Quais são os benefícios de se utilizar RPA?

Quais são os benefícios de se utilizar RPA?

Muito se fala da necessidade de adaptar as empresas pela transformação digital, que é um dos passos para a automatização de processos. Sistemas de gestão e outros são necessários para tal, e também podem contar com o RPA como um avanço para a modernização do negócio.

O Robotic Process Automation – RPA é uma aplicação robô que foi criada para executar atividades, completamente ou parcialmente, com o uso de tecnologias, ou seja, é um conceito novo e desconhecido.

Como um mecanismo simples e funcional, é a resposta tecnológica quanto a agilidade e eficiência operacional das empresas para que posicionar à frente da concorrência.

Entenda mais sobre o tema!

O que o RPA?

Como uma aplicação tecnológica, o RPA automatiza processos corporativos, utilizando ferramentas capazes de realizar essas tarefas, podendo processar transações, manipular dados, comunicar-se com sistemas ou enviar mensagens, respostas e e-mails. Atividades operacionais e transacionais que demandaria uma equipe para realizar, com o RPA pode fazer e liberar a equipe para realizar outras funções tão importantes e estratégicas, enquanto algumas como dados financeiros e administração de folhas de pagamento são automatizadas.

Mas o RPA é considerado uma Inteligência Artificial? Na teoria são semelhantes, porém na prática são diferentes, já que um software RPA automatiza tarefas repetitivas, operacionais, e que sempre são realizadas, inalteráveis, sem necessitar interpretações.

Ainda que existam soluções integradas a um RPA e seu sistema de Inteligência Artificial, a automatização de tarefas operacionais é alimentada por um ecossistema inteligente, como o Intelligent Automation, que combinam tecnologias e ferramentas digitais de automatização de processos.

O RPA é uma solução independente de sistemas como CRM, ERP e gestão financeira, sendo uma aplicação ampla.

Mas por que o RPA é tão importante e diferente de outros processos de automação? O diferencial do software é sua autonomia.

Uma automação tradicional necessita de intervenção humana, é menos flexível. Em contrapartida, o RPA é mais adaptável, por ter autonomia e não necessitar totalmente da intervenção humana, podendo executar tarefas que podem ter decisões não programadas. No caso da automação convencional, a intervenção humana na tomada de decisões interrompe o fluxo de trabalho.

Qual o objetivo de um software de RPA?

Seu principal objetivo é agilizar e automatizar tarefas repetitivas e operacionais, que sem o RPA requer muito tempo de pessoas para sua realização.

O RPA imita, a grosso modo, o que um colaborador faria na sua execução de tarefas e rotinas diárias, buscando diminuir a carga manual em diversos setores, administrativos ou operacionais, deixando sua equipe com mais autonomia, focando em questões estratégicas, a fim de impulsionar os objetivos e sucesso da empresa.

Como funciona o RPA?

Agora que já sabemos do que se trata um RPA, precisamos entender como é o seu funcionamento.

Funcionando com comandos por códigos e algoritmos, executam funções e tarefas programadas, comandos na superfície de usuário final, com uma interface com precisão, sem taxas de erros e 100% automatizado.

A entrada dos dados é realizada pelo próprio robô com implementação imediata, novamente sem a intervenção humana, executando mais otimizada e independentemente possível, não sendo uma aplicação intrusiva.

Quais setores podem utilizar RPA?

Muito utilizado com o CRM, os processos de comunicação e integração de dados, que possui tarefas repetitivas e em massa. Uma empresa jovem de mercado precisa apostar na gestão de relacionamento com os clientes.

Várias demandas, principalmente administrativas, podem ser realizadas via RPA, tais como:

  • Enviar notificações;
  • Enviar cobrança aos clientes;
  • Processar de pedidos;
  • Gerar relatórios;
  • Monitorar tarefas;
  • Realizar cálculos financeiros complexos;
  • Fazer o gerenciamento do banco de currículos;
  • Atualizar perfis de clientes e colaboradores;
  • Registrar, modificar, validar e analisar informações;
  • Exclusão de contas fraudulentas de sistemas e plataformas.

O RPA possui o benefício de oferecer uma tecnologia que pode ser aplicada em diversas tarefas e pode ser adotada por qualquer empresa, pequeno, médio ou grande porte.

Vantagens da tecnologia RPA

Conheça agora algumas das vantagens de implementar o RPA na rotina de sua empresa:

Otimização da produtividade

Aumentar a produtividade é uma busca constante, sem deixar o profissional esgotado, automatizar tarefas repetitivas, que tomam muitas horas da equipe assertivamente e automatizada, sem que necessite de intervenção manual e sem sobrecarregar o robô. Tarefas como preenchimento de planilhas, questões operacionais, tirando a sobrecarga dos funcionários.

Precisão

As atividades realizadas pelo RPA são de precisão e constância, melhorando a qualidade das entregas, em pouco tempo já refletindo na produtividade e satisfação dos clientes, inclusive melhorando sua experiência.

Redução de custos

Com os benefícios acima citados, haverá redução de custos, já que não haverá necessidade de contratar mais pessoas para compor sua equipe, pois o RPA impacta diretamente na receita, como uma resposta tecnologia às demandas corporativas por menores custos operacionais.

Redução de erros

Já que o processo está automatizado, não tendo interferência humana, os erros também não acontecerão, já que a execução é programada e definida em fontes seguras.

Integração com outros sistemas

Não há a necessidade de conexão a código de outras plataformas, pois o RPA automatiza suas execuções fora de sistemas e aplicativos.

Qual o passo a passo para implementação de um RPA?

Sendo uma tecnologia versátil, pode se encaixar em diversos processos e setores, alguns passos são indicados para sua implementação:

Mapeamento das necessidades

Para a implementação de qualquer sistema, é de extrema importância que haja um forte mapeamento dos processos e necessidades, para que se possa automatizar com precisão e saber a importância de diversos processos. Focar nas tarefas que são realizadas por funcionários e que possuem baixo valor agregado, porém ocorrem em grande quantidade.

Avaliação de fornecedores de software

Estabelecer os requisitos mínimos para escolher um fornecedor ideal, pode-se solicitar demonstrações do produto, para que se analise como se encaixa na rotina da empresa.

Implementar um piloto

O processo de implantação de uma nova ferramenta é sempre complexo, envolve treinamento de colaboradores, integração de sistemas legados e na adoção da melhor ferramenta. Também há necessidade de preparar a equipe de TI, documentar as atividades e preparar o piloto da operação, que será o importante para implementar o processo completo, detectar problemas ou processos que faltaram ser mapeados, para melhoria da aplicação.

Gestão do ciclo de vida

A gestão do ciclo de vida é importante para o mapeamento do sucesso e oportunidades de melhoria, já que todo sistema possui um fluxo contínuo e é possível sempre melhorar, a fim de controlar a gestão de mudança positivamente.