O que é cloud computing?

O que é cloud computing?

A tecnologia em nuvem está muito comum e já se fixou no mercado, onde as empresas cada vez mais migram seus sistemas. Mas o que é cada uma delas?

Vamos fazer sobre cloud computing.

Cloud computing

Em tradução livre, a computação em nuvem é a tecnologia que permite acesso remoto aos softwares, como uma alternativa para acessar dados importantes de qualquer lugar.

Essa tecnologia permite mais flexibilização em relação a dados e informações, ou seja, toda a empresa pode acessar de qualquer lugar, seguindo as premissas e regras.

No caso da Cloud Computing a tecnologia utiliza a conectividade em larga escala para hospedar e disponibilizar os mais variados recursos computacionais (não somente arquivos), que inclui armazenamento, memória, processamento, informações e programas.

O foco do Cloud Computing está na virtualização de soluções tecnológicas. Possui maior armazenamento, sendo mais utilizado por empresas por conta da segurança.

Benefícios do Cloud Computing para sua empresa

  1. Maior segurança de dados: um provedor de qualidade possui criptografia de ponta e camada de proteção para os dados da empresa, com proteção dos dados pessoais;
  2. Redução de custos operacionais: com o cloud storage não será necessário manter servidores físicos e HD para armazenamento, reduzindo custos com energia elétrica, manutenção, atualização e mão de obra, um time de infraestrutura para esse fim;
  3. Escalabilidade: a produtividade da empresa não será prejudicada por falta de armazenamento, auxiliando a corporação a responder com agilidade grandes demandas, tornando o cloud Storage uma solução democrática;
  4. Mobilidade: o armazenamento em nuvem permite que os dados sejam acessados de qualquer lugar, facilitando o trabalho remoto.

A responsabilidade passa a ser do fornecedor e não mais da empresa, não haverá necessidade de uma equipe para sustentar os servidores em caso de queda de energia ou problemas na rede elétrica.

Quais os tipos de cloud computing existentes?

Já sabendo o que é e as vantagens, agora é entender os tipos para analisar qual será utilizada na sua empresa.

Nuvem pública: os provedores terceirizados disponibilizam recursos e serviços via internet. Os dados e segurança fazem parte da infraestrutura dos provedores da nuvem.

Nuvem privada: com recursos semelhantes, a diferença é que os dados e serviços serão gerenciados pela organização ou terceiros específicos para o cliente, controlando a infraestrutura.

Nuvem híbrida: combinação das duas anteriores com fornecedores iguais ou diferentes.

Quais os modelos de serviços cloud computing?

Após selecionar o tipo, será ofertado o modelo. São eles:

  • Infrastructure as a Service – IaaS: fornece a capacidade de provisionar processamento, armazenamento e conectividade, onde os clientes podem desenvolver seus próprios aplicativos.
  • Plataform as a Service – PaaS: o provedor fornece banco de dados, filas, mecanismos de fluxo de trabalho, etc, podendo o cliente usar os componentes para criação de seus próprios aplicativos.
  • Software as a Service – SaaS: em tradução livre, software como serviço, os terceiros fornecem aplicativos para uso do usuário final, onde eles serão os administrativos, podendo criar e gerenciar usuários.
  • Multicloud: múltiplos provedores de serviço em um mesmo ambiente de TI, não dependendo de um só, usando nuvens públicas ou privadas.

Hoje, os principais provedores de nuvem são: Amazon AWS, Microsoft Azure e Google Cloud Platform.