DevOps: mudança de cultura e de entrega de valor

DevOps: mudança de cultura e de entrega de valor

Empresas de diversos setores, principalmente do setor digital, unem suas equipes de desenvolvimento e operações, ou seja, áreas de responsabilidade organizadas e cooperação entre essas áreas. O objetivo é criar uma cultura baseada na melhoria contínua. Uma tarefa desafiadora, mas que oferece muitos benefícios se bem executada. Isso é DevOps, um conceito poderoso no mundo digital que tem ajudado empresas e profissionais de TI a atingirem seus objetivos.

Entenda mais sobre DevOps: mudança de cultura e de entrega de valor!

O que é o DevOps?

O conceito DevOps inclui culturas, ferramentas e processos ágeis. Essa combinação aumenta a produtividade e a capacidade da empresa de fornecer software e aplicativos. Tudo isso melhora seus produtos mais rapidamente do que as empresas tradicionais de desenvolvimento de software e infraestrutura.

A proposta DevOps possibilita maior transparência e eficiência, garantindo não só a redução de gargalos e quebras de comunicação, mas também competitividade no mercado. Em geral, o modelo DevOps possui quatro pilares principais:

  • Comunicação;
  • Cooperação;
  • Automação;
  • Visão geral.

Por um lado, os desenvolvedores são pagos para fornecer software com recursos de valor agregado, por outro lado, a equipe de usuários é paga para manter a estabilidade do ambiente. Para que ambos os setores alcancem seus objetivos, deve haver uma boa comunicação entre as partes.

Por isso se fala tanto da importância da integração entre essas equipes. Erros podem levar a erros, atrasos, esgotamento da equipe, necessidade de refazer tarefas e, no pior dos casos, um produto final de baixa qualidade.

Em alguns casos, as equipes de QA e segurança também são integradas às equipes de desenvolvimento e  operações, o que melhora o ciclo de vida do aplicativo. Chamamos esse modelo de DevSecOps.

Vantagens de adotar a cultura DevOps

A cultura DevOps inclui diferentes tarefas e métodos para atingir seus objetivos, seguindo as necessidades de cada projeto. Desde a sua introdução, muitas empresas que começaram a implementar o conceito DevOps em suas operações de marketing experimentaram diversos benefícios em seus processos e ambiente organizacional.

Aqui estão cinco benefícios que esta cultura trará para o seu negócio:

1. Melhor produtividade

DevOps promove uma mentalidade experimental. Assim, temos um aumento gradativo da produtividade de TI à medida que a empresa amadurece para implementar essa prática, o que reduz erros e oferece soluções para problemas futuros.

2. Mais flexibilidade

O tempo é um fator importante para qualquer negócio, então você não pode desperdiçá-lo. As práticas de DevOps tornam os fluxos de trabalho mais flexíveis, encantam os clientes e geram mais desempenho financeiro.

3. Mais automação

Grande parte dos entraves para as empresas está relacionada à falta de testes e análises automatizadas que visam otimizar o tempo. Os processos de entrega tradicionais e burocráticos simplesmente incentivam a repetição de falhas, sem falar na sustentabilidade da organização em um mercado competitivo.

A implementação do conceito DevOps ajuda a automatizar todo o ciclo do projeto, desde o planejamento até a entrega, para que novas funcionalidades do sistema estejam disponíveis 24 horas por dia, sempre com orientação e monitoramento.

4. A implementação pode ser incremental

A implementação das práticas de DevOps não deve e não será feita da noite para o dia. Começar a integrar as equipes de desenvolvimento e operações leva tempo e muito esforço de todas as partes. Portanto, a vantagem é que esse conceito pode ser implementado de forma incremental, permitindo que todos se adaptem de acordo, sem falar na obtenção de resultados mensuráveis ​​em menos tempo do que o normal.

5. Colaboração Estimulada/Melhor Colaboração

Com DevOps, as equipes têm melhor acesso às informações e a integração planejada de desenvolvimento e operações cria uma nova cultura organizacional. Por meio de uma aliança de equipe, uma empresa pode incentivar valores como propriedade e responsabilidade, além de incentivar soluções mais inteligentes e reduzir ineficiências. Tudo isso com ênfase na transparência e comentários sobre a realidade da empresa.

Como o DevOps tem afetado as empresas?

Muitas empresas têm atuado no mercado com base nas práticas de DevOps, principalmente  gigantes da tecnologia. Não é difícil perceber que Amazon, Netflix e Facebook estão nesse grupo, mas também outras empresas como Target, Walmart e Etsy.

Amazon (AWS)

O início da mudança ocorreu em 2010, quando os servidores físicos da empresa migraram para a nuvem da Amazon Web Services (AWS). A transição resultou em uma economia significativa de recursos e uma redução significativa na capacidade durante um período de investimento. A Amazon também iniciou um processo de implantação contínua gerenciado por um sistema Apollo interno. Isso deu aos desenvolvedores a liberdade de implantar o código a qualquer momento e em qualquer servidor de que precisassem.

A implementação de práticas de DevOps aumentou a frequência de implantação. Mas toda empresa de sucesso sabe que o gerenciamento de risco e qualidade é tão importante quanto a velocidade de entrega. No caso da Amazon, a implantação de um novo balanceador de carga garantiu que apenas uma em 100.000 implantações causassem interrupções no site da Amazon.

Netflix

A empresa referência de streaming Netflix tem uma prática de cultura DevOps muito forte, pois estar entre os líderes em sua área exige agilidade, flexibilidade e atenção à qualidade. Portanto, seus desenvolvedores projetam, implantam e operam seus próprios servidores e são responsáveis ​​por resolver problemas sobre seus setores. Em situações problemáticas, são realizadas reuniões para descobrir as causas e discutir possíveis abordagens não apenas para resolver o problema, mas também para evitar problemas semelhantes no futuro.

Target

A empresa é uma das maiores importadoras dos Estados Unidos com quase duas mil lojas e uma presença online significativa, que ao longo de sua história apresentou uma série de desafios técnicos e oportunidades de inovação. É por isso que a implementação das práticas de DevOps foi tão importante.

Um dos objetivos originais da Target era quebrar os silos entre os departamentos por meio da integração mais estreita fornecida pelo DevOps para que os silos pudessem se comunicar melhor uns com os outros.

A nova abordagem organizacional focada em uma coordenação mais próxima entre os engenheiros e a equipe de implementação do produto e uma maneira mais flexível de desenvolver e testar aplicativos.

Antes de adotar uma cultura DevOps, a organização de TI da Target era mais complicada e complexa. Naquela época, a empresa também terceirizava o trabalho de design, o que gerava soluções de menor qualidade. O antigo modelo de entrega era sobre o gerenciamento de contratados, em vez de construir soluções de tecnologia reais.

Uma das mudanças que a Target adotou com o DevOps foi criar um ambiente interno para seus funcionários que melhor se adequasse ao modelo DevOps. Nesse ambiente, instrutores e especialistas do setor ajudam os funcionários a aprender práticas ágeis e de engenharia em um ambiente colaborativo próximo.

Removendo obstáculos com DevOps

A prática de DevOps é muito sobre automação e velocidade. É um repensar da estrutura da equipe para eliminar gargalos e promover a melhoria contínua. Inicialmente, isso pode parecer muito difícil para qualquer empresa, pois a transição requer uma mudança de cultura e mentalidade. No entanto, os ganhos de eficiência com a remoção das barreiras entre as duas equipes apertadas (desenvolvedores e operadores) beneficiam tanto a organização quanto seus funcionários.