API Manager: Descubra tudo sobre a funcionalidade central do WSO2

API Manager: Descubra tudo sobre a funcionalidade central do WSO2

Para quem já é desenvolvedor, web ou não, com certeza pensou sobre a necessidade da criação de um sistema de distribuição de APIs. Já tentaram criar algumas alternativas no mercado, mas quando a tecnologia não era fraca, acabava sendo de código fechado. Algo como o API Manager chegou para mudar o jogo.

Primeiramente porque se trata de uma solução completa e eficaz feita totalmente com tecnologia de código aberto. Assim você pode confiar de que seu projeto estará seguro e privado. Entretanto não podemos esquecer de que um dos grandes pontos desta tecnologia é que ela faz parte de um conjunto maior de funcionalidades do WSO2. Você então estará levando um pacote completo.

Logo, nada mais racional do que darmos aquela pincelada geral sobre o assunto, não concorda? Gostaria de aprender um pouquinho mais? Então continue lendo este artigo e tenha um panorama completo e tranquilo para realizar seus projetos.

O que é API Manager?

Antes de mais nada o API Manager faz parte do projeto Open Source do WSO2, que por sua vez acaba sendo código aberto também. Ou seja, você poderá verificar o código todo e fazer suas alterações. Entretanto voltando ao assunto de objetivo, este software tem como objetivo gerenciar um ecossistemas de API.

Ele poderia ser um paralelo interessante do PIP para aqueles que já programaram em Python. A diferença é que você estaria instalando APIs no lugar de módulos, e a tecnologia base normalmente seria o Java. Embora não seja obrigatório, é desejável ter conhecimento de Java para utilizar o WSO2.

Este programa consegue transformar microserviços em seu estado brutos em APIs completas, utilizado os operadores Kubernetes. Além de várias outras aplicações satisfatórias.

Basicamente você pode recorrer a APIs criadas por vários outros programadores ou mesmo criar as suas e disponibilizar. É como se fosse um marketplace de soluções web.

Vantagens do API Manager

Existem vários pontos positivos e benefícios que você pode retirar do uso do API Manager. Entre eles:

  • Permite decisões guiadas por dados, pois entrega todas as análises de uso de maneira fácil.
  • Menos riscos de complexidade, pois todos os códigos disponibilizados são revisados pela comunidade e possuem uma excelente documentação.
  • Segurança da sua aplicação, o acesso fragmentando te permite ter uma proteção a nível de API.
  • Aumenta a eficiência do time, por terem soluções de acesso rápido e distribuição, facilitam que a empresa trabalhe de maneira interna utilizando o software.
  • Facilidade de uso, para quem é marinheiro de primeira viagem, pode utilizar a ferramenta em suas IDEs favoritas.

Utilidades do Manager

São várias as funções e utilidades da ferramenta, entretanto vale a pena dar um destaque nas mais importantes. Então gostaria de começar pelas facilidades de desenvolvimento e distribuição de APIs. Sendo que há suporte para estilos de serviço REST, SOAP, JSON, e XML.

Também é possível criar Mock API utilizando JavaScript. Você pode publicar suas APIs como um protótipo e liberar download antecipado. Assim é possível receber um feedback mais rápido de outros programadores. Você pode utilizar a ferramenta para publicar outras APIs e gerenciar seu uso.

Claro, se seus projetos não tiverem um objetivo de distribuição pública, então é possível deixar ele visível só para os parceiros e invisível para o resto dos programadores. Você consegue também gerenciar todo o ciclo de vida das APIs, desde o seu nascimento até sua aposentadoria. Sem contar é claro na função de versionamento, que é uma das mais procuradas.

A segurança também é garantida, por isso suas APIs podem receber tokens de acesso para IPs selecionados. Tudo faz com que só as pessoas certas tenham acesso ao conteúdo que você deseja.

Road Map

Como o trabalho todo possui só 5 anos de estrada, ainda existe muito caminho para prosseguir. Sendo assim gostaríamos de compartilhar dados do Road Map oficial do WSO2 para este objetivo.

Nos alvos de curto prazo focando diretamente no API Manager é possível notar o desejo de se criar Marketplaces de APIs Federadas. Também estão procurando criar integrações com ferramentas de observabilidade, com por exemplo o Prometheus. Além disso se procura criar uma integração com Istio v2.0 e suporte para apps federados.

Já para a função de Microgateway os planos de curto prazo também são interessantes. Como por exemplo a criação de um toolkit próprio como sendo um serviço. Criação de Microgateways de tempo de execução mutáveis. Ativação sem servidor de micro gateways com KNative. Além de suporte para servidores virtuais.

Planos para longo prazo

Os objetivos à longo prazo são ainda mais interessantes para quem deseja ter bons resultados. Neste caso recomendamos olhar os pontos mais relevantes, que são por exemplo faturamento integrado. Suporte a plano de controle com APIs xDS e para gateways API sem servidor, gateways de API para comunicações de microsserviços (se baseadas em eventos).

Tudo, é claro, não possui um prazo ainda certo para ser lançado. Como estamos falando de um trabalho de código aberto as coisas vão depender da comunidade. Então fique sempre ligado para não perder as atualizações.

Considerações finais sobre o API Manager

Esta é sem dúvida uma funcionalidade forte e com capacidade para alterar todo o potencial de seu desenvolvimento. Se você cria aplicações web ou empresariais, você precisa começar a utilizar este tipo de solução. A economia de tempo e toda a organização de um ecossistemas de APIs e microsserviços impede seu projeto de ficar empacado em problemas simples.

Definitivamente este é um pacote de soluções preciso e definitivo. Como o projeto se atualiza rapidamente ainda teremos muitas novidades pela frente. Criar integrações de sistemas é realmente uma paixão para nós, e é por isso que utilizamos o WSO2 para muitos dos nossos projetos.

Entretanto você pode hoje contar com esta incrível ferramenta também. Basta gastar um tempinho para aprender.

No mais é isso, esperamos ter tirado todas as suas dúvidas e prometemos trazer mais conteúdos envolvendo o WSO2 e funcionalidades como API Manager. Mas se você ainda tem alguma dúvida, então envie para nós nos comentários ou na página de contatos.

Desejamos muito sucesso para você e sua equipe!