IaaS, PaaS e SaaS: O que são e quais suas aplicações

IaaS, PaaS e SaaS: O que são e quais suas aplicações

IaaS, PaaS e SaaS, se você está tentando aprender ou utilizar algum serviço em nuvem, com certeza se esbarrou com este tema. O mundo da engenharia da informação é realmente recheado de tecnologias, e como elas aparecem toda hora é normal ficar perdido.

Ninguém consegue ser um especialista em tudo, entretanto vale a pena entender o básico antes de contratar um serviço. Estes três modelos citados no início são definitivamente um dos pontos mais simples da tecnologia em nuvem. Mas precisam ser bem entendidos se você quiser ter resultados de verdade.

Hoje nós da NoBug gostariamos de te explicar um pouco melhor sobre este sistema com o objetivo de te ajudar a não ficar perdido. Vamos conferir?

IaaS, PaaS e SaaS: O que são e quais suas aplicações

Cada uma dessas três siglas significa um serviço diferente para ser utilizado em aplicações de nuvem. A Cloud Computing é um serviço tão prático que se tornou essencial para a maioria das empresas de tecnologia.

Serviço porque você não está comprando um servidor ou qualquer outro tipo de peça. Quando você faz uma escolha por um host em nuvem ele estará trabalhando para manter seu produto funcionando.

Parte deste serviço é utilizar o armazenamento em nuvem, as outras duas partes principais são a criação de servidores virtuais ou a contratação de softwares.

Seja como for IaaS, PaaS e SaaS precisam ser explicados separadamente. E é sobre isto que iremos falar agora:

Significado dos serviços de nuvem

IAAS

1 – Iaas

Esta sigla vem do inglês assim como as outras. Seu significado é Infrastructure as a Service, ou então Infraestrutura como Serviço, no bom português.

O foco aqui é que você irá fornecer o programa ou aplicação para “rodar” nos servidores remotos da empresa contratada. Seu objetivo aqui será utilizar a infraestrutura da empresa, como a memória, capacidade de processamento, velocidade de conexão…

Ou seja, você utiliza o serviço em nuvem porque não há uma solução financeiramente viável para comprar um servidor e toda a estrutura necessária para rodar a demanda do seu aplicativo ou sistema.

Quais as vantagens?

Existem alguns motivos para você escolher um serviço IaaS, e todos eles estão ligados com o valor do trabalho. Pequenas empresas, até mesmo pessoas que querem criar um pequena loja virtual, e não vão hospedar ela em seus computadores pessoais.

Outro ponto é que mesmo empresas de médio porte, que podem criar uma infraestrutura básica, vão acabar encontrando problemas de escalabilidade.

A demanda que a empresa tem em uma parte do ano pode ser maior em outra. Sem contar picos de acesso que podem deixar seu site ou aplicação indisponível. O melhor mesmo é confiar em um serviço que seja mais barato e que pode disponibilizar mais banda e acessos conforme a necessidade.

PAAS

2 – PaaS

Paas, ou Platform as a Service (Plataforma como Serviço em português). O foco aqui é disponibilizar uma plataforma de recursos em seu serviço de nuvem.

Digamos que você tenha contratado um software em nuvem para gerir sua empresa. Mesmo que seja um sistema quase que desenvolvido diretamente para sua necessidade as coisas podem mudar com o tempo.

Então o PaaS funciona emprestando sua infraestrutura, assim como IaaS, mas também permite você utilizar recursos e fazer alterações mais rápidas diretamente na nuvem.

Basicamente você terá compiladores, IDEs e outros recursos que alteram seu programa diretamente na nuvem. O que facilita a administração de um time de desenvolvimento.

É essencial para empresas que possuem times de pessoas terceirizadas, freelancers e trabalhadores home office.

Vantagens

Um ponto essencial desta estrutura é que tudo ficará a cargo do serviço de nuvem, exceto a programação. Você terá todo o gerenciamento e infraestrutura rodando através do serviço.

Você pode contar até mesmo com um sistema operacional na nuvem, te permitindo simular uma máquina normal em operação remota.

Problemas possíveis

Dois pontos precisam ser destacados aqui, primeiramente a dificuldade de migrar seu sistema para outro concorrente. As linguagens de programação podem ser conflitantes e você pode encontrar resistência no contrato.

Em segundo lugar existe a possibilidade de você não ter uma estrutura de hardware adequada ou muito escalável. Por isso pesquise bem antes de contratar!

SAAS

3 – SaaS

Este é definitivamente o tipo de serviço mais comum pelo mercado entre IaaS, PaaS e SaaS. Você com muita certeza está utilizando ele sem ao menos saber.

Sua sigla significa Software as a Service, ou Software como Serviço. Então basicamente qualquer aplicação em nuvem, esteja ela em um serviço IaaS ou PaaS, estará sendo utilizada pelo usuário como um SaaS.

Claro, para ser considerado um serviço o SaaS irá se aplicar aos softwares que são pagos, mesmo que apresentem uma versão de avaliação gratuita.

É excelente para pequenas empresas e profissionais avulsos que precisam de alguma solução, mas que não compensa desenvolver a própria. Este é o caso de um CRM, onde você estará administrando clientes sem precisar criar toda uma estrutura por trás.

Considerações finais

Cada uma das 3 opções (IaaS, PaaS e SaaS) possui aplicações excelentes para o desenvolvimento de software e uso de aplicações. Entretanto sua situação precisa ser estudada antes de escolher o serviço correto.

Se você tem uma empresa que precisa criar um sistema de gestão, acredite, muitos sistemas baratos estarão disponível como SaaS. Agora, se você tem uma demanda um pouco mais pessoal e que desenvolver a sua, então o melhor é utilizar o PaaS.

Mas se você é dono de uma StartUp e quer lançar uma ferramenta nova no mercado, o ideal seria utilizar um IaaS.

Evite sempre escolher serviços muito mais caros do que o necessário. Se seu objetivo de desenvolvimento é simples e pode ser feito no seu computador, contrate um serviço IaaS. Para que gastar com uma estrutura com vários recursos que você pode fazer do seu PC?

No mais é isso, esperamos ter te ajudado. Mas se ainda ficou alguma dúvida é só entrar em contato pelos comentários ou pela página de Fale Conosco.

Lembrando que estamos aqui para entregar as melhores soluções para sua integração de sistemas.

Até a próxima!