FinOps e a gestão financeira de cloud

FinOps e a gestão financeira de cloud

Com a transição para a nuvem, as empresas que desejam mais flexibilidade para gerenciar suas operações e dados estão recorrendo cada vez mais a provedores de serviços em nuvem, como AWS, Google Cloud, Azure, etc. Ao mesmo tempo, cresce também a necessidade de pensar na eficiência econômica da nuvem.

Quando se fala em gestão de nuvem é a busca constante para otimizar os investimentos das empresas que utilizam esse tipo de tecnologia. E se você faz parte do mundo B2B, das empresas que se relacionam com outras empresas, provavelmente já ouviu falar no termo FinOps.

O termo tem tudo a ver com gerenciamento de nuvem. Entenda o que é FinOps e a gestão financeira de cloud com o artigo abaixo!

FinOps: O que é?

FinOps é uma frase ampla que combina dois conceitos: finanças e operações. FinOps refere-se à gestão financeira do consumo na nuvem, e pode ser o caminho para sonhar em otimizar a sua gestão. E usar bem um sistema de nuvem (ou a nuvem) significa usá-lo da melhor forma.

É prática comum no mercado centralizar a gestão dos custos da nuvem em uma região, e muitas vezes temos cálculos para fazer previsibilidade mensal e trimestral e otimizar esses custos. Essas informações de custo serão fornecidas às instituições financeiras enquanto elas tentam se manter no controle dos custos da nuvem nos próximos meses.

No entanto, essa forma de gerenciamento pode atrapalhar a otimização da nuvem e são necessárias medidas mais estratégicas. Veja como é a gestão dos negócios modernos abaixo.

Gestão de negócios modernos

Falando em gestão de negócios modernos, não podemos deixar de pensar em FinOps ou outras práticas para otimizar custos e uso da nuvem, e uma ótima notícia no meio disso tudo: assim como práticas e movimentos culturais como o DevOps, a gestão de custos da nuvem está passando por uma mudança cultural com novas práticas.

Em outras palavras, as práticas de FinOps visam fazer com que as equipes de engenharia, TI, finanças e negócios/produtos colaborem e compartilhem a responsabilidade por soluções em nuvem, como velocidade, custo e qualidade.

Essa equipe multidisciplinar combina tecnologia, negócios, estratégia e finanças com as melhores práticas para otimizar custos, taxas e descontos para provedores de serviços em nuvem. É como reunir pessoas de diferentes profissões para resolver um quebra-cabeça juntos!

FinOps é muito mais do que economizar dinheiro!

A reavaliação dos custos da nuvem não se limita ao objetivo de economizar dinheiro. Essa estratégia se concentra na meta de monetização, pois investir na nuvem pode gerar mais receita, impulsionar o crescimento da base de clientes, acelerar operações e lançamentos de  produtos e até mesmo ajudar no fechamento de data centers.

E também, o FinOps trata da remoção de silos e barreiras, capacitando as equipes de engenharia para fornecer com mais eficiência recursos, aplicativos e migrações melhores; também traz uma conversa intersetorial sobre onde e quando investir e explica a todos por que estão tomando essas decisões.

À medida que as empresas passam dos custos fixos do data center na nuvem para um modelo de custo variável baseado no consumo, elas devem encontrar um equilíbrio entre o controle operacional e financeiro e se adaptar a um modelo que depende de alta velocidade de decisão.

Ou seja, o FinOps é o caminho certo para conseguir isso, sendo uma forma de garantir que não haja ineficiências na nuvem que atrapalhem os negócios e surpreendam a fatura mensal. Veja os princípios do FinOps!

Princípios do FinOps

Seis princípios de FinOps que não devem ser negligenciados, são eles:

As equipes devem trabalhar juntas

Para que haja FinOps, as equipes devem trabalhar juntas. As equipes de finanças e tecnologia colaboram quase em tempo real para melhorar continuamente a eficiência e a inovação porque a nuvem opera com base no recurso por segundo.

Todo mundo usa a nuvem, então a tomada de decisão deve ser descentralizada

O uso e a otimização dos recursos da nuvem devem estar disponíveis para todos. A responsabilidade pelo uso e custos é limitada. As equipes de produto podem gerenciar o uso da nuvem dentro de seu próprio orçamento. As equipes de tecnologia devem começar a avaliar os custos como uma nova medida da eficácia da equipe.

O FinOps é feito por uma equipe centralizada

Quem controla a otimização dos preços e descontos do prestador de serviço deve ser definido. Essa equipe também deve gerenciar centralmente descontos usados, instâncias reservadas e descontos por volume ou personalizados por meio de provedores de nuvem.

Requer transparência e uso de dados em tempo real

Os relatórios FinOps devem estar acessíveis e atualizados. As informações sobre custos devem ser processadas assim que estiverem disponíveis. A visibilidade melhora o uso da nuvem. Use reações rápidas, pois elas promovem uma operação mais eficiente. O uso da nuvem deve ser garantido com visibilidade uniforme em todos os níveis da organização. Crie, monitore e melhore previsões financeiras em tempo real.

A nuvem traz pra sua empresa mais no valor comercial, e ainda, a nuvem pode ser um poderoso mecanismo de inovação para o seu negócio. Para fazer isso, faça compensações conscientes entre custo, qualidade e velocidade. Use o benchmarking dentro da equipe para desenvolver as melhores práticas e celebrar as vitórias. Os benchmarks da indústria medem o desempenho da sua empresa.

Use o modelo de custo variável da nuvem

O modelo de custo variável da nuvem deve ser visto como uma oportunidade, não um risco.

O que o FinOps permite fazer?

  • Identificar recursos não utilizados ou ociosos;
  • Definir recursos de armazenamento de forma estratégica;
  • Indicar melhor modelo de contratação da nuvem;
  • Sugerir plano de ajustes e recomendações;
  • Analisar tendências de uso e gasto;
  • Fornecer relatório de acompanhamento.

Vantagens do FinOps:

Visibilidade, governança, desempenho e otimização, permitindo prever os custos, compartilhar responsabilidades, melhorar performance e diminuir as vulnerabilidades, garantindo a otimização do que foi contratado.

Conclusão

Com tudo relatado acima, chegamos a conclusão de que FinOps é uma colaboração entre todos dentro da empresa. Todos têm sua responsabilidade e devem estar cientes dos custos da nuvem.

Use FinOps para implementar políticas como relatórios em tempo real para avaliar seus gastos e otimizar. Lembre-se de que os processos de dados são essenciais para a eficácia de custos de uma organização.