O que é Databricks e como a solução funciona?

O que é Databricks e como a solução funciona?

Uma plataforma de análise de dados com três ambientes para o desenvolvimento de aplicativos, assim é o Databricks, uma poderosa solução Big Data e processamento escalável, com inúmeros ganhos em escalabilidade e performance.

As linguagens podem qualquer uma, como R, Python, Scala e SQL, com o time de engenharia e ciência de dados atuando no mesmo ambiente.

Conheça um pouco mais!

Como funciona a solução Databricks?

Integrado a plataforma Azure, que fornece instalação fácil, fluxos de trabalhos simplificados e workspace interativo. Também é um serviço de análise rápida, fácil e colaborativa.

A engenharia e ciência de dados é uma plataforma de análise baseado no Apache Spark, integrada ao Azure.

Apache Spark

Abrange tecnologias e recursos de código aberto, e no Azure Databricks inclui os componentes abaixo:

Spark SQL e DataFrames: módulo do Spark que trabalha usando dados estruturados, com uma coleção distribuída de dados organizados em colunas nomeadas;

Streaming: processamento de dados em tempo real e análise de aplicativos interativos e analíticos;

Mlib: biblioteca Machine Learning sobre algoritmos e utilitários de aprendizado comum;

GraphX: gráficos e computação gráfica para casos de uso;

API do Spark Core: suporte para R, SQL, Python, Scala e Java.

Apache Spartk no Azure Databricks

Compilando baseado nos recursos Sparks, fornece plataforma em nuvem com gerenciamento zero, incluindo Clusters do Spark gerenciável, workspace interativo e plataforma de capacitação de aplicativos.

Clusters do Apache: totalmente gerenciados em nuvem, seguro e confiável, pode criar clusters em segundos, fazer dimensionamento do cluster e compartilhar, usar de modo programático em APIs e REST, recursos de integração de dados e acesso instantâneo a novos recursos do Apache Spark.

Databricks Runtime: criado com base no Apache Spark e desenvolvido para nuvem Azure, que abstrai a complexidade da infraestrutura e experiência especializada para instalação e configuração.

Workspace de colaboração: com processo simples de exploração de dados, criação de protótipos e execução de aplicativos controlados pelo Spark, pode determinar com usar dados facilmente, documentação do progresso em R, Python, Scala ou SQL, painéis interativos e muito mais.

Segurança do Enterprise: segurança em nível empresarial, incluindo integração, controles por função e SLAs de proteção de dados e do negócio.

Integração serviços no Azure: integrado ao armazenamento e bancos do Azure, como Synapse Analytcs, Cosmos DB, Data Lake Storage e Blobs.

Integração com Power BI: integrado com o Power BI, permite descobrir e compartilhar seus insights de impacto, podendo utilizar outras plataformas com Tableau, com cluster JDBC/ODBC.

Visualizando dados no Power BI

O Azure Databricks é uma tecnologia poderosa, que unifica processos de análise entre engenheiros de dados e cientistas de dados, e que fornece um fluxo de trabalho entendível. É importante fornecer dados em formato compreensível, para insights úteis.

Conectado a ferramentas de BI, podemos conectar os clusters e ter melhor visibilidade. Também é permitido visualizar os dados em bancos de dados.

Painel Databricks

Consolidando em painel organizado, pode mover recursos visuais para adequar-se ao painel, com controles simples e opção de escolha de layout e largura de painel, podendo ser simples ou sofisticados.

Conforme vimos, o Databricks é uma fonte de análise de dados que pode integrar com Power BI e assim, fornecer dados em painéis configuráveis.