Enterprise Integrator: Conheça a principal funcionalidade do WSO

Enterprise Integrator: Conheça a principal funcionalidade do WSO

Já não é de hoje que o WSO2 está fazendo sua marca revoluciando a qualidade do seu ecossistemas de APIs. Entretanto julgamos justos passar um “pente fino” e lidar com aspectos fundamentais da ferramenta de modo mais profundo. Sendo assim hoje gostaríamos de dar um foco especial no Enterprise Integrator.

Sem dúvida nenhuma este é uma das funcionalidades mais úteis que você encontrará por aí. Mas você tem ideia de tudo o que ela pode proporcionar para você? Consegue entender toda a extensão de ser benefícios e sub funcionalidades? Confira com a gente agora.

O que é o Enterprise Integrator?

EI, ou Enterprise Integrator, é uma das quatro principais funções do WSO2. Este é praticamente um programa à parte que funciona dentro do WSO2. Então consequentemente ele também é feito com tecnologia Open Source, e pode ser adaptado segundo suas necessidades pessoais.

O sistema oferece ferramentas de interface gráfica e de linha de comando, tempos de execução e várias outras implementações. Você pode se aproveitar de praticamente qualquer tecnologia de banco de dados para organizar o sistema. E sem precisar diretamente de uma intervenção direta no código.

Também é possível trabalhar com arquivos XML sem a necessidade de programar qualquer tipo de código Java, facilitando assim a produtividade de implementação e uso do sistema.

A estabilidade, escalabilidade, performance e disponibilidade são praticamente incomparáveis. Isto porque todo o sistema é otimizado para você ter respostas da plataforma o mais rápido possível. Se algo demorar demais, então a culpa é do servidor que você está utilizando.

Por último vale ressaltar que este é um sistema preocupado em entregar métricas e dados sobre o desempenho e funcionalidade do sistema. Assim você poderá de forma fácil avaliar se tudo está funcionando de maneira correta no dia a dia.

Utilize tudo o que precisa para melhorar seu sistema e obter melhores resultados em pouco tempo. Se destaque da concorrência.

Principais mudanças da versão do E.I entre 6.5 e 7

Embora o WSO2 possua apenas 5 anos de existência é notável que ele está em constante atualização e adaptação. E claro, você sempre estará enxergando vantagens excelentes para aplicar isto em seu benefício. O salto mais recente em atualizações foi da versão 6.5 para a 7.

Neste último avanço foram possíveis contemplar 5 grandes variações:

Ballerina Integrator: Novíssimo framework de integração nativo, recém saído do forno. Muito mais fácil de aprender e roda em nuvem. Tem o objetivo de fazer integrações de programação orientada por código.

Reformulação do Micro Integrator: O motor central de integração foi completamente rearquitetado. A ideia agora é utilizar a abordagem ESB nativo em nuvem. A integração é orientada à configuração em microsserviços. Tudo em um modelo bastante intuitivo “drag and drop”.

Suporte ao Kubernetes: Foi criado um modelo de suporte nativo ao Kubernetes. Isto te libera a opção de deploy em nuvem com qualquer instância do E.I.

Facilidade maior em análises: O monitoramento das APIs e sistemas ficou facilitado, pois todos os mecanismos destas opções foram reformulados.

Streaming Integrator melhorado: A resposta para fluxos de eventos foi melhorada, tornando sistemas orientados a eventos ainda mais eficazes no longo prazo.

Vantagens de utilizar Enterprise Integrator com API Cloud

Primeiramente é preciso entender que existem motivos reais de utilizar o Enterprise Integrator para rodar em nuvem. Entretanto gostaria de listar algumas das principais que eu encontrei.

  1. Implantar e executar aplicações e serviços, mas que foram desenvolvidas em seu ambiente
  2. Selecionar tempo de execução pré-configurado para seu aplicativo ou serviço
  3. Conectar a serviços de nuvem externos, como por exemplo o Twitter e Gmail, tudo através dos conectores WSO2
  4. Integrar protocolos, serviços, sistemas legados e sistemas em nuvem heterogêneos
  5. Conectar diretamente com sistemas e bancos de dados locais usando uma VPN entre seu data center e a nuvem de integração
  6. Conectar utilizando apps mobile, mídias sociais e vários repositórios de dados
  7. Escalar sua integração alterando o número de contêineres
  8. Aproveitar bancos de dados integrados
  9. Exponha suas integrações instantaneamente como APIs (usando WSO2 API Cloud)

RoadMap das versões futuras

Um projeto bastante robusto como este ainda possui muita coisa para enfrentar, e sem dúvida tem muito terreno para crescer. Entretanto vale a pena dar uma olhadinha para tentar ver o que está chegando em breve.

Para um futuro próximo é desejado que existam mudanças no padrão gráfico e na integração dirigida por configuração:

  • Plugin VS Code para integração orientada por configuração
  • Micro Integrator – especializado em implantações em contêineres
  • Melhora no suporte nativo do Kubernetes
  • Integração CI e CD nativa
  • Ferramentas de integração de dados do WSO2 Integration Studio (integração orientada por configuração)

Já na área de integração de fluxo de dados, o objetivo é melhorar a meditação de integração em um fluxo de eventos, conectando diferentes fontes e destinos de streaming. E para avanços na área de microsserviços, nuvem nativa e monolítico, há a tendência de suporte nativo para a arquitetura de sua escolha.

No médio prazo existem planos para conectividade, com suporte para integração de EDI. Melhorias na qualidade de observação dos dados e métricas do WSO2 EI runtimes. Integração nativa com NATS, Kafka, e ActiveMQ. E outros pontos muito relevantes.

Então os planos para um futuro mais distante consistem basicamente em:

  • Suporte para integradores Ad Hoc, low code, integração gráfica via WSO2 Integration Cloud
  • Plataforma de integração híbrida abrangente
    • Integração na nuvem
    • Plano de controle para integrações
    • Plataformas de integrações nativas Kubernetes
    • Integração híbrida gráfica ou baseada em configuração na nuvem (local ou híbrida)

Ou seja, dá para ver que a tecnologia pretende ir bastante longe. E sabe-se o que mais será possível depois que estes passos forem implementados

Considerações finais

Dá para ver que o Enterprise Integrator realmente é um dos itens mais essenciais do WSO2. Entretanto você vai precisar gastar um tempinho para poder assimilar todas as possibilidades. Então nos acompanhe de perto, estamos aqui para dar outras análises e dicas importantes.

Mas e aí, ficou ainda alguma dúvida? Então entre em contato com a gente através dos comentários logo após o post ou pela nossa página de contato.

Lembrando que soluções de integração de sistemas é com a gente!