Gerenciando o fluxo de incidentes: a integração de SOC e NOC

Gerenciando o fluxo de incidentes: a integração de SOC e NOC

Toda empresa deve estar pronta para responder rapidamente às suas necessidades operacionais. Dada esta garantia, é imperativo investir nas estruturas internas que a suportam. Portanto, NOC e SOC participam da garantia da disponibilidade do serviço e da segurança da informação.

A disponibilidade de aplicativos, serviços técnicos e sua segurança são muito importantes nos negócios de hoje. Sem esses pontos, a operação, a rentabilidade e a qualidade da empresa podem ficar comprometidas.

Neste artigo, compilamos tudo o que você precisa saber sobre NOC e SOC, como eles funcionam nas organizações e suas diferenças junto ao gerenciamento do fluxo de incidentes: a integração de SOC e NOC.

O que é NOC?

NOC – Network Operation Center, também conhecido como Centro de Operações de Rede, é um serviço interno ou externo que funciona de forma proativa e proativa com o objetivo de manter o ambiente de TI o mais estável possível. Responsável por identificar, investigar, priorizar, escalar e resolver problemas que afetam o desempenho ou a disponibilidade da rede. Toda essa análise é feita usando um software especial.

Portanto, os analistas que compõem o NOC cuidam dos aplicativos que utilizam e mantêm sua total funcionalidade e disponibilidade.

Como funciona o NOC?

O serviço NOC vai além do simples monitoramento, pois é responsável por executar scripts para estabilizar incidentes imediatamente, gerar informações para equipes de infraestrutura, gerar relatórios de capacidade e recursos disponíveis para você. Também executa funções voltadas para a garantia da segurança dos dados, como operações de backup de rotina, atualização de licenças e implantação de software de segurança.

O escopo do serviço NOC também inclui a análise de dados para antecipar necessidades de investimento ou identificar lacunas de capacidade de recursos na infraestrutura atual. Ao agir proativamente, o gestor de TI melhora a maturidade de TI da empresa, reduz o tempo de indisponibilidade de serviços críticos e aumenta a satisfação do usuário.

Como preparar o NOC?

O primeiro passo para iniciar um projeto NOC é encontrar uma equipe qualificada. Múltiplas áreas de conhecimento técnico podem ser combinadas em uma equipe. A segunda etapa é instalar ferramentas de coleta de dados em estações de trabalho, servidores, rede e outras infraestruturas.

Quais são os resultados do NOC?

Os indicadores podem ser escolhidos pelo enfermeiro de acordo com a situação clínica e podem ser medidos continuamente em uma escala Likert de cinco pontos, onde 1 é o pior resultado possível e 5 é o melhor resultado esperado.

Finalidades do NOC

  • Gerenciamento de patches

O NOC é constantemente atualizando, e manter sua rede atualizada sem ajuda pode ser um desafio. O gerenciamento de patches em NOCs ajuda uma empresa a manter todos os softwares e dispositivos atualizados com patches críticos sem a necessidade de manutenção individual.

Suporte antivírus

Embora as empresas tenham implementado software que impede a entrada de vírus na rede, nem todos os programas são 100% eficazes. O NOC fornece suporte para programas que garantem que vírus não entrem na rede da organização.

Instalação, atualização e solução de problemas de dispositivos de rede

O NOC pode facilmente atualizar, solucionar problemas e instalar software em sistemas de rede. As empresas geralmente atualizam e substituem hardware, e um NOC ajuda a evitar a solução manual de problemas, configuração e atualização de informações comerciais para cada peça de hardware. O NOC também calibra configurações para detectar problemas de rede, atualizar software ou instalar novo software em máquinas novas e antigas.

Monitorar e gerenciar software de firewall e segurança de rede

A segurança é um dos aspectos mais importantes de se fazer negócios, e o NOC oferece software projetado para complementar sua infraestrutura de segurança de rede.

Detecção e análise de ataques de rede de fontes externas

Existem inúmeros ataques que ameaçam uma organização, e novos ataques são adicionados constantemente. A detecção de ataques em sua rede é crítica, e um NOC é ideal para detectar ameaças enquanto elas tentam atacar sua rede e fornecer defesas antes que causem danos.

Desenvolvimento de relatórios sobre desempenho, otimização e integridade da rede

O NOC foi projetado especificamente para monitorar a integridade da rede de uma organização. Gera relatórios que mostram a funcionalidade, integridade geral e possíveis otimizações da rede da empresa.

Faça backup dos dados armazenados em dispositivos de rede

As redes armazenam dados, mas às vezes os dados podem ser corrompidos. Se eles forem violados ou comprometidos, os backups de dados do NOC garantem que dados importantes possam ser recuperados de forma rápida e fácil.

O que é SOC?

SOC ― Security Operations Center ― significa que o Centro de Operações de Segurança é uma estrutura responsável por prevenir, detectar, gerenciar e responder a acidentes, bem como avaliar vulnerabilidades e riscos. Além disso, monitora as medidas e soluções de segurança da informação utilizadas por toda a empresa.

Seguem as definições do SOC e como ele funciona nos negócios:

  • Prevenção de Ataques: Ajuda a prevenir ataques atualizando software, hardware e outras tecnologias relacionadas à segurança, como software antivírus, scanners de malware instalados e avaliações de vulnerabilidade;
  • Detecção de riscos e ameaças: Quando os recursos estão devidamente alinhados, a empresa se beneficia da detecção eficaz de ameaças como tentativas de penetração na rede, sistemas e bancos de dados da empresa;
  • Resposta Rápida a Acidentes: Uma organização aumenta sua responsabilidade e age de forma rápida e eficaz para reparar falhas, prevenir um ataque e mitigar seus efeitos. A operação da Estrutura

Quais casos o SOC deve analisar?

Os SOCs monitoram e analisam atividades em redes, servidores, endpoints, bancos de dados, aplicativos, sites e outros sistemas, procurando comportamentos anormais que possam indicar uma violação ou incidente de segurança.

Quais serviços estão incluídos no SOC?

O SOC inclui prevenção, detecção, gerenciamento e resposta a incidentes, avaliação de vulnerabilidade e monitoramento de todos os serviços de segurança usados ​​por uma empresa.

Diferentes modelos de SOC

  1. SOC dedicado ou interno: A empresa possui sua própria equipe de segurança cibernética.
  2. Virtual SOC: Equipe de segurança trabalhando remotamente.
  3. SOC Geral ou de Comando: Grupos maiores de nível superior controlando SOCs menores.
  4. SOC cogerenciado: O departamento de TI da empresa trabalha com um provedor de serviços SOC externo para gerenciar a segurança em conjunto.

NOC vs SOC: Diferenças entre NOC e SOC

O SOC concentra-se principalmente na segurança de dados e informações. Ele deve identificar ameaças de segurança ao ambiente de TI da sua organização. A função do SOC é monitorar e analisar a infraestrutura de TI e, quando uma anomalia é detectada, ela deve escalar rapidamente, determinar a natureza da ameaça e resolvê-la.

Já o NOC tem como foco o monitoramento da rede da sua empresa. A equipe garante que o ambiente de rede atenda aos requisitos de desempenho e disponibilidade. Se a rede estiver funcionando de forma ineficiente, é tarefa do NOC descobrir o porquê.