O que é SOC: Importância, benefícios e melhores práticas

O que é SOC: Importância, benefícios e melhores práticas

Com a transformação digital, a preocupação com a segurança da informação aumentou significativamente e com isso, novas tecnologias e softwares criaram uma estrutura de trabalho mais dinâmica e sofisticada no ambiente virtual.

Um dos exemplos é o SOC, ou Security Operations Center. Sua implementação protege as operações de negócios contra ataques cibernéticos e garante a integridade dos dados.

Entenda com este artigo o que é SOC: Importância, benefícios e melhores práticas

O que é um SOC (Centro de Operações de Segurança)?

O SOC, que significa Security Operations Center, é uma plataforma que consolida os processos de segurança da informação de uma empresa. Essa instalação trabalha a equipa de segurança de informação, cuja função é monitorar constantemente a atividade da empresa, combinando soluções tecnológicas e processos humanos e tecnológicos, visando detectar, analisar, antecipar e responder a eventos, assim, são evitadas falhas de segurança que podem levar ao vazamento de dados ou sequestro por meio