Encapsulamento

O encapsulamento é um dos conceitos fundamentais da programação orientada a objetos (POO) que descreve a ideia de esconder os detalhes internos de uma classe ou objeto, expondo apenas a interface pública para uso externo. Isso significa que os dados e métodos internos de um objeto são protegidos de acesso direto de fora da classe e só podem ser acessados através de métodos públicos definidos pela classe.

O encapsulamento é útil porque permite que os desenvolvedores controlem como as informações de uma classe são acessadas e modificadas. Isso ajuda a evitar que dados importantes sejam corrompidos ou acessados de maneira inadequada. Ao expor apenas uma interface pública, os desenvolvedores também podem alterar a implementação interna de uma classe sem afetar o código que a utiliza.

Um exemplo simples de encapsulamento seria uma classe que contém informações sobre uma pessoa, como nome, idade e endereço. Em vez de permitir que outros objetos acessem e modifiquem diretamente esses dados, a classe pode fornecer métodos públicos como “getNome()”, “getIdade()” e “setEndereco()” para permitir que os usuários interajam com os dados de maneira segura e controlada.