Por que sistemas na nuvem são mais econômicos?

Por que sistemas na nuvem são mais econômicos?

Já passou de tendência e veio para ficar, o armazenamento em nuvem já virou realidade no mundo todo. Possui várias vantagens e é seguro, onde as empresas não precisam mais adquirir servidores físicos, se preocupar com a segurança de acesso, entre outras.

O mercado tornou-se atrativo de forma muito rápida.

São diversas modalidades que pode ser contratada, a fim de facilitar a vida dos usuários, gestores e infraestrutura de uma empresa. A empresa contrata a modalidade que lhe é mais interessante e seus serviços passam a ser monitorados pela nuvem adquirida.

Conheça algumas vantagens!

Armazenamento em nuvem e suas vantagens

As vantagens do armazenamento de sistemas em nuvem são das mais diversas, citamos algumas:

Redução de custos: um dos principais motivos e vantagens é a redução dos custos com servidor, data Center, além de não mais precisar de uma equipe de infraestrutura para cuidar de toda a TI da empresa, já que esse papel será da nuvem contratada.

Equipamentos que necessitavam de espaço, manutenção, e até mesmo hora extra para manter a equipe 24×7 disponível, ao invés de alocar os profissionais em outras áreas e dar novas oportunidades.

A configuração do servidor será conforme a demanda, ou seja, pagando somente o que será consumido, não precisará adquirir servidor robusto pensando em ampliação.

Agilidade nas mudanças tecnológicas: atualização de maquinário ou mudança de local já não será mais uma preocupação, já que um servidor em nuvem é muito mais prático. Quem realiza os procedimentos são os técnicos da nuvem, economizando tempo e evitando problemas. O prestador de serviços em nuvem é quem proverá o melhor ambiente para as necessidades dos clientes, além de ter alertas para quando ocorrer problema.

Sustentabilidade: as empresas já estão se adequando e pensando em sustentabilidade, redução de impactos ao planeta, consumo de recursos, etc. com isso, a nuvem traz benefícios como economia de energia e espaço, menos necessidade de sistemas de ar condicionado, redução da emissão de gases, entre outros. Essas necessidades serão supridas quando centralizadas em tecnologias já disponíveis e preparadas para isso no mercado.

Escalabilidade: os servidores precisam suportar a capacidade da empresa, e muitas vezes, ele torna-se obsoleto ou até mesmo atinge a carga máxima, conforme o negócio cresce. Nesse caso, a TI precisa de investimentos. Todos na empresa sofrem pois o servidor sobrecarregado ocasiona lentidão. Upgrade e downgrade em nuvem é realizada de forma facilitada, com manutenção sempre em sua capacidade ideal.

Disponibilidade: é raro ter problemas de queda de serviço ou indisponibilidade pois é utilizada solução de cloud computing, com várias proteções e boas práticas, a fim de prevenir problemas. Há realização de backups, manutenção da estrutura elétrica e demais serviços que estão capacitados.

Segurança: nos dias de hoje vemos sempre que segurança é fundamental, principalmente nos dados de empresas, que se forem acessados, podem ocasionar prejuízos inimagináveis. Todo dia diversas ameaças e pessoas mal intencionadas evoluem, onde é requerido uma equipe especializada e sempre atualizada para resolver qualquer problema. Com a utilização de cloud computing, aumenta a segurança através de firewalls e zona de segurança organizada, evitando qualquer ataque.

Recursos: quando se adquire um servidor ou data Center, equipamentos, cabos e outros materiais necessários para manter os recursos, o tempo acaba deixando-o ultrapassado pois sempre há novos recursos sendo liberados. Na nuvem, esse problema não é mais do contratante, somente do contratado.

Com todos esses itens, chegamos a conclusão de que um serviço de nuvem acaba sendo mais barato em termos de infra e recursos, alocação de espaço e profissionais, manutenção e cuidados.