Saber o que é governança de TI é muito importante para uma empresa se manter muito bem organizada. Fazendo com que todo o sistema organizacional seja mais seguro de um modo otimizado.
Todas as diretrizes elaboradas pelos principais (cúpula) da empresa contribuirá para que todos os setores fiquem organizados.
Veja um pouco mais abaixo.
O que é governança de TI
A governança TI é a alta cúpula da empresa, trabalhando juntamente com a equipe para guiar as ações organizacionais.
Isso permitirá que todos os processos otimizem as aplicações de recursos, oferecendo um bom suporte. Assim contribuirá para a tomada de decisão, garantindo a segurança das informações.
A governança de TI possui um grande conjunto de habilidades, competências, diretrizes e responsabilidades, absorvida pela cúpula da corporação.
Todo sistema envolverá processo de otimização que contribuirá para garantir uma tomadas de decisão mais aprimorada.
É exatamente a alta cúpula da empresa que define todo funcionamento da tecnologia da informação na corporação. Ela faz uma breve averiguação para ver como as políticas estão sendo observadas internamente.
Toda essa preocupação, faz com que diminua as chances de desalinhamento do propósito da entidade.
Saber o que é governança de TI e o seu papel
A governança de TI tem grande papel dentro da empresa, por isso ela possui seu sistema mais organizado.
Veja alguns objetivos da governança:
- Dar garantia da segurança das informações
- Dar suporte para uma tomada de decisão fundamentada
- Controlar processos internos
- Otimizar aplicações de recursos.
A governança de TI está ligada com a governança corporativa. Ambas contribuem para o crescimento e o melhoramento de diversos setores.
Na realidade, a governança corporativa possui a governança TI como uma de suas partes. Ela é a mais votada a usar tecnologia da informação e os seus resultados.
Essa ligação envolve uma boa estratégia de negócio, planejada com antecedência em cada detalhe.
Entender o que é governança de TI e seus componentes
A governança TI tem como grande papel, averiguar se tudo está ligado com os propósitos comerciais da empresa. Sendo assim, toda estratégia de negócio deve estar sob controle, sendo bem executada.
Todo sistema tem suas implantações, que não acontecem imediatamente, porém, existe um processo, você saberá de antemão que precisará de ações de curto, médio e longo prazo.
As suas ações são guiadas através de um processo que envolve alinhamento estratégico, compliance, e as principais formas de gerenciamento, como a mensuração de desempenho.
Sendo assim veja os ciclos de vida da governança de TI:
- Alinhamento estratégico e compliance: permite o trabalho conjunto, garantindo processo de negócio ligado tecnologia da informação
- Decisão, compromisso, priorização e alocação de recursos: isso é chamada de gerenciamento de recursos, que envolve mecanismo de decisão, critério de priorização e portfólio de TI
- Estrutura processos operações e gestão: aqui se encontra o desenvolvimento e manutenção de sistemas e projetos elaborados, executados, gerenciados e implantados
- Mensuração de desempenho: aqui será feito uma grande variação para saber como anda o resultados dos negócios.
Ter uma governança ajuda em todo o setor da empresa, favorecendo cada indivíduo. Assim há um Crescimento forte e centralizado.
A norma ABNT ISO/IEC 38500
Ela é uma norma internacional para uma melhor governança TI, seguidas por diversos tipos de empresas.
Ela estabelece 6 princípios para uma boa governança, veja:
- Responsabilidade
- Estratégia
- Aquisição
- Desempenho
- Conformidade
- Comportamento humano.
Cada um desses princípios ajudam em todos os processos dentro da empresa e permite uma melhor desenvoltura em seu serviço.
Última Considerações
Saber o que é governança de TI é bom, mas colocar em prática é melhor ainda. Assim as empresas crescerão em seu negócio e poderão ter destaque em todos os setores por ser organizada.
Esse post foi informativo para vocês? Na dúvida pergunte. Continue acessando esse e outros conteúdos relacionados ao que temos na plataforma.