Transformação digital: como fazer e como começar?

Transformação digital: como fazer e como começar?

A revolução digital nas empresas significou uma revolução na nossa forma de pensar e fazer negócios. Representa um processo de mudança onde a tecnologia é utilizada para melhorar o desempenho e os resultados.

Acompanhe nesse artigo sobre transformação digital: como fazer e como começar!

O que é transformação digital?

Trata-se de uma nova forma de utilização dos recursos técnicos em benefício das organizações. Com isso, as empresas buscam obter melhores resultados, aumentar a produtividade, agregar valor aos seus produtos ou serviços e se tornarem mais competitivas.

Essa tendência pode ser aplicada a muitas áreas, incluindo: estoque, manufatura, merchandising. O resultado desejado é alcançado usando tecnologias como big data, Internet das Coisas ou inteligência de negócios. Mas você sabe quais são as implicações da transformação digital para as empresas? Conheça mais!

Quais são as implicações da transformação digital para as empresas?

A mudança atual se reflete na gestão, cultura e estratégia das organizações. O cliente digital tem uma voz mais ativa e suas demandas devem ser ouvidas e atendidas.

Por meio da transformação digital, as empresas podem oferecer melhor sustentabilidade, colaboração e compartilhamento, como aplicativos de direção. Outro requisito importante é o imediatismo com que as organizações devem se adaptar e reagir com o menor tempo de espera possível.

Como aplicar este conceito em seu negócio?

Para entrar na transformação digital, você deve primeiro redefinir estratégias e mudar a forma como as tarefas são executadas. É um processo complexo que afeta todos os setores e seus trabalhadores.

Ao modernizar o trabalho, a equipe deve ser treinada para se adaptar às mudanças. A equipe e o modelo de gestão devem ser flexíveis, adaptáveis ​​às constantes mudanças tecnológicas.

Quais são as ferramentas mais importantes para implementar a transformação digital?

À medida que as mudanças digitais crescem na cultura da empresa, é necessário introduzir ferramentas que possam aumentar a eficiência e a estratégia dos campos. Existem várias ferramentas que ajudam uma organização a entrar no universo digital.

Métodos inovadores como scouting e design thinking podem ser mencionados entre eles. Os recursos da área administrativa, como o pipedrive, também são usados ​​para centralizar os dados.

Outra boa estratégia é investir na automação de processos. Ele atua como um facilitador de negócios e agiliza o fluxo de trabalho, mesmo na medida em que a intervenção humana não é necessária. Também ajuda a reduzir o erro humano e a perda de produtividade.

Quais são os maiores desafios?

O primeiro desafio é mudar a forma de pensar da equipe, prepará-la para o novo modelo. O próximo desafio é conseguir imaginar o futuro digital e adaptar a cultura da empresa a ele.

Você tem que construir o modelo certo e se manter atualizado, porque as mudanças acontecem constantemente.

A mudança digital nas empresas é um caminho sem volta. No curto prazo, organizações de todos os tipos e tamanhos devem se adaptar a essa realidade para se manterem relevantes e competitivas.

Qual é o objetivo da transformação digital?

O propósito da Transformação Digital é produzir soluções e espaços para as pessoas. A base para isso é obviamente sempre tecnológica e, portanto, nossa dependência de recursos digitais e eletrônicos é cada vez maior.

Afinal, quem não se sentiria incomodado sem o celular, que pode ser usado para realizar praticamente qualquer atividade? Com um smartphone e uma conexão com a internet, temos o ambiente onde a TD acontece na palma da mão.

A TD trabalha com aplicações práticas de tecnologia digital. Quando uma empresa ou mesmo um indivíduo utiliza a mídia eletrônica online para resolver um problema, está implementando a transformação digital. Por exemplo, aplicativos que monitoram a atividade física ajudam a resolver um problema que antes não podia ser resolvido: não havia ninguém para controlar a atividade.

Como implementar a transformação digital na sua empresa?

Confira as dicas abaixo para implementar a transformação digital em seu negócio.

1. Criar uma cultura organizacional

Para não iniciar uma revolução e depois abandoná-la, é necessário envolver todos os stakeholders no projeto de transformação digital. De funcionários diretamente interessados ​​a investidores. Portanto, requer sair da zona de conforto e estar aberto a mudanças.

2. Desenvolver as habilidades necessárias

Investir no treinamento dos funcionários para que dificuldades técnicas não se tornem um obstáculo ao processo. Quanto mais você os treinar para desenvolver as habilidades necessárias, melhor essa mudança funcionará. Não afaste a ideia de perdê-lo: não é um gasto extra, é um investimento.

3. Analisar e melhorar processos

Faça o mapeamento inicial dos seus processos. Verifique o que mais é realmente necessário, seja seu ciclo de produção, processo de vendas ou outra atividade.

O que pode ser adaptado para uso móvel? Você pode automatizar processos? Pense nisso.

Definido quais processos podem ser melhorados, é hora de escolher um deles e testar as possibilidades. É assim que você pode avaliar se suas ações realmente mudaram para melhor.

4. Crie um projeto digital

Escolha o objetivo final do seu projeto, crie um plano de ação e conheça os recursos tecnológicos disponíveis. Afinal, eles estão aí para facilitar.

5. Toda a empresa está envolvida nas mudanças

Partindo da ideia de que a tecnologia deve fazer parte da estratégia central da empresa, todos os colaboradores e setores devem ser envolvidos. Em outras palavras, a transformação digital não deve ser apenas delegada à equipe de TI, ela deve acontecer a partir daí. Afinal, ninguém conhece seus processos e sabe como digitalizá-los melhor.

6. Teste novas ideias

Explore novas ideias e incentive sua equipe a pensar fora da caixa. Aplicativos de brainstorming e design thinking podem ajudar muito nessa fase. Juntos, vocês devem prototipar, testar, refinar e dimensionar cada inovação identificada.

7. Elaboração de um plano de mudança

Para implementar uma mudança digital é necessário analisar o mercado. Procure entender o contexto e também como as novas tecnologias podem afetar o seu negócio. A capacidade de prever melhor para onde seu negócio pode estar indo.

8. Livre-se da velha tecnologia

Depois de criar uma inovação em seu negócio, é hora de dizer adeus à velha tecnologia. Desconecte!

Nada é permanente nos negócios: tudo muda.