Como terceirizar o desenvolvimento de apps

Como terceirizar o desenvolvimento de apps

Quer saber como terceirizar o desenvolvimento de apps para a sua empresa? Então confira aqui uma lista de fatores importantes para se levar em consideração antes de tomar qualquer medida.

Confira uma maneira eficiente e poderosa de garantir os melhores resultados dentro desta série de ações para garantir um bom prospecto geral do assunto.


Desenvolver um App pode com certeza ser um marco de transformação dentro da sua empresa. Principalmente quando estamos falando de automação de tarefas ou mesmo uma facilidade extra para conseguir extrair tudo o que for necessário para o bom andamento dos projetos.

Sendo assim, trouxemos hoje este pequeno guia para que você tenha algumas orientações importantes para garantir uma boa escolha. O objetivo é que você consiga realizar a tarefa de maneira tranquila e confiante para fazer uma boa escolha.

Vamos conferir?

Por que terceirizar o desenvolvimento de Apps?

Primeiramente, pode ser importante entender exatamente os motivos que fazem uma equipe contratar uma terceirizada para desenvolver o seu app ao invés de contratar diretamente todo um novo lote de colaboradores.

Desta forma você evita cometer os mesmos erros que está buscando evitar e ainda consegue garantir uma maior eficiência no processo.

Sendo assim, as principais vantagens são:

Experiência: Embora seja possível contratar profissionais de nível sênior, este tipo de tarefa é um tanto quanto demorada e complicada por conta da falta de mão de obra qualificada no mercado. Mas ter uma equipe inteira de profissionais acostumados com a tarefa de criação de apps realmente só é possível neste tipo de empresa.

Custo: Não parece, mas na maioria das vezes o barato sai caro, então, ao contratar diretamente uma equipe de desenvolvimento em regime CLT você começa a ter muitas despesas que se acumulam com o tempo de desenvolvimento. Além disso, é realmente desafiador lidar com toda as pressões de RH. 

Em geral, uma equipe terceirizada terá sua própria administração preparada e muitas vezes cobrará um valor fixo por todo o desenvolvimento. E claro, você não precisará ficar pagando todo tipo de despesa por erro dos envolvidos.

Velocidade: Uma equipe de desenvolvimento terceirizada possui um modelo de trabalho único, criado através dos anos de experiência. Sendo assim, é comum que eles consigam ter uma maior agilidade no desenvolvimento. Até porque contam com ferramentas especializadas.

desenvolvimento de aplicativos moveis

Como terceirizar o desenvolvimento de Apps?

Então, agora que você sabe que realmente vale a pena terceirizar a tarefa e porquê, é importante entender como garantir todos estes benefícios no momento da contratação. O que nem sempre é algo tão fácil, mas que algumas ações ajudam a evitar problemas.

Separamos aqui 5 passos importantes, mas com certeza você terá outros pontos à disposição. Basta trabalhar de maneira focada e perceber que é possível ter o melhor de dois mundos caso você faça a pesquisa correta.

1 – Trabalhos realizados

Primeiramente é necessário que você avalie todo o portfólio da empresa. Veja tudo o que ela já desenvolveu e para quem desenvolveu. Embora seja interessante notar empresas de grandes nomes, é desnecessário ficar procurando só estes casos.

Veja o que colocaram no ar, verifique se existe um projeto que é semelhante à sua necessidade atual. Isto normalmente é um dos pontos mais cruciais de quem realmente ter grandes nomes na lista.

E claro, se você tem o nome da empresa e ela não tiver um porte muito grande, que tal procurar o contato de alguém responsável e perguntar como foi a experiência?

Muitas pessoas estarão felizes em dar feedbacks honestos.

2 – Preço

Um ponto que realmente não pode ficar fora da curva é o preço final do projeto. Não tem como fazer caridade, mas realmente existem empresas que jogam valores absurdos somente para pegar projetos que lhe interessam, ou porque acham que são mais do realmente merecem.

Então, veja a média do mercado, levante vários valores, até de quem realmente não parece fazer o seu estilo. Coloque na mesa e analise tudo o que foi prometido, principalmente o prazo.

Valores muito baixos podem indicar uma atitude desesperada de mendicância. Enquanto isso, não é raro encontrar pessoas que cobram valores exorbitantes só porque sua empresa está em alta ou porque chutam qualquer coisa para ver se cola.

Não pague pelo nome da empresa a não ser que realmente valha a pena.

3 – Atualização e Manutenção

Outro ponto interessante a se levar em consideração são as possibilidades de manutenção e atualização do software. Não acredite em empresas que abandonam o projeto do dia para a noite, pois alguns problemas podem aparecer um certo tempo depois.

Além disso, é importante notar que muitos vão realmente criar uma impressão falsa de manutenção com alguma garantia de x dias. Mas a verdade é que se não há um contrato de manutenção, atualização e suporte bem feito, ninguém vai querer trabalhar de graça.

E ter um serviço mal feito e largado pode ser inevitável.

4 – Segurança da Informação

Procure equipes que entendam de segurança da informação. Sem dúvida nenhuma, se você quer aprender sobre como terceirizar o desenvolvimento de apps, vai precisar se preocupar com este ponto.

Hoje em dia, principalmente com a chegada da LGPD, as multas com vazamentos de dados podem ser pesadas. E claro, ninguém quer ter sua infraestrutura prejudicada com um ransomware ou algo do tipo.

Veja se todos possuem a capacidade para verificar falhas, se eles entendem de pentest e outros procedimentos de segurança.

5 – Equipe Disponível

Muitas vezes a equipe responsável pelo desenvolvimento pode ter só um membro. Entretanto, é importante entender de maneira bastante razoável quem é este membro. Quem realmente faz parte deste processo e quais as especificações de cada um.

Não se preocupe em encontrar uma equipe toda composta de seniors. Afinal de contas, vários processos de desenvolvimento não vão interessar este tipo de profissional e são facilmente desenvolvidos pelos júniors.

Considerações finais

Como você pode ver, saber como terceirizar o desenvolvimento de apps é uma ciência nada exata. Você precisa cavar uma boa empresa e encontrar uma série de oportunidades ao longo da sua carreira.

Assim, será possível realmente encontrar grandes desafios pela frente até garantir que você tenha uma boa equipe. Entretanto, nós do Nobug temos aqui tudo o que você precisa para atingir o sucesso com uma equipe perfeita.

Basta entrar em contato agora para entendermos mais do seu projeto.

Até a próxima!

1 Comment

[…] empresa, melhorando a performance de todo o grupo. Isso pode ser feito em todas as áreas como no desenvolvimentos de apps, veja dicas diretas para este […]

Comments are closed.