O que é e como funciona a inclusão digital?

O que é e como funciona a inclusão digital?

A inclusão digital é a democratização do acesso à tecnologia da informação, que visa incluir todos na sociedade da informação. No entanto, a participação digital também significa simplificar as operações, maximizando o tempo e suas oportunidades. O objetivo da inclusão digital é garantir que idosos, pessoas com baixo poder aquisitivo ou pessoas com deficiência motora, visual ou auditiva não fiquem de fora do mundo digital, que oferece muitas oportunidades. De início, cabe perguntar: afinal, o que é e como funciona a inclusão digital?

O que é inclusão digital?

A inclusão digital é uma extensão do ambiente digital, que consiste em garantir a disponibilidade de tecnologia da informação e comunicação (TIC) para todos os setores da sociedade. A desigualdade social e cultural entre as pessoas causa conflitos entre elas e, com o advento da tecnologia, esse processo se ampliou principalmente no Brasil.

As turmas do topo do ranking ainda foram privilegiadas quando o assunto é tecnologia, mas não podemos ficar só com os lados ruins da história, a internet é uma forma de democratizar e ampliar o conhecimento e automaticamente buscar mais oportunidades.

Por que a inclusão digital é necessária?

Inclusão digital é ajudar todas as pessoas, PCD, negros e todos, e diversidade empresarial. Claro, este ainda é um tema muito limitado, mas deve ser lembrado e discutido por todos.

Uma pessoa engajada digitalmente tende a ganhar e melhorar sua qualidade de vida quando adquire tempo e informação por meio de tecnologias como:

Internet banking

Hoje em dia, muitas pessoas, principalmente na idade adulta, preferem fazer suas transações bancárias. pela internet por vários motivos, sendo o mais importante deles a economia de tempo do banco e a comodidade de ir ao escritório.

Compras em lojas virtuais e supermercados

Lidar com trânsito e filas em supermercados e lojas virtuais não é mais problema, pois a praticidade de fazer pedidos pela internet e aplicativos economiza muito tempo.

EAD (Educação a Distância)

No Brasil, onde a carga horária é uma das maiores do mundo, poucos conseguem conciliar universidade, trabalho, tarefas pessoais e família ao mesmo tempo. Quando o EAD chegou há alguns anos, tornou tudo isso mais fácil e fácil de resolver.

Serviços públicos

Devido à pandemia de coronavírus de 2020 (COVID-19), muitos serviços públicos avançaram alguns anos e facilitaram alguns processos. Por exemplo, desbloqueio de “MEI”, certificados, licenças, etc. agora pode ser feito digitalmente.

Como funciona a democratização digital?

Democratização digital é um termo que muitos confundem com participação digital, ou seja, não é um sinônimo, mas uma consequência. Para que isso aconteça, é necessário apoio governamental, parcerias com empresas do setor de tecnologia e parcerias com empresas de outros setores que possam influenciar e auxiliar no processo.

A inclusão digital no Brasil

A Internet, que se popularizou no Brasil por volta de 1995, prometia romper as fronteiras regionais. Hoje podemos usá-lo para muitas atividades. Nos últimos dez anos, o número de sucessos no país aumentou rapidamente. No entanto, essa não é a realidade da maioria dos brasileiros. Dados da PNPD (Pesquisa Nacional de Procedência Domiciliar) mostram que o acesso é geralmente mais inseguro nas regiões norte, nordeste e zona rural.

Desafios da inclusão digital no Brasil

Justamente pelas diversas realidades do país, os desafios são complexos. As práticas públicas para as cidades podem variar de país para país. Como o setor público lidou com essas barreiras, que são eficazes e que precisam ser melhoradas? A análise desses fatos nos dá pistas sobre políticas públicas eficazes.

Principais desafios e objetivos da inclusão digital

A inclusão digital apresenta desafios como barreiras e alguns objetivos, veja abaixo:

Conteúdos e serviços relevantes

Fornecer conteúdos e serviços digitais relevantes é um dos maiores desafios da inclusão digital.

Acessibilidade

Talvez o maior desafio da inclusão digital seja proporcionar acesso a pessoas com deficiência, como deficientes auditivos ou visuais. E o mundo está se desenvolvendo tecnologicamente nesse sentido.

Competências digitais

O problema não se resolve apenas com a oferta de oportunidades para o uso de tecnologias, mas sua realização requer a aquisição de competências digitais para tirar o máximo proveito da tecnologia.

Benefícios da Inclusão Digital

O acesso à tecnologia e serviços da Internet tem impacto direto no desenvolvimento humano. Uma sociedade onde todos são acessíveis e incluídos digitalmente seria um mundo perfeito, certo? Mas à parte, explore os benefícios da inclusão digital:

Oportunidades Educacionais

A inclusão digital e o acesso à Internet abrem muitas “portas” para as pessoas em termos de educação, hoje é possível participar de cursos a distância, cursos online e acesso a muitos. vídeos educativos gratuitos.

Fácil acesso à informação

A utilização de meios digitais como o Google, portais de notícias e Wikipédia facilita o acesso à informação e aos factos e enriquece a vida social e política do país.

Lazer e economia de tempo

Com grandes filmes, séries, músicas, vídeos e outras plataformas relacionadas ao entretenimento, fazem muito sucesso graças às mídias digitais.

Assim como a internet economiza muito tempo, pois com a ajuda dos serviços digitais podemos controlar e administrar melhor nosso tempo, por exemplo, pagar uma conta em menos de cinco minutos.

Até agora vimos que implementar a inclusão digital é mais difícil do que parece, por isso precisamos do apoio de todas as pessoas já conectadas ao digital para se desenvolver digitalmente.