Como prever a perda de dados e informações?
Temos diferentes tipos de processos que afetam a infraestrutura de TI de uma empresa, considerando nuvem. Normalmente eles estão relacionados a falhas em equipamentos, roubos digitais, crimes virtuais, impactos ambientais, falhas humanas, dentre outras.
Para evita problemas com a guarda de dados em servidores virtuais, é essencial que a empresa tenha um plano de contingência em ambiente de nuvem. Dessa forma, é possível identificar as ameaças e desenvolver um plano de ação para mitigar e reduzir os danos, garantindo confiabilidade.
O plano de contingência em nuvem
Cada empresa tem suas próprias necessidades, por isso o ideal é que o plano de contingência em nuvem considere seu segmento, suas atividades e seu uso de tecnologia. Ele também deve ter como base a segurança da informação, a rapidez de ações e a capacidade de retomar a normalidade com o mínimo de prejuízo.
Um incidente pode causar indisponibilidade total dos serviços de uma organização — provocando o descrédito em toda a cadeia de negócios. Assim, a estratégia deve ser bem elaborada e eficiente, com o intuito de preparar a companhia para resolver qualquer contratempo.
A ideia é garantir que o empreendimento não sofra um impacto muito forte. Portanto, além de certificar a disponibilidade de informações e aplicações essenciais na operação, o plano de contingência deve assegurar a comunicação adequada entre a companhia e o provedor do serviço de computação em nuvem.
Desenvolvendo o plano de contingência
Identificar riscos
Todas as adversidades devem ser levantadas. Isso deve ser feito por uma equipe multidisciplinar treinada que conheça a gestão de riscos.
Avaliar impactos
As ameaças devem ser analisadas para que seja possível mensurar as consequências em curto, médio e longo prazo.
Definir prioridades
É essencial entender o que deve ser priorizado para manter a operação o mais praticável possível.
As estratégias
As estratégias são essenciais para garantir o controle dos desastres. Assim, elas devem ser bem detalhadas e facilmente aplicáveis. É a qualidade que faz a empresa se recuperar mais rapidamente e evitar prejuízos, solucionando as consequências negativas do risco.
Criar um plano
Tudo o que for estabelecido deve ser transformado em um documento detalhado, de forma clara, sobre a definição dos problemas e suas soluções imediatas. As informações devem ser precisas e em forma de passo a passo.
Testar e homologar o plano de contingência
A sua estratégia deve ser testada antes de possíveis eventos críticos, pois não é possível saber se, de fato, funciona em uma situação real.
A melhor forma de ter um bom plano de contingência em nuvem é contar com uma empresa especializada para conduzir o processo. Assim, ela vai monitorar os dados com cuidado, de modo a obter ganhos de produtividade enquanto diminui os custos da organização, mantém os dados seguros e garante a continuidade do negócio.