Conheças os tipos de Pentest

Conheças os tipos de Pentest

Sua empresa ou você já sofreu um ataque cibernético? Esse crime popular pode causar prejuízos enormes, por isso, a importância de proteger o seu negócio.

A implementação de política de segurança, firewall, antivírus e conscientização de quem usa nem sempre são suficientes. Como prevenção, algumas medidas precisam ser tomadas, e ai a dúvida dos analistas e gestores de TI é identificar as fragilidades e vulnerabilidades que possam abrir brechas para invasão.

O Pentest é uma ferramenta que pode auxiliar para o alcance do objetivo, cuidar da segurança e prevenir diversos problemas que poderão ocorrer caso tenha algum ataque de vírus, invasão de servidor ou ransomwere. Não somente a perda dos dados corporativos, como também problemas com a lei geral de proteção de dados pessoais, podendo acarretar multas e punições.

Conheça mais sobre o tema e proteja a sua empresa!

O que é o Pentest?

Abreviação de Penetration Test, também conhecido como teste de intrusão, o Pentest faz a detecção minuciosa com técnicas utilizadas por hackers éticos, que são especialistas de segurança da informação, que são contratados pelas corporações para os tais testes, com segurança, sem prejudicar a empresa.

O teste de intrusão possibilita encontrar vulnerabilidades em sistemas, servidores ou estrutura de rede, usando ferramentas específicas para realizar o processo e mostrar as informações ou dados corporativos roubados. Assim, os analistas poderão conhecer a fundo as fraquezas de onde é necessário atuar e melhorar.

O teste de intrusão é um conjunto de ações realizadas para identificar as vulnerabilidades na segurança, encontrar as falhas existentes, explorar as falhas e entregar o relatório com o que foi identificado, propondo medidas que podem sanar os problemas.

Um Pentest avalia diversos elementos, tais como a infraestrutura de rede interna e externa, serviços e aplicações web e aplicativos móveis.

Como é feito um Pentest?

O teste de intrusão simula tentativas de acesso a rede corporativa por pessoas não autorizadas, tanto acessos indesejados interno (funcionários e colaboradores), quanto externo (ciberataques). É indicado realizar o teste a cada três meses, manter os relatórios arquivados para possíveis análises e também para atualizar os mapeamentos que são realizados.

O Pentest possui as seguintes etapas:

Primeira etapa: pré-acordo de interação

Nessa primeira etapa serão simulados ataques que combinem o que deve ser testado, quais meios de teste e sua finalidade.

Segunda etapa: fase de reconhecimento

A equipe de testadores fará o levantamento de todas as informações possíveis que deverá ser analisada.

Terceira etapa: varredura

Nessa etapa, os testadores fazem a varredura da rede completa, desde IPs, servidores, sistemas operacionais, portas, e demais informações.

Quarta etapa: obtenção de acesso e exploração

Com as informações obtidas pela varredura, o Pentester explora os itens de forma individual, para identificar vulnerabilidades.

Quinta etapa: obtenção de evidências e relatório

Por fim, identificadas as vulnerabilidades e possíveis ameaças, as evidências são arquivadas pelo time testador e elaborado relatório completo de fragilidades e prejuízos, caso haja uma invasão.

Tipos de teste de intrusão

São 3 os tipos de Pentest, realizados para identificar vulnerabilidades e problemas:

White Box: também conhecido como Caixa Branca, é um Pentest completo, realizado um falso ataque com todas as informações sobre a rede, tais como topografia, IPs, senhas, níveis de usuários e logins. A simulação possui características de um ataque interno. É capaz de encontrar qualquer vulnerabilidade do sistema, porém nem sempre é a melhor opção, pois a invasão não é compatível com a maioria dos ataques reais. O teste direcionará seu ataque certeiro.

Black Box: também conhecido como Caixa Preta, o teste de intrusão é realizado por um falso ataque e não possui nenhuma informação sobre o sistema que será testado, como um teste às cegas. O teste é mais similar às invasões externas, sem grande mapeamento de informações, como um cibercriminoso faria.

Grey Box: mistura dos dois tipos, o falso ataque terá algumas informações da empresa, com quantidade de dados disponibilizados.

Quais os tipos de teste realizados pelo Pentest?

Já de conhecimento sobre os testes de intrusão, conheça agora os tipos de testes realizados pelo Pentest que são analisados e disponíveis:

  • Teste em serviços de rede: realizadas as análises na infraestrutura, procurando fragilidades solidificadas, avaliando a configuração de firewall, teste de filtragem, etc.
  • Testes em aplicação web: análise extremamente detalhada, identifica vulnerabilidades mais fácil, pois se baseia em aplicações web.
  • Teste de Client Side: explorando softwares, programas de criação de conteúdo e Web Browsers de computadores dos usuários.
  • Teste em rede sem fio: examinando todas as redes sem fio que são utilizadas na corporação, são realizados testes de protocolo de rede sem fio, pontos de acesso e credenciais administrativas.
  • Teste de engenharia social: informações e dados confidenciais que são passíveis de roubo por manipulação psicológica, tentando induzir colaborador a repassar itens sigilosos.

Quais são os benefícios do teste de intrusão?

A prática do Pentest apresenta vários benefícios, mas ainda assim é um teste não bem-visto, pois é utilizada formas de invasão, pois  são os principais:

  1. Auxiliar as empresas no teste de capacidade em cibersegurança;
  2. Antes de um cibercriminoso faça, são descobertas as fragilidades na segurança dos sistemas;
  3. Permite às empresas a adotar novas posturas de segurança da informação e justificar investimentos na área;
  4. Zela pela reputação da empresa, já que o teste de intrusão mostra comprometimento e continuidade do negócio.

O Pentest varia de cliente para cliente, conforme sua necessidade, e o Pentester indicará o melhor caminho. O Pentest pode ser realizado em aplicações, servidores, infraestrutura e engenharia social, com as modalidades acima citadas.

O mais importante é que sua empresa esteja segura de ataques oriundos de diversos lados, não somente externamente.

Criar as políticas de segurança, fazer treinamentos com os colaboradores, conscientizar todos da importância e cuidados que devem ser tomados auxiliará no resultado procurado. Não adianta somente fazer o Pentest e não aplicar as melhorias e indicações dos resultados obtidos.

Cada empresa possui sua especificação e necessidade, e todos devem estar cientes e apoiar par que dados não sejam roubados, servidores perdidos e aplicações com vírus.

Com tudo isso em mente, faça o melhor pela sua empresa.