Outsourcing de TI: Vale a pena terceirizar serviços de TI?

Outsourcing de TI: Vale a pena terceirizar serviços de TI?

Outsourcing de TI é uma das tendências mais marcantes do mercado presente. Primeiramente por trazer uma solução mais confiável, e em segundo lugar por ser uma opção mais barata.

Entretanto, sempre existem desafios na hora de fazer uma boa escolha da área de TI de uma empresa, assim, o ideal é investir seu tempo de maneira inteligente e ativa. Pesquisar é o primeiro passo, e se você está aqui é porque seguiu nesta direção, então parabéns.

Mas agora, nós do NoBug, gostaríamos de falar diretamente sobre o assunto falando das principais vantagens e benefícios da modalidade.

Vamos conferir?

Outsourcing de TI: Principais vantagens

Só um último aviso antes de começar: estas são as vantagens que a maioria dos clientes levam em consideração ao contratar uma terceirização do setor de TI.

Entretanto, isto não significa que estas são as únicas existentes. Focamos no principal para que você tenha uma vislumbre e aprenda na prática porque a modalidade vale a pena.

Mas se ao final do artigo tiver alguma dúvida ou desejar alguma orientação, então entre em contato com a nossa equipe que teremos muito prazer em te ajudar.

terceirizacao-de-ti

1 – Variação e personalização das necessidades

Um dos pontos mais desafiadores de um setor de TI e com certeza a dificuldade de encontrar profissionais que sejam ambivalentes em suas tarefas. É realmente difícil fazer um processo seletivo para garantir um profissional de infraestrutura, outro para programação, outro para segurança e por aí vai…

O fato é que quando você tem um serviço terceirizado, todas estas pessoas já foram selecionadas previamente. E mesmo no caso de uma equipe mais reduzida, você já vai ter opções de profissionais que tenham habilidades variadas.

Tudo isto com um treinamento que também pode ser feito fora da empresa.

2 – Não há problemas quanto a transferência de conhecimento

Se você está no RH de uma empresa sabe que a maior dor de cabeça de uma demissão não são os custos de uma rescisão, e sim a dificuldade de transferir toda aquela experiência e conhecimento para o novo membro da equipe.

Neste caso, estamos falando de processos onde a seleção vai contar com profissionais de nível júnior, que precisarão de um longo treinamento, mas que são baratos, e profissionais de nível sênior, que não precisam de treinamento, mas são muito caros.

Ao optar pelo Outsourcing de TI você terá uma vantagem incrível para garantir resultados de verdade no curto prazo. Mas vale dizer também que eles se extendem por todo o caminho. Afinal de contas, a seleção é prévia e existem bancos de talentos prontos e que serão administrados de maneira inteligente.

3 – Menos riscos trabalhistas

Um outro problema do nosso país é a própria legislação trabalhista que é um tanto quanto desafiadora para as empresas. Seja por limitações em questão de custos, como também uma série de adaptações que exigem quase que um setor jurídico só para a área de TI.

Então, se você quer se preocupar menos com estes detalhes, o melhor será terceirizar todas estas etapas para uma empresa que já está acostumada a orientar e lidar com estas situações.

Em geral, isto reduz de maneira drástica os custos de operação e pode ser encarado de maneira bastante benéfica. Principalmente em questão de agilidade para resolução de problemas, já que a terceirizada poderá fazer todos os trâmites de maneira bastante suave.

4 – Segurança

Outro ponto interessante que deve ser ressaltado é a própria ajuda no quesito de segurança. Principalmente porque estamos lidando com profissionais que costumam ter um treinamento básico e constante sobre o tema.

Algumas empresas até mesmo fazem testes surpresas com funcionários já alocados na empresa para garantir que eles estão afiados no assunto.

E o melhor que tudo isto é feito de maneira independente dos trabalhos, mas não conflitantemente. Ou seja, a atualização dos profissionais disponíveis permite que eles estejam sempre entregando um valor maior em seus trabalhos.

empresa-especializada-em-tecnologia-da-informacao

5 – Outsourcing de TI = Velocidade

Um outro ponto muito interessante é que ao contratar profissionais de maneira avulsa, não há estímulos para que a equipe siga uma etapa coerente de passos. Aplicar metodologias ágeis é algo praticamente fora de cogitação.

Este padrão de trabalho fica totalmente à deriva da iniciativa do colaborador, pois só com uma liderança interna haverá estímulo para que se mude a situação atual.

Com uma equipe terceirizada você terá todo o suporte para a implementação deste tipo de mentalidade, sendo que muitas vezes este resultado vem através de ferramentas já prontas e pagas por custas da própria terceirizada.

É vontade deles que o trabalho seja executado de maneira enxuta e bastante eficaz. Afinal de contas, quanto menos recursos precisar dispensar, maior será a lucratividade da operação.

Claro, isto não significa um trabalho corrido, até porque uma boa empresa sabe que o retrabalho é um custo ainda maior.

Então por hoje é isso, qualquer dúvida a mais sobre o outsourcing de TI você já sabe, não é? Basta entrar em contato com a gente que te responderemos rapidinho.

Até a próxima!