Profissionais especializados

Profissionais especializados

Cada dia mais identificamos a necessidade de um profissional especializado, por ramo de atividade, negócio e área.

Um profissional especializado é aquele que une a experiência obtida no dia a dia com a vida acadêmica, tornando-se referência no assunto.

Essa soma de conhecimento pode abrir diversas oportunidades, conferindo uma carreira diferenciada.

Características do profissional especializado

Antes de mais nada, a escolha de um ensino de qualidade numa instituição reconhecida, faz todo o diferencial. O mercado oferece cursos técnicos, graduação, pós-graduação e MBA em diversas áreas, conferindo títulos diversificados.

Mas ser um profissional de referência vai além de títulos e certificações. As empresas buscam o profissional completo, que possua, além das especificações na área, bom relacionamento, organização, empatia, colaboração e versatilidade. Para ser um gestor, por exemplo, além de organização, precisa se relacionar bem com a equipe para obterem o resultado esperado.

A cada vaga divulgada, uma lista de requisitos, habilidades e certificações são exigidas, inclusive, dificultando o processo de seleção, em contrapartida, o profissional que estiver nesse nível, será destaque na seleção de emprego e poderá concorrer a cargos com um salário mais alto. O nível de busca é proporcional ao salário exigido pelo profissional. A decisão do tipo de profissional compete a quem está contratando e o cargo oferecido. É importante entender o que se quer para poder exigir, mas em muitas vagas, pode-se perceber que os requisitos exigidos não faz jus ao que se é oferecido e ainda, não encontra profissional compatível por mesclar exigências de um generalista no cargo especialista.

Profissional generalista e especialista

Segundo o dicionário, o generalista é o indivíduo cujos talentos, conhecimentos e interesses se estendem a vários campos, não se confinando em uma especialização. Já o especialista é o indivíduo que possui habilidades ou conhecimentos especiais ou excepcionais em determinada prática, atividade, ramo do saber, ocupação, profissão etc.

A tecnologia está em constante evolução, nesse cenário, um generalista possui a visão global, tendo carreira flexível, podendo inclusive, atuar na que mais se identifica, como atuação na gestão, por exemplo, interagindo em diversas áreas de negócio para obterem sucesso em conjunto. O especialista está voltado a cargos técnicos, fazendo parte de uma equipe estratégica.

Geralmente os profissionais especializados procuram manter-se em constante evolução, abertos a novas possibilidades de aprender e em constante crescimento de carreira, sempre antenados com o que o mercado oferece, agregando valor ao indivíduo e a empresa. Isso também significa uma influência positiva nos resultados. Outro ponto importante que vale destacar é manter o profissional motivado. Sua carreira deve ser reconhecida, valorizada e incentivada.

Considerações finais

Conclui-se que o profissional especializado precisa ter competências pessoais, profissionais e estudo contínuo, para que se torne referência no mercado em que atua.

Já o generalista, este poderá flutuar por diversos setores, migrar de área, atuar com diversos setores, atuar inclusive na gestão, que conversa com inúmeros setores para o propósito do projeto em que se atua.

Depende do seu tipo de negócio e o quanto se quer investir, para a escolha do tipo de profissional.