O que é um EDR e como funciona?

O que é um EDR e como funciona?

A tecnologia avança e com ela, os ataques cibernéticos também. A alta demanda com complexidade e sofisticação desses ataques requerem soluções de segurança, não somente os antivírus, mas proteções avançadas no ambiente de TI.

Com isso, temos as plataformas EDR – Endpoint Detection and Response (detecção e resposta em endpoints) para clientes e negócios, para protegerem equipamentos de ameaças de hackers.

Conheça um pouco mais sobre essa tecnologia.

O que é EDR?

EDR é uma ferramenta de monitoramento de terminais e servidores para detectar vírus e outros tipos de ameaças, sendo capaz de responder esses ataques, o que se diferencia dos antivírus comuns, que somente detectam a ameaça.

O EDR age imediatamente, sendo importante em ações de hackers, falhas ou erros operacionais. Usuários finais podem conter arquivos sensíveis ou altamente críticas.

Os EDRs são considerados a nova geração de antivírus, grande avanço de segurança.

Os recursos EDR analisam os dados coletados pelos endpoints, que fazem o rastreamento constante na rede, centralizando os dados em relatórios. Cada coleta de dado é verificada para identificar qualquer evento suspeito ou falha.

Assim que a falha ou ameaça é identificada, o EDR alerta o usuário final e aciona correções para impedir maiores consequências ao sistema.

A solução possui console de gerenciamento de endpoints.

Diferença entre EDR e antivírus

A função de um antivírus é proteger o equipamento de invasores, detectando hackers que querem atacar arquivos, mantendo um banco de dados que é atualizado muitas vezes durante o dia, a fim de reconhecer ameaças. Como a evolução das ameaças são contínuas e diárias, os antivírus também precisam seguir essa velocidade e se atualizar, e é nesse momento que pode abrir portas de acesso e o computador ser atingido ou hackeado.

O EDR possui múltiplas tecnologias de segurança que protegem de ataques, que talvez nem teriam sido identificados pelo antivírus.

Ou seja, o diferencial do EDR é a efetiva ação e reação a possíveis ameaças, já aplicando medidas de segurança, neutralizando incidentes e impactos, tendo uma mais postura ativa que o antivírus, que não responde ao problema, somente aciona sobre a ocorrência.

Quais as funções do EDR?

Já conhecendo do que se trata o EDR, algumas funções são:

  • Detectar ameaças;
  • Correção de falhar assim que as detecta;
  • Monitoramento contínuo dos endpoints online ou offline;
  • Resposta em tempo real;
  • Armazenamento de informações;
  • Integração com diversas soluções de segurança;
  • Unificação dos endpoints e suas informações.

Ainda, além das citadas, cria arquivo de whitelist e blacklist, para apoio e consulta.

Nesse contexto, as soluções de EDR fornecem maior segurança em frente às complexidades atuais, deixando sua empresa melhor prevenida e segura, afinal, ciberataques são constantes e também se atualizam. Segurança dos dados é imprescindível, e precisa de tecnologia avançada na gestão e proteção da empresa, clientes e usuários.

O EDR possui vantagens expressivas:

  • Alerta e relatórios periódicos;
  • Suporte a sistemas operacionais;
  • Identificação imediata de falhas e ameaças;
  • Resposta imediata a falhas e ameaças com maior proteção;
  • Integração com soluções diversas de segurança;
  • Visualização de toda a TI via gerenciamento e painel de controle.

Agora que já entendeu, verifique como está a segurança de seus dados.