O RPA ou Robotic Process Automation é um software de automatização de processos que são repetitivos e operacionais, que vem para auxiliar no cotidiano das empresas, um robô que automatiza tarefas feitas por humanos, através de scripts de execução estruturados.
Aplicado em tarefas com grande volume e repetição, que possuem algo grau de assertividade e qualquer erro pode ocasionar prejuízo à sua empresa.
A adoção do software RPA aumenta a produtividade e tira a sobrecarga dos profissionais, inclusive liberando-os para atividades estratégicas, que auxiliarão a empresa.
Conheça os tipos de RPA!
Assistentes virtuais
Conheça alguns dos assistentes virtuais:
RDA (Robotic Desktop Automation)
Semelhante ao RPA, é instalado na máquina do usuário e precisa de uma ação para que seja executado. Nesse caso, é utilizada quando o usuário realiza uma ação repetitiva, e o usuário trabalhará em conjunto com o robô.
IVA (Inteligent Virtual Agent)
Através de mensagem de voz ou texto, essa tecnologia interage com usuários e sistemas, através de chatbots ou IVR (Interative Voice Response), processados na linguagem natural, para interpretar e responder de forma apropriada, por voz ou texto.
Um IVR é uma tecnologia de interação com usuários via sistema telefônico, computadorizado, sem ação humana.
Os assistentes virtuais trabalham de duas formas.
Perguntas fechadas: sistema ignora respostas não programadas, ou seja, o usuário é orientado a falar a opção desejada.
Com contexto: a ferramenta busca as respostas mais adequadas ao contexto tratado, com troca de mensagens até que se consiga a resposta correta.
IPA (Inteligente Process Automation) / RCA (Robotic Cognitive Automation)
Extensão do RPA, adquire a capacidade de aprendizagem de máquina, visão computacional e automação cognitiva. Executa tarefas padrões e repetitivas e também de modelos baseados em aprendizado de máquina, para ampliar sua habilidades, execução de julgamento e respostas. Trabalha em conjunto com o humano, que colhe as informações processadas pela máquina e a máquina melhora a interpretação.
Possui as vantagens:
Conversão de entradas: converte para padrões que sejam possíveis o processamento em e-mails e PDF’s.
Modelo treinado: aplicado em diversas tarefas, baseada no conceito de transparência de aprendizagem.
Na área industrial, temos alguns exemplos:
Robô articulado
Mais aplicados à indústrias, assemelha-se a um braço humano, conectado à base por uma junção de torção, que possibilita o robô de girar. Dentre os tipos, o robô articulado de seis graus de liberdade é o mais usado, pelo design que oferece flexibilidade se comparado com menores.
Destacamos como vantagens: alta velocidade, mais flexibilidade para aplicações que requerem menos espaço e mais fácil de alinhar a várias coordenadas (X,Y,Z).
Como desvantagens: requer um controlador de robô dedicado, a programação e cinemática são mais complicadas.
Suas aplicações: embalagem de alimentos, soldagem a arco e a ponto, manuseio de materiais, alimentação de máquinas, montagem automotiva, paletização, corte de aço, manipulação de vidro e fundição e aplicação de forjamento.
Robô cartesiano
Também chamados de retilíneos ou gantry, são retangulares, também robôs industriais, possuem movimento linear em três eixos.
Como vantagens, destaca-se: o fornecimento da previsão da posição, operação simples, fácil programar offline, personalizável, lida com cargas pesadas e possui menor custo.
As desvantagens são: requere grande área operacional e de instalação, montagem complexa e movimento limitado.
Suas aplicações são: operações de escolher e recolocar, carregar e descarregar, manuseio de materiais, montagem e submontagem, manipulação de materiais nucleares e aplicações adesivas.
Robô Cilíndrico
Este operam dentro de um envelope de trabalho de formato cilíndrico, com design compacto que permite alcance sem perda de velocidade e repetibilidade.
Como vantagens, destaca-se: operação e instalação simples, montagem mínima, pode alcançar tudo ao seu redor, requer menos espaço e pode transportar grandes cargas.
As desvantagens são: não consegue pular obstáculos, baixa precisão na direção do movimento rotativo e caído em desuso e não muito comum.
Suas aplicações são: transporte de painéis LCD, aplicações de montagem, aplicações de revestimento, fundição e aplicação de forjamento, carregamento e descarregamento de máquinas.