Método Lean

Método Lean

O mercado de projetos e TI cresce numa velocidade impressionante. Seguir uma metodologia de mercado e ter sucesso no dia a dia é um desafio constante da área de gestão.

Há diversas metodologias ágeis de mercado, sendo a mais famosa o Scrum, porém é possível adaptar não somente para desenvolvimento. Também ouvimos sobre o método Lean, que vem despontando nos últimos anos, focado em agregar valor imediato ao cliente.

Conforme for o negócio, pode-se utilizar outra metodologia e ferramentas de controle, inclusive mesclando conceitos de metodologias de mercado.

O que é metodologia ágil?

É um conjunto de práticas de mercado que tem como objetivo tornar a entrega mais rápida e com qualidade, tendo uma abordagem de negócios que alinha o desenvolvimento do projeto com as necessidades do cliente e os objetivos da empresa.

Todo projeto necessita de início e fim definidos, um escopo desenhado e um objetivo em comum.

Quais metodologias disponíveis no mercado

Os 3 principais e mais conhecidos métodos são:

  1. Scrum: mais utilizado, o projeto se divide em ciclos que duram entre uma ou quarto semanas. As funcionalidades a serem implementadas são colocadas em uma lista chamada backlog.
  2. Lean: derivada do setor automobilístico, tem por objetivo o desenvolvimento enxuto e eficiente, com aplicação mínima de recursos e diminuição de custos.
  3. Kanban: é um sistema para organização de atividades que proporciona agilidade no processo. Descreve como organizar, mas não como deve realizar a atividade.

Para cada uma, há uma certificação específica, importante para quem vai desempenhar esse papel na empresa, de escolher ou desenhar uma metodologia para seu negócio.

Metodologia Lean

Contando com etapas de entrega rápida e identificação precisa de problemas ou gargalos nos processos, o método lean conta com um fluxo de trabalho mais transparente e compreensível. Esse método é focado no valor para o cliente, uma metodologia enxuta, se baseia nos princípios da filosofia Lean Manufacturing, criada nos anos 1980 para o Sistema Toyota de Produção, e que tinha como objetivo resolver problemas eliminando desperdícios, ampliando a eficiência e reduzindo custos.

Os princípios de tal tipo de metodologia são:

  • Eliminar o desperdício: mapear o fluxo a fim de identificar onde ocorrem desperdícios e apontar as melhorias;
  • Amplificar o aprendizado: disseminação do conhecimento a toda empresa;
  • Entregar o mais rápido possível: com uma entrega no menor tempo, o cliente já vê valor;
  • Construir qualidade: enxugar os processos com qualidade na entrega;
  • Otimizar o todo: sabendo o foco do produto, mapeado fluxos e o valor do cliente, todos ganham otimização de tempo e custos mantendo a qualidade do serviço e entregas.

Considerações finais

Para ser assertivo, complementar o método Lean com uma metodologia Scrum pode tornar o processo mais eficiente e voltado ao cliente.

O objetivo principal é primeiro identificar qual o valor para o cliente. Após, sabendo dos desperdícios, realiza-se o mapeamento do fluxo de processos, define-se os ciclos ou etapas, aprova o novo fluxo, realiza a integração do time e tem-se por definida a melhor estratégia para entregas de sucesso.