Comandos BAT

Os comandos BAT no Windows são como uma herança deixada pelo sistema operacional DOS — Disk Operating System — pois, por ser esse um sistema sem uma interface gráfica, era preciso escrever muitos comandos, como para mudar e criar pastas, para deletar e copiar arquivos, para executar um programa e inúmeras outras tarefas.

1. @Echo

O comando @echo é utilizado para exibir uma mensagem na tela, porém, sem a exibição da instrução no prompt de comandos do Windows, ou seja, apenas o resultado será exibido. É importante dizer que é a diretiva “@” que determina a condição de não exibir a instrução na linha de comando.

2. Echo

O comando echo é utilizado para exibir uma mensagem na tela para a pessoa usuária. Se for utilizado sem a diretiva “@” ou sem a definição @echo off, tanto o comando quanto o resultado serão exibidos na tela.

3. Echo off

O comando echo off é utilizado para desabilitar a exibição dos comandos no prompt do Windows de todas as instruções presentes no arquivo. Por isso, geralmente ele é usado logo no início do script. Dessa forma, quando o arquivo for executado, apenas os retornos das instruções serão exibidos na tela.

Perceba que utilizamos esse comando logo na primeira linha do nosso código de exemplo acima, porém, com a diretiva “@” no início do comando, ou seja, @echo off. Isso permite que ele também fique oculto ao executarmos o script.

4. Echo on

O comando echo on habilita a exibição das instruções no prompt do Windows, além de exibir o retorno do comando após o processamento.

5. Echo.

O comando echo. (echo ponto) é utilizado para pular uma linha. Sua utilização é mais para facilitar a visualização dos resultados exibidos na tela.

6. SET

O comando SET é utilizado para atribuir valores a variáveis que podem ser utilizadas no script. Veja um exemplo:

@echo off
echo Uso do comando set para criar variaveis.
SET numero=2
echo O valor da variavel numero e %numero%.
/* Resultado na tela:
Uso do comando set para criar variaveis.
O valor da variavel numero e 2.
*/

7. CLS

O comando CLS é utilizado para limpar a tela do prompt do Windows.

8. IF e ELSE

IF ELSE são estruturas condicionais que podem ser usadas para avaliar condições e executar diferentes instruções para cada alternativa possível.

9. GOTO

O comando GOTO é utilizado para direcionar a execução do script para diferentes pontos do código. Veja um exemplo:

@echo off
set /p numero=Digite o numero 1 ou outro valor:
if %numero% == 1 (goto :opcao1) else (goto :opcao2)
:opcao1
echo Voce digitou 1
goto :fim
:opcao2
echo Voce digitou %numero%
:fim

Perceba que, ao utilizarmos o comando set, acrescentamos o parâmetro “/p”. Ele é necessário para permitir a interação com a pessoa usuária.

10. FOR

O comando FOR é usado para criar loops de repetição.

11. PAUSE

O comando PAUSE é utilizado para interromper o fluxo de execução do script até que uma tecla seja pressionada.

12. REM

O comando REM é utilizado para inserir comentário no script. O texto inserido após a instrução REM não é exibido na tela.

rem Adiciona comentário no script

13. START

O comando START é utilizado para inicializar um determinado programa instalado no computador, como o Bloco de Notas, a Calculadora, ou qualquer outro programa que permita a inicialização.

@echo off
start notepad.exe
rem Inicializa o Notepad do Windows

14. MOVE

O comando MOVE é utilizado para movimentar um arquivo de uma pasta a outra. Na prática, ele funciona como o comando recortar e colar, pois ele copia para a pasta de destino e exclui da pasta original.

@echo off
move c:\temp\teste.bat c:\temp\teste\
rem Movimenta o arquivo c:\temp\teste.bat para c:\temp\teste

15. DEL

O comando DEL é utilizado para excluir um ou mais arquivos de uma determinada pasta. Vale ressaltar que, ao executar esse comando por meio de um arquivo de script, o item deletado não é enviado para a lixeira do Windows, como acontece ao deletar por meio do Windows Explorer.

@echo off
del c:\temp\*.* 
rem deleta todos os arquivos da pasta \temp

Fonte: BeTrybe