Quais são as APIs mais usadas?                                 

Quais são as APIs mais usadas?                                 

É difícil encontrar uma plataforma web ou mobile que não conte com uma API (Application Programming Interface) em seu desenvolvimento, ou mesmo um produto mais completo para os usuários. Não se esqueça que a criação de muitas soluções só é possível com a ajuda desses aplicativos.

Hoje, as APIs ajudam a facilitar a integração entre sistemas com diferentes recursos sem perder a segurança. Ao desenvolver um projeto, escolha uma solução que forneça recursos de integração de APIs que facilitem seu trabalho e se adequem às suas reais necessidades.

Veja abaixo quais são as APIs mais usadas e poderosas, para facilitar o seu trabalho!

Watson

O Watson é uma das APIs da IBM que tem crescido muito por suas diversas funções, apostando principalmente no uso de inteligência artificial. Dessa forma, a ferramenta já utiliza diversas outras APIs para auxiliar no entendimento, como imagem, som e texto.

Basta alimentar o conjunto de treinamento com o qual você está trabalhando e o Watson aprenderá a responder às perguntas conforme elas surgirem. A solução possui um guia global que permite ver o tráfego ao longo do tempo e as finalidades e dispositivos mais populares. Além disso, é muito fácil definir variáveis ​​de contexto e localizar/classificar nós em pastas de conteúdo específicas.

Dropbox

A API do Dropbox permite que os desenvolvedores trabalhem com arquivos de solução, incluindo recursos avançados como pesquisa de texto completo, miniaturas e compartilhamento. É uma boa prática permitir que seu aplicativo se integre aos serviços de armazenamento, já que muitas pessoas usam o Dropbox.

Amatino

É fácil acompanhar o fluxo de caixa até começar, certo? Para esse fim, a API Amatino com infraestrutura White label, é uma boa opção para fornecer funcionalidade financeira ao seu aplicativo. Entre todas as suas funções podemos destacar o fato de estruturar informações financeiras em outras entidades, contas e transações. Você também pode restaurar transações com as moedas incluídas ou criar as suas próprias. Possui criptografia multicamada e autenticação multifator para privacidade. As APIs permitem que você armazene e organize informações financeiras rapidamente.

Google Drive

Esta API permite que você crie aplicativos móveis, da Web e até mesmo de desktop que podem ler, gravar e sincronizar arquivos com o Google Drive. Alguns recursos são muito importantes, como baixar bibliotecas de cliente para ajudá-lo a começar e explorar aplicativos de amostra para criar novos aplicativos. A integração com o Android são diversas e o número de APIs não para de crescer para agregar funcionalidade às mais diversas ferramentas.

Hootsuite

Precisa de uma API de mídia social? O Hootsuite é uma boa escolha porque seu próprio código pode chamar muitas outras APIs ao mesmo tempo. Hoje, o marketing digital é indispensável para todas as marcas melhorarem sua imagem de marca e aumentarem as vendas. Portanto, o Hootsuite pode facilitar sua vida.

Fitbit

Esta API coleta dados de saúde de sensores como qualidade do sono, peso e outras atividades diárias que podem ser usadas em seu aplicativo. Vale a pena notar que este sensor fornece um emulador de dispositivo ou telefone para criar aplicativos e mostradores de relógio para Fitbit OS sem comprar um dispositivo. Aplicativos que podem confiar nesses dados são mais úteis para os usuários.

Yapay

Desenvolvedores com clientes de e-commerce podem contar com a Yapay para as opções de compras mais seguras e transações mais rápidas. Contar com a popular API Yapay também traz mais confiança e tranquilidade aos desenvolvedores: os recursos da ferramenta incluem módulos de código aberto, HTML e integração com sandbox para testes.

LinkedIn API

Esta API se concentra em relacionamentos e networking. Algumas das opções básicas são conectar-se ao LinkedIn, conectar-se a redes sociais sem criar uma nova conta e instalar plugins em sites. Há, por exemplo, soluções mais complexas como o Sales Navigator Display — uma ferramenta de vendas sociais que permite criar e nutrir relacionamentos com os clientes para melhorar a performance — e o LinkedIn Learning — API de aprendizado data-driven em escala mundial.

OpenWeatherMap

Estamos diante de um dos principais fornecedores de informações meteorológicas digitais, que permite encontrar informações, links e documentos úteis para começar a usar os serviços de API do tempo sem nenhum tipo de problema. Algumas das funções incluem o tempo atual para qualquer geolocalização, previsão para 5 dias, previsão meteorológica diária de 16 dias e dados meteorológicos históricos dos últimos 6 anos.

Immutable Azure Blob Storage

Você desenvolve para alguma instituição que precisa de armazenamento não apagável ​​e não modificável ​​por um intervalo específico? Essa é a sua API! Por meio de políticas configuráveis, você mantém os dados de Blobs em estado imutável — sendo que eles podem ser criados e lidos, mas não modificados ou excluídos.

GitHub API

Trata-se de uma interface fornecida pelo GitHub para quem deseja criar aplicativos direcionados ao GitHub. Por meio dessa API, você pode desenvolver um app com mais funcionalidades ou uma melhor camada de apresentação.

Kimono API

Como foco em design, a solução permite que os usuários criem uma API usando qualquer página da web, diretamente de dentro de um navegador. Vale dizer também que a Kimono é uma interface RESTful, por isso aceita solicitações HTTP simples e fornece respostas JSON relacionadas aos metadados. Um cuidado para seu próprio desenvolvimento é não abusar da solução, deixando de lado suas habilidades.

