O que é DevSecOps? Funções, Benefícios e Dicas

O que é DevSecOps? Funções, Benefícios e Dicas

DevSecOps, para quem não está muito acostumado com o mundo da engenharia de software este termo pode ser confuso. Entretanto é fácil dizer que a maioria dos conceitos de programação são simples e lógicos. O único problema é a necessidade de tempo para assimilar tudo.

Uma das áreas que mais tem crescido, principalmente por conta da programação web, é a segurança de dados. Nenhuma empresa quer ser um livro aberto com todos observando tudo. Muito menos vão querer que seus bancos de dados sejam vulneráveis.

Ao mesmo tempo existe o problema real de que usuários, e não empresas também se sintam ameaçados por hackers e outras ameaças. Parece não haver uma saída fácil e segura, mas esta não é a verdade. Estratégias cada vez mais competentes têm dominado o mercado.

Uma das principais é o DevSecOps, que você vai ver um pouquinho aqui no NoBug.

O que é DevSecOps?

DevSecOps é a união de três abreviações, Development, Security e Operations (ou em português, Desenvolvimento, Segurança e Operações). Esta é uma metodologia de trabalho que ajuda a monitorar a segurança que envolve o software em todo o seu processo de criação e uso.

Seu principal traço é fazer tudo de uma maneira eficaz, mas rápida. Onde você utiliza em todas as partes do seu projeto uma espécie de automação da parte da segurança.

Vantagens do DevSecOps

Como já dito ali atrás, o principal fator diferencial desta metodologia é a possibilidade de se utilizar automação. Isto faz com que você possa desenvolver seu software de maneira rápida, mas garantindo que ele não terá falhas.

Pelo processo ser feito de maneira impessoal os resultados são muito melhores em relação às chances de má administração e erros. Embora isto seja impossível de se eliminar completamente, ainda é possível notar que a redução é real!

Os arquitetos de segurança perdem menos tempo tendo que configurar cada console utilizado de maneira manual, repetitiva e lenta. Isto reduz o prazo de desenvolvimento, mas também garante custos menores.

Infraestrutura

Implementações de uso

A tecnologia foi criada principalmente para focar em microserviços, já que um uso maior de containers pode significar mais riscos para a aplicação. A escalabilidade do sistema e a programação em nuvem permite um alcance muito maior.

Isto por si só é um risco, e precisa ser levado muito à sério. Qualquer deslize simples vai fazer com que o hacker chegue um pouco mais perto do seu produto.

Por isso algumas das atitudes mais eficazes são as seguinte:

1 – Faça um acesso mais controlado

Hackers vão atrás das suas falhas e brechas, então o primeiro passo seria disponibilizar o mínimo de acesso possível para a comunicação dos serviços. Não faça algo que sobre, mas tente acertar uma quantidade ideal que não prejudique a comunicação.

2 – Testes automatizados são essenciais

A automação foi exatamente o ponto principal que tornou o mundo dos computadores tão bem sucedido. E claro, você não vai querer simplesmente ser tentado a ignorar testes por conta de um resultado apressado, não é?

Então comece suas rotinas sempre com um teste automático configurado. Garanta que o computador faça tudo para que você não tenha como esquecer.

3 – Isole o que for possível

Quanto mais isolada for a sua estrutura, menos estragos poderão ser causados. Ainda que exista um ataque para roubar seus dados, a chance é que isto não tenha frutos para seus invasores. E se houver será bem menor e perigoso do que o normal.

Por isso isole seus containers de serviço! Se possível isole também a sua rede.

4 – Promova a integração entre os fatores humanos

Você tem pessoas trabalhando em um desenvolvimento de software, por isso é necessário fazer com que elas hajam do jeito mais eficaz possível. Promova um ambiente de contato, comunicação e cooperatividade nos que estão envolvidos no projeto.

Cada equipe precisa entender muito bem o seu papel para executar ele bem. Assim como é responsabilidade do gestor explicar exatamente o que é esperado de cada profissional.

5 – Gateways de APIs seguros

As APIs são as portas de ataques mais comuns utilizadas por hackers. Quanto mais APIs expostas você tiver, mais chances de ter prejuízos será. Então garanta que você tenha acesso a bons gateways, que sejam o mais eficazes possível.

6 – Criptografia é fundamental

Não é de hoje que a matemática da criptografia surgiu, existem milênios que esta arte é utilizada. Na programação foi possível criar níveis de codificação tão profundos que é quase matematicamente impossível um agente externo descriptografar.

Por isso garanta criptografia de ponta a ponta em todas as comunicações e trocas de dados. Sejam eles entre aplicação e usuário ou só entre serviços mesmo.

7 – Monitoramento constante

Por mais que grande parte do serviço seja criada para ser automática, sempre é bom poder contar com uma análise e intervenção humana. Então esteja constantemente utilizando alguma classe para verificar possíveis brechas e análises.

DevOps

Considerações finais

Esta é definitivamente uma das metodologias que mais trás tendências. Diferentemente do método SCRUM, você terá aqui ferramentas incríveis para conseguir resultados ainda melhores, sem perder a velocidade de trabalho.

Claro, esta é uma metodologia criada para guiar e integrar várias equipes através de um sistema de Pipeline. Ou seja, cada parte estará simultaneamente ocupada com uma tarefa específica enquanto as outras estarão fazendo seu papel.

Embora seja importante a proximidade das equipes, não necessariamente isto precisa ser feito em um ambiente físico fechado. Hoje temos ferramentas de trabalho incríveis, como o Slack e Discord.

Tudo pode ser feito em regime Home Office, o que é excelente para StartUps em geral. Por isso a tendência é que cada vez mais este seja um caminho escolhido pela maioria das empresas.

Lembre-se, se precisar de alguma ajuda no assunto de desenvolvimento em geral ou mesmo integração de sistemas, estamos aqui para te ajudar. Somos uma empresa com uma equipe de qualidade, especializada nos mais diversos assuntos de TI.

Basta entrar em contato com a gente e enviar a sua necessidade específica.

No mais é isso, esperamos que este artigo te ajude a encontrar uma saída rápida e fácil para sua situação de desenvolvimento.

Até a próxima!