Tudo o que você precisa saber para ter um bom Wi-Fi corporativo

Tudo o que você precisa saber para ter um bom Wi-Fi corporativo

A tecnologia avançou muito nos últimos anos, e isso tornou possível o acesso à internet por meio de uma rede Wi-Fi de alta potência. Nesse sentido, o uso de Wi-Fi corporativo em áreas comerciais tem ganhado cada vez mais espaço e popularidade. Para tanto, é necessário conhecer mais sobre como funciona esse tipo de rede.

A conectividade e praticidade do wi-fi é inegável. Este mecanismo tecnológico trouxe muitas vantagens em termos de comunicação, acessibilidade e troca de informações. Além disso, a rede possibilitou produtividade e melhorou o desempenho das empresas. Dessa forma, foi possível trazer agilidade às conexões, pois os usuários podem utilizar vários dispositivos conectados à mesma rede.

Muitas empresas já utilizam Wi-Fi corporativo em suas dependências, onde é considerado um aliado que facilita o trabalho indoor, outdoor ou remoto, possibilita a redução de custos e traz comodidade e praticidade para toda a equipe que trabalha no ambiente.

Entenda a importância de manter um bom wi-fi corporativo.

Custo-benefício

O investimento do WiFi corporativo tem uma boa chance de obter um retorno garantido se o objetivo principal dessa configuração for satisfazer as necessidades de negócios. Dessa forma, os dispositivos móveis são considerados ferramentas estratégicas de negócios, pois permitem que os funcionários desempenhem suas tarefas de forma adequada.

A característica mais importante é a mobilidade empresarial, onde a produtividade e os resultados positivos da empresa aumentarão. Além disso, os colaboradores ficam mais motivados e estimulados a produzir cada vez mais.

O uso de Wi-Fi por empresas oferece outro elemento econômico. É fato que a rede não depende da adaptação e correção do ambiente para funcionar. Vamos dar um exemplo para ficar mais fácil. Uma rede Wi-Fi não precisa de vários metros de cabos para se conectar à Internet. Pelo contrário, tudo acontece por meio da transmissão de sinais em sistemas sem fio.

Continuidade de processos

 O wi-fi corporativo consiste em uma rede planejada muito estável e capaz de suportar a demanda, principalmente em empresas com muitos funcionários e dispositivos de internet.

O wi-fi corporativo cumpre bem seu papel e tem a capacidade de reduzir o aparecimento de perturbações externas, o que permite a continuidade do processo. Além disso, são possíveis rastreamento de usuários, gerenciamento de largura de banda e visibilidade do tráfego, elementos que otimizam o serviço e tornam os negócios da empresa mais eficientes. Com base nisso, podemos dizer também que essa rede é mais ousada e tem recursos suficientes para atender usuários bem conectados e dar suporte às operações comerciais.

Melhor controle de acesso

O Wi-Fi Corporativo permite a comunicação com outros tipos de sistemas que controlam o acesso do usuário. Essa integração traz mais segurança para as operações de negócios com mais eficiência. Tal medida é utilizada para impedir o acesso não autorizado de terceiros, bloquear o acesso a determinadas páginas e monitorar solicitações suspeitas do ambiente externo.

Porém, é preciso ficar atento às novas possibilidades trazidas pelo Wi-Fi para as empresas, como a segurança de rede. Por isso, é importante que a equipe de suporte responsável pelo projeto e organização desse sistema esteja atenta a possíveis brechas que possam abrir caminho para pessoas de fora acessarem a rede wi-fi da empresa.

Para evitar tais situações, é possível configurar a rede para que apenas funcionários com dispositivos selecionados possam se conectar a ela, tornando o acesso mais seguro através da segmentação de rede (VLAN).

Oportunidade de Expansão

Um negócio bem estruturado tem boas oportunidades de crescer em um mercado que pode exigir maior capacidade de rede para atender às demandas contínuas do negócio. No entanto, a menos que seja wi-fi corporativo de alto desempenho, a equipe de suporte precisará adicionar mais cabos e possivelmente mais pontos de acesso. Em outras palavras, a infraestrutura externa deve ser ampliada para que a rede possa suportar as necessidades de conectividade dos usuários.

Infelizmente, esse processo é caro e pouco prático, pois requer uma grande estrutura externa e ocupa muito espaço físico. Nessa situação, a chave para esse problema é a implantação da rede sem fio corporativa.

Assim, com apenas uma estação base, é possível oferecer serviços Wi-Fi para um grande número de usuários de forma prática e flexível, e o melhor de tudo, sem os custos adicionais de uma infraestrutura cabeada. Mas para implementar este sistema, é necessário preparar um plano preliminar.

Manter a rede da empresa segura é um desafio constante para a equipe técnica de TI da empresa, e existem alguns cuidados básicos e avançados que podem ser tomados com o objetivo principal de prevenir intrusões maliciosas de terceiros em crimes cibernéticos e outras ameaças que cercam o sistema Wi-Fi.

Com essas informações em mãos, você entenderá a seguir como é importante investir na segurança do wi-fi corporativo:

  • funcionários têm mais confiança na rede e produção suficiente;
  • tem menor risco de roubo e danos ao sistema;
  • acesso à rede de dispositivos desconhecidos e não autorizados está bloqueado;
  • a empresa ganha mais confiança no mercado e sua reputação melhora.

A escolha do ponto de acesso

Como escolher o ponto de acesso ideal para a empresa? Esta é uma decisão muito importante e que na maioria dos casos, os problemas de conexão estão relacionados a este dispositivo.

Hoje, a maioria das empresas depende de redes para realizar suas tarefas, como se comunicar com parceiros de negócios, conectar-se com o público, aceitar ordens de compra, gerar leads e conversões, etc.

Um ponto de acesso empresarial é diferente dos roteadores para uso doméstico, tem distribuição de sinal mais eficiente e alto poder de processamento graças ao desempenho aprimorado da CPU e da memória. Eles também oferecem mais recursos para explorar, especialmente aqueles relacionados à segurança de rede.

Mas como escolher um ponto de acesso com perfil ideal para uma empresa? Considere tais características:

  • funcionários;
  • tipos de conteúdo disponíveis online;
  • nível de criticidade da informação;
  • estrutura de equipamentos de escritório;
  • taxa de transmissão para uma transferência de dados mais eficiente.

Instalar a rede wi-fi corporativa é um grande passo, para que a empresa possa exercer plenamente suas atividades e assim se desenvolver ainda mais. Faça um planejamento adequado, veja a estrutura tecnológica, valide políticas internas e padrões e adeque sua empresa!