Entendendo as diferenças entre SOC e NOC

Entendendo as diferenças entre SOC e NOC

Grandes empresas têm dois grupos separados totalmente focados na proteção de ativos críticos de TI:

  • NOC (Network Operations Center)
  • SOC (Security Operations Center)

Organizações menores podem não ter recursos para adquirir um NOC e SOC ao mesmo tempo. Para decidir melhor qual o caminho certo para o seu negócio, você precisa entender a diferença entre SOC e NOC.

O que é NOC?

NOC (Network Operations Center), também conhecido como Centro de Operações de Rede, é um serviço interno ou externo que funciona de forma proativa e proativa com o objetivo de manter o ambiente de TI o mais estável possível.

Na prática, este setor é responsável por identificar, investigar, priorizar, escalar e resolver problemas que afetam o desempenho ou a disponibilidade da rede. Toda essa análise é feita usando um software especial.

Portanto, os analistas que compõem o NOC cuidam dos aplicativos que utilizam e mantêm sua total funcionalidade e disponibilidade.

Como funciona o NOC O serviço?

O NOC vai além do simples monitoramento, pois é responsável por executar scripts para estabilizar incidentes imediatamente, gerar informações para equipes de infraestrutura, gerar relatórios de capacidade e recursos disponíveis para você. Também executa funções voltadas para a garantia da segurança dos dados, como operações de backup de rotina, atualização de licenças e implantação de software de segurança. O escopo do serviço

O NOC também inclui a análise de dados para antecipar necessidades de investimento ou identificar lacunas de capacidade de recursos na infraestrutura atual. Ao agir proativamente, o gestor de TI melhora a maturidade de TI da empresa, reduz o tempo de indisponibilidade de serviços críticos e aumenta a satisfação do usuário.

O que é SOC?

SOC (Security Operations Center) significa que o Security Operations Center é uma estrutura responsável por prevenir, detectar, gerenciar e responder a acidentes, bem como avaliar vulnerabilidades e riscos. Além disso, monitora as medidas e soluções de segurança da informação utilizadas por toda a empresa.

Abaixo, listamos mais informações sobre as definições do SOC e como ele funciona nos negócios:

  • Prevenção de Ataques: Ajuda a prevenir ataques atualizando software, hardware e outras tecnologias relacionadas à segurança, como software antivírus, scanners de malware instalados e avaliações de vulnerabilidade;
  • Detecção de riscos e ameaças: Quando os recursos estão devidamente alinhados, a empresa se beneficia da detecção eficaz de ameaças como tentativas de penetração na rede, sistemas e bancos de dados da empresa;
  • Resposta Rápida a Acidentes: Uma organização aumenta sua responsabilidade e age de forma rápida e eficaz para reparar falhas, prevenir um ataque e mitigar seus efeitos. A operação da Estrutura

O que o SOC faz?

O SOC monitora todas as medidas de segurança da informação utilizadas na empresa, como firewalls, IPs, antivírus, UTMs e prevenção DDoS. Ele também pode fornecer eventos de comunicação cruzada, fornecendo uma solução chamada SIEM (Security Information and Event Management) que detecta tentativas de intrusão quase que imediatamente.

Um SOC eficaz envolve a definição de funções e processos que ajudam os grupos de operadores a trabalhar com eficiência. Eles recebem alertas enviados automaticamente e podem tomar ações oportunas para prevenir ou mitigar ataques. Se eles não conseguirem parar o ataque, equipes de suporte de segundo e terceiro níveis podem ser chamadas.

Além disso, após os ataques, os profissionais devem utilizar registros e logs para realizar uma análise que facilite a identificação de vulnerabilidades utilizadas por cibercriminosos e danos causados, como roubo de dados e alterações estruturais em códigos-fonte do sistema.

Principais diferenças entre NOC e SOC

O SOC (Security Operations Center) concentra-se principalmente na segurança de dados e informações. Ele deve identificar ameaças de segurança ao ambiente de TI da sua organização. A função do SOC é monitorar e analisar a infraestrutura de TI e, quando uma anomalia é detectada, o SOC deve escalar rapidamente, determinar a natureza da ameaça e resolvê-la.

Já o NOC (Network Operations Center) tem como foco o monitoramento da rede da sua empresa. A equipe garante que o ambiente de rede atenda aos requisitos de desempenho e disponibilidade. Se a rede estiver funcionando de forma ineficiente, é tarefa do NOC descobrir o porquê.

Na prática, o papel do NOC é considerado operacional, enquanto o SOC tem um impacto estratégico no negócio. Assim, a operação e gestão de ambos os grupos são diferentes.

O NOC e o SOC são importantes?

O NOC geralmente é terceirizado e, desde que funcione bem, você nem notará que está lá. Nos bastidores, no entanto, o NOC trabalha para evitar interrupções prolongadas que podem facilitar a infecção de malware em sua empresa e monitora constantemente a funcionalidade da rede, evitando que os usuários experimentem coisas como conexões de internet lentas. No caso de um incidente mais grave, o NOC também pode ser acionado para questões complexas, como recuperação de desastres e recuperação de backup.

Em comparação, o SOC geralmente é mais visível na organização. Sua missão é prevenir e responder a incidentes de segurança cibernética. Como o SOC é um campo altamente especializado, o SOC deve se concentrar inteiramente no monitoramento e no desenvolvimento de estratégias de segurança.

Qual a melhor opção para o meu negócio?

Se sua empresa não requer processamento de dados de alta velocidade e disponibilidade de rede 24 horas por dia, 7 dias por semana, um SOC pode ser a solução ideal. Dependendo do seu negócio, você pode tolerar um curto tempo de inatividade ou velocidades de internet mais lentas.

Se a equipe de TI da sua empresa estiver sobrecarregada, um SOC pode ser sua melhor solução. Porque libera sua própria equipe de TI para outras atividades além da segurança da informação.

Ambos são serviços complementares para saúde e operação da sua empresa. O papel de ambos é importantíssimo em uma organização que preza pelos serviços e integridade dos seus dados.