Redução de custos com TI: Como garantir segurança e economia

Redução de custos com TI: Como garantir segurança e economia

Quer saber como aplicar uma boa redução dos custos com TI na sua empresa? Então siga aqui estas dicas incríveis para que você consiga ter resultados ainda melhores na lucratividade e rentabilidade da sua empresa.


como-fazer-uma-reducao-de-custos-com-ti

Tudo em uma empresa envolve custos, mas infelizmente nem tudo pode ser cortado. E uma das maiores dificuldades encontradas em uma empresa acaba sendo exatamente o setor de TI, principalmente porque cortar custos nessa área pode significar altos riscos.

Mas como seria possível fazer uma maior economia neste setor sem realmente deixar sua empresa vulnerável?

Nós do Nobug estamos aqui para mais uma vez trazer algumas ideias importantes e eficazes para você realmente encontrar resultados de verdade. Por isso, confira estas dicas incríveis.

Como aplicar a redução de custos com TI

Primeiramente gostaríamos de dizer que este conteúdo tem como foco principal empresas que já trabalham com sua própria equipe de uma maneira geral. Entretanto, também serve para aquelas que terceirizam equipes de TI em várias etapas.

Dito isto, vamos às dicas:

1 – Analise os gastos

A primeira coisa a observar antes de fazer um corte de gastos é realmente entender o que está dificultando o orçamento da área da TI. Fazer cortes de maneira pouco pensada pode realmente trazer uma série de desafios perigosos e desnecessários.

Entretanto, é importante dizer que se você olhar por todo o fluxo de contas que está passando pelo setor, podem haver sim algumas coisas que devem ser levadas em consideração.

Principalmente quando você tem uma equipe grande demais e que passa por ociosidades durante o trabalho em si. Se for possível remover membros, ou realocá-los, faça. Só tenha certeza de que você não está mexendo com peças chaves do time.

Mas também é comum utilizar alguma ferramenta muito dispendiosa que pode ser facilmente substituída. Tanto por uma versão gratuita e customizável, como também é possível desenvolver uma sob medida.

Os principais exemplos que podemos tratar sobre isso são ferramentas de:

2 – Otimização de processos

Não é incomum que empresas que não sejam especializadas na área de TI acabem por entregar uma certa negligência na implementação da maioria dos processos. Principalmente no atendimento e resolução de problemas.

Assim, os funcionários passam a agir da forma que bem entendem, e muitas vezes acertam, mas várias vezes erram. Isto faz com que os processos sejam mais demorados e menos eficazes.

Sem contar que iniciantes irão demorar para pegar o jeito da coisa e muitos riscos de segurança irão aparecer.

Por isso, parar e tentar fazer com que os processos sejam otimizados é uma das saídas de ver que você pode reduzir a equipe ou mesmo utilizar outras ferramentas para resolver o problema.

Isto é principalmente verdade dentro de equipes de desenvolvimento de software que infelizmente não irão adotar metodologias ágeis ou que tenham algum processo de teste. Além disso, boas práticas também devem ser implementadas, por isso arquiteturas são desejáveis.

3 – Trabalhe com banco de horas

Um dos grandes gargalos do setor é sem dúvida a questão do pagamento de horas extras. Principalmente quando a empresa precisa se manter altamente produtiva mesmo depois do horário comercial.

Por isso, a melhor maneira de se implementar uma saída que seja segura e rentável para os envolvidos é exatamente o banco de horas. A redução dos custos com TI na sua empresa irá acontecer com o trabalhador recebendo folgas ao invés de receber a mais.

E isto não é ilegal, desde que seja estabelecido em um contrato de maneira justo e aceito por ambas as partes. Por isso, comece a trabalhar também com pontos eletrônicos ou digitais, eles serão bastante eficientes para resolver a situação.

A fidedignidade dos dados de horas serão cruciais para garantir o melhor resultado possível.

4 – Automatize processos

É extremamente normal que nós tenhamos os velhos hábitos de colocar pessoas em posições que são burocráticas e desnecessárias. Dependendo das demandas do seu setor de TI, verifique se é realmente necessário colocar uma equipe de atendimento só para ele.

Se o time é pequeno e você tem poucos funcionários, permita o acesso direto através de algum sistema. Ou mesmo faça algumas rotinas de avaliações que possam detectar alguns erros e evitar que tenha que ser feito mais um processo só para registrar o que está acontecendo.

Tudo o que é feito automático costuma não só atuar na redução de custos com TI, mas também reduz o gasto de tempo.

5 – Tente trabalhar melhor a alocação de recursos

Talvez sua empresa esteja ligeiramente desbalanceada com a atenção que ela está dando para o setor. Isto exige um número enorme de mão de obra, e não raramente traz mais dores de cabeças do que soluções.

O uso de Squads de TI é um jeito satisfatório de resolver o problema, além de garantir um atendimento de maior excelência no trabalho.

Entretanto, é necessário que você tenha pleno conhecimento de como adotar a estratégia e assim garantir o melhor custo benefício no final. Lembrando que ela é mais efetiva quando você tem um contingente grande de funcionários, empresas de pequeno porte não terão tanto aproveitamento.

como-gastar-menos-com-ti

Como gerenciar melhor a alocação de recursos de TI?

Então, esta tarefa normalmente é melhor gerenciada não por uma só pessoa, mas por uma empresa que possui experiência no mercado. Aqui na Nobug temos bastante tempo de prática e vários colaboradores para avaliar a sua situação e te ajudar na redução de custos com TI.

Podemos prestar consultoria, como também fazer toda a alocação de recursos de TI. Somos especialistas em vários tipos de desenvolvimento e integração de sistemas. Mas principalmente atuando através de sistemas em nuvem.

Desta forma, poderemos contribuir com todas as etapas que você possui na empresa de acordo com a sua necessidade. Basta entrar em contato com a nossa equipe que eles estarão dispostos a ajudar você a alcançar uma otimização financeira incrível.

Então no mais é isso, esperamos ter dado algum esclarecimento sobre o assunto, e se houver mais alguma dúvida, estamos à disposição para atender.

Até a próxima dica!