APIs de uso específico

Essas são as mais utilizadas, porém agora separamos as APIs para uso específico:

API para redes sociais

APIs para os logins são os mais procurados, visto que é sempre um momento mais delicado e que envolve cadastros de clientes, e facilitar ao máximo esse tipo de processo é fundamental para bons resultados.

Aproveitar logins com as redes sociais acaba sendo uma boa pedida e principalmente uma forma de conseguir ganhar tempo e dar maior conforto para quem precisa cadastrar informações em sites diferentes.

O uso de APIs nesse contexto de logins aproveitando as redes sociais já é bastante comum, especialmente aproveitando os logins do facebook, sendo uma rede que muitos possuem acessos.

Também temos outras APIs muito utilizadas como:

  • Google,
  • Twitter
  • Apple (obrigatório, caso você desenvolva apps para dispositivos da Apple e tenha login com outras redes).
  • GitHub
  • GitLab
  • Slack
  • Discord
  • Jira
  • Linkedin

Mapas

A utilização de APIs para mapas também tem sido muito comum, tendo em vista que muitas pessoas hoje precisam se locomover, e muitas vezes para destinos os quais nem conhece profundamente. Para isso o Google Maps acaba sendo uma excelente alternativa, e também uma das estratégias para utilizar informações que já estão prontas para serem utilizadas por outros aplicativos ou plataformas.

Como o Google Maps possui uma grande quantidade de dados, consegue ser muito útil e principalmente ser uma forma de acessar a outros tantos dados que dependem necessariamente de mapas.

Além da API do Google, também temos:

  • Bing Maps
  • Here Maps
  • Apple Maps
  • OpenStreetMaps
  • CEP
  • Um bônus para APIs voltados para mapas é dos que utilizam CEP para encontrar endereço ou que pelo menos facilitem o preenchimento de informações que vão ser utilizadas nesse contexto.
  • Acontece que em muitos momentos a utilização de CEPs em endereços eletrônicos pode ser muito cansativa, principalmente quando você precisa inserir todas as informações, uma a uma.
  • Dessa forma os campos referentes a endereço que são mais específicos serão todos preenchidos, e dessa maneira as pessoas costumam levar menos tempo e até mesmo ter esses dados prontamente inseridos.
  • Para consultar dados relacionados aos CEPs recomendo as seguintes APIs:
  • ViaCEP,
  • Buscar CEP
  • WebmaniaBR

Clima

APIs de clima também são bastante utilizados, principalmente pelo fato de que saber qual a previsão do tempo se tornou algo fundamental para trabalhos complexos e também para outros serviços.

Para quem trabalha na área agrícola, por exemplo, ter informações sobre clima ajuda a planejar toda a produção, assim como as pessoas que dependem diretamente disso para saberem como vão sair, se protegendo ou não.

Os mais comuns são:

  • OpenWeatherMap API
  • Climatempo,
  • HG Weather
  • CPTEC/INPE

Eles podem ser combinados com outros aplicativos e costumam oferecer resultados em tempo real.

Pagamentos

O uso de internet para pagamentos se tornou algo bastante comum, e essencial para ecommerces, por exemplo, e ter APIs para esse tipo de trabalho é muito importante, afinal, diz respeito ao seu funcionamento.

 A ideia desses APIs é facilitar formas de pagamento e principalmente dar segurança aos usuários que precisam de um sistema confiável e para o empreendedor digital, que precisa de agilidade no processo.

 Os ponteiros são:

  • Mercado Pago
  • PagSeguro
  • Paypal
  • Ebanx (economiza muito espaço).

 Essas APIs são mais populares em todos os tipos de plataformas e sites de compras.

Armazenamento

Armazenar informações é uma das principais preocupações dos sites atuais, que precisam gerenciar grandes quantidades de dados e todos os dados coletados. As APIs que utilizam armazenamento em nuvem são mais comuns e prescritivas, pois são mais resistentes à instabilidade ou mesmo à impossibilidade de acesso a documentos ou arquivos dentro do aplicativo.

Google Drive e Amazon S3 estão entre as plataformas mais utilizadas para esse fim, e além do alcance que essas duas plataformas possuem, são de fácil acesso e possuem grande capacidade de armazenamento para diversos documentos.

Também temos outros serviços de armazenamento como:

  • Google Cloud Storage (focado em usuários domésticos)
  • Azure Storage
  • OneDrive
  • Dropbox

Finanças

Existem dados e documentações muito específicas que um tipo de API é para esse fim, então você tem uma função específica nessa área. Usar a API dos mercados financeiros revela-se um dos melhores truques, pois é possível fornecer informações mais precisas e  mais alinhadas com as expectativas deste trabalho.

As mais usadas são:

  • Camada de Moeda
  • Taxas de Câmbio Abertas
  • Yahoo Finance

Essas APIs são geralmente as mais estáveis, as melhores para usar e servir exatamente ao seu propósito.

As informações já prontas e integráveis, o que facilita muito a vida de quem possui esses sistemas e de quem os utiliza no dia a dia. Quanto mais simples e integrada for a aplicação, melhor será a análise e avaliação por parte dos clientes.

Registros, logins, mapas e muitas outras atividades diárias, há grandes benefícios a serem obtidos com as APIs.