Metaverso: o que é e para que serve

Metaverso: o que é e para que serve

Entre as várias teorias de conspiração e notícias tanto boas quanto ruins, um dos assuntos mais comentados no final de 2021 e início de 2022 foi o anúncio do Metaverso. Este conceito sem dúvida trouxe um certo alvoroço em todas as comunidades e parece ser o anúncio de algo grande.

Mas é realmente desafiador entender do que realmente se trata, e como ele pode impactar as nossas vidas. Seria uma modinha passageira? Ou então algo tão mirabolante que nunca vai sair do papel?

Bom, as dúvidas são muitas, até porque ninguém realmente trouxe informações muito sólidas sobre o que de fato vai ser este novo passo para a humanidade.

Sendo assim, separamos aqui um guia simples e interessante para que você tenha uma visão ampliada e completa do tema.

Vamos conferir?

O que é Metaverso?

O termo metaverso foi originado de um romance Cyberpunk criado por Neal Stephenson no início da década de 90. Em sua obra, o autor descreve o metaverso como uma espécie de universo paralelo que existia dentro da internet.

Então, as pessoas que estavam cansadas das suas vidas reais, acabavam utilizando o metaverso como uma espécie de refúgio.

Com o advento de tecnologias realmente interessantes de realidade virtual, aliados ao aumento da capacidade de processamento e velocidade de conexões de internet, o que era uma ideia absurda começou a se traçar como uma possibilidade real.

Então de fato, a ideia do Metaverso é criar uma realidade paralela, um mundo que seja totalmente virtual. Em geral, a ideia é aumentar a experiência da internet para algo muito mais interativo e completo.

Conceitos de realidade virtual

Embora um pouco limitados, hoje temos equipamentos que nos permitem sentir uma imersão quase real em um ambiente totalmente virtual. Há limitações claras e nem sempre é possível ter uma definição tão realista, mas em geral, você pode estar em um ambiente separado sensorialmente daquele ambiente físico em que você se encontra.

O metaverso poderá de certa forma ser acessado de videogames, computadores e até mesmo celulares e tablets. Mas o grande diferencial hoje está realmente nos equipamentos de realidade virtual.

realidade virtual

Aplicações práticas do metaverso

Para entender melhor o que é este conceito, pode ser interessante entender quais as funções e aplicações práticas que a tecnologia deste mundo paralelo nos trará.

As principais proposições hoje são:

1 – Relacionamentos

Aqueles que possuem 30 anos ou mais podem se lembrar das salas de bate papo que tínhamos na internet. Hoje a tecnologia nos permitiu aplicativos muito melhores com comunicação direta.

Entretanto, o que este novo universo propõe é a possibilidade de criar interações e até mesmo encontros de maneira virtual. Isto realmente aumenta a imersão do que antes seria simplesmente uma chamada de vídeo em grupo.

Aqui todos estarão de certa forma no mesmo local, interagindo como seus avatares e será até mesmo possível jogar juntos.

Sendo que talvez a primeira aplicação neste sentido seja exatamente as reuniões de trabalho que acontecem em espaços remotos. Garantindo que você tenha uma experiência mais imersiva no processo.

2 – Conexões com a realidade

Algo que também pode ser um conceito interessante é integrar as ações e locais do mundo real com espaços do metaverso. Este conceito já tem sido brevemente utilizado em jogos e aplicativos de realidade expandida, como por exemplo é o caso de Pokémon Go.

O que pode muito bem ser utilizado com variados propósitos, como por exemplo é o caso de um app que te recompense por certos atos, como uma espécie de gamificação da vida que se reflete no metaverso. Algo semelhante ao que encontramos com apps como o habitica

Hoje é possível pensar em aplicações até mesmo para tratar da saúde ou da carreira profissional do usuário. Como por exemplo ganhar medalhas e bonificações para ser reconhecido no seu trabalho.

3 – Espaço para comércio

Embora seja uma questão ainda muito aberta, com certeza haverá um forte comércio dentro do metaverso. Mas estamos falando de comprar, alugar e contratar serviços para dentro do próprio metaverso.

Por exemplo, será possível desenvolver itens e peças de roupas para avatares utilizando tecnologias como NFTs? Esta é uma questão que com certeza traria um universo muito interessante para o jogo.

Entretanto, também podemos especular sobre a possibilidade de aplicativos que rodem somente no metaverso, terrenos digitais, lojas e muitas outras coisas.

E claro, porque não visitar uma loja virtual com itens que você vai receber no mundo real. Ver tudo em funcionamento e verificar um catálogo para então fazer sua compra pode ser realmente uma experiência completa.

Desafios a serem superados

De uma maneira geral ainda temos muitas etapas a superar até que o metaverso seja uma realidade.

Sendo as maiores delas:

Preço de equipamentos: O valor dos equipamentos de realidade virtuais ainda não são nada acessíveis e também não possuem uma produção em escala tão grande para a demanda que irá aparecer.

Além disso, também temos a necessidade de pensar em uma série de fatores com relação à manutenção e desenvolvimento de aplicações usando realidade virtual. Embora tenhamos progredido bastante, ainda existem vários desafios a serem superados.

Velocidade de internet: Embora a internet hoje em dia esteja cada vez mais potente, fica a dúvida se ela realmente dará conta das novas demandas que irão surgir. Principalmente para regiões mais afastadas, onde você terá certa dificuldade para acessar uma banda larga.

Provavelmente as primeiras aplicações irão exigir uma grande infraestrutura e não nos espantaria ver vários pequenos metaversos rodando de maneira local em grandes corporações.

Processamento: Tudo vai demandar uma grande quantidade de processamento de dados. Principalmente quando levamos em consideração fatores como a renderização de espaços e comunicação em tempo real.

Aderência do público: O último grande desafio mesmo será a aderência do público à tecnologia. Afinal de contas, só poderemos considerar este empreendimento um sucesso se um grande número de pessoas o utilizar.

Entretanto, os sinais que encontramos hoje indicam ser uma forte probabilidade de viralização. Lembrando que quem chegar primeiro para empreender na área terá melhores condições de sucesso.

Então por hoje é isso, esperamos ter te ajudado. E recebendo mais informações traremos diretamente para você.

Até a próxima!