros, animais, entre outros.

Para criar um objeto em JavaScript, é necessário usar a sintaxe de objeto literal, que consiste em definir as propriedades e métodos do objeto entre chaves. Por exemplo:

“`
const pessoa = {
nome: “João”,
idade: 30,
profissao: “Engenheiro”
};
“`

Neste exemplo, criamos um objeto chamado “pessoa” com três propriedades: “nome”, “idade” e “profissao”. Cada propriedade possui um valor associado, que pode ser uma string, um número, um booleano, entre outros tipos de dados.

Acessando Propriedades e Métodos de um Objeto

Uma vez criado um objeto em JavaScript, é possível acessar suas propriedades e métodos usando a notação de ponto ou a notação de colchetes. A notação de ponto é a mais comumente utilizada e consiste em digitar o nome do objeto, seguido de um ponto e o nome da propriedade ou método que se deseja acessar. Por exemplo:

“`
console.log(pessoa.nome); // Saída: João
console.log(pessoa.idade); // Saída: 30
“`

Na primeira linha, estamos acessando a propriedade “nome” do objeto “pessoa” e imprimindo seu valor no console. Na segunda linha, estamos fazendo o mesmo com a propriedade “idade”.

Além da notação de ponto, também é possível acessar as propriedades e métodos de um objeto usando a notação de colchetes. Nesse caso, é necessário passar o nome da propriedade ou método como uma string entre os colchetes. Por exemplo:

“`
console.log(pessoa[“nome”]); // Saída: João
console.log(pessoa[“idade”]); // Saída: 30
“`

Ambas as formas de acesso são equivalentes e produzem o mesmo resultado. A escolha entre elas geralmente depende da situação e da preferência do programador.

Manipulando Propriedades de um Objeto

Em JavaScript, é possível adicionar, modificar e excluir propriedades de um objeto após sua criação. Para adicionar uma nova propriedade a um objeto, basta atribuir um valor a ela usando a notação de ponto ou a notação de colchetes. Por exemplo:

“`
pessoa.sobrenome = “Silva”;
pessoa[“idade”] = 31;
“`

Neste exemplo, adicionamos uma nova propriedade chamada “sobrenome” ao objeto “pessoa” e atribuímos o valor “Silva” a ela. Também modificamos o valor da propriedade “idade” para 31.

Para excluir uma propriedade de um objeto, é possível usar o operador “delete”. Por exemplo:

“`
delete pessoa.profissao;
“`

Neste caso, estamos excluindo a propriedade “profissao” do objeto “pessoa”. Após a exclusão, a propriedade não estará mais disponível.

Conclusão

Neste glossário, exploramos os conceitos básicos de números e objetos em JavaScript. Aprendemos como trabalhar com números, realizar operações matemáticas e lidar com peculiaridades da linguagem. Também vimos como criar, acessar e manipular propriedades e métodos de objetos em JavaScript. Com essas informações, você está pronto para dar os primeiros passos na programação em JavaScript e explorar todo o potencial dessa linguagem de programação.