O que é Open Finance? Entenda as diferenças para o Open Banking e saiba os benefícios e desafios

O que é Open Finance? Entenda as diferenças para o Open Banking e saiba os benefícios e desafios

O mercado financeiro está em constante inovação, com diferentes instituições e novidades como PIX, diariamente. O Banco Central incentiva a competitividade no Sistema Financeiro Nacional (SFN), e trazendo opções de produtos e serviços, uma das novidades é o Open Finance, onde diferentes instituições passarão a integrar esse sistema, deixando de ser restrito a bancos e fintechs, continuando com o conceito de sistema bancário aberto, seguro e protegido.

Mas simplificando, o que é Open Finance? É um sistema integrado e compartilhado de dados, lançado pelo Banco Central em 2021, que busca facilitar acesso a crédito e outras ofertas personalizadas, tendo o intuito de trazer benefícios para todos os correntistas e também para investidores de mercado financeiro, com transparência aos clientes e autonomia sobre sua vida financeira.

Isso aumentará a competitividade dos agentes, resultando em vantagens, pois tendo mais acesso as informações dos usuários, as instituições poderão oferecer condições melhores, como taxa de juro mais baixa, limites, etc.

Ou seja, o cliente será dono de todos os seus dados financeiros e poderá também escolher quando e com quais empresas deseja compartilhar esses dados e históricos.

Diferenças entre Open Finance e Open Banking

Os dois sistemas integrados tem como propósito abrir o sistema bancário, porém, o Open Banking é voltado para bancos e instituições financeiras, já o Open Finance contempla agentes de mercado financeiro, como corretoras de seguro, casas de câmbio, etc.

O modelo anterior exigia que o consumidor construísse seu histórico de crédito por um tempo e enviasse as informações de um banco a outro, restringindo a liberação dos dados, e o impacto era somente contratação de financiamento, empréstimos ou cartões de crédito.

Já na nova proposta, o histórico pode ser encaminhado para outros agentes também, sendo possível obter mais vantagens, como seguros e aplicação financeira.

Quais os benefícios do Open Finance?

Como novo sistema, muitos assegurados terão:

  • Melhoria das ofertas de produtos e serviços: compartilhando dados, permite que as instituições conheçam o histórico de crédito, conseguindo oferecer produtos e serviços personalizados, com taxas e juros mais baixos.
  • Melhora na experiência final: tanto instituições quanto agentes terão ofertas diferenciadas, conforme o perfil de cada usuário, podendo melhorar a experiência de cada um.
  • Proteção de dados: todas as informações são asseguradas pela LGPD, onde somente com o consentimento poderá ser compartilhado o dado.
  • Segurança: todas as instituições precisam cumprir as regras de LGPD e também atender os requisitos exigidos pelo Banco Central.

Desafios o Open Finance

Considerado uma evolução do Open Banking, com o compartilhamento dos dados reguardados pela LGPD, e somente instituições financeiras com autorização do Banco Central podem participar do sistema, dando aos clientes controle sobre seus dados.

O grande desafio, além de ter aderência de muitas pessoas e instituições, é regular para dar mais segurança pra todos, como a segurança dos dados.

A construção do sistema Open Finance foi estruturado com base no padrão Financial-grade Application Programming Interface (FAPI). Na prática, isso significa que os dados trafegam entre as instituições financeiras de forma totalmente certificada e segura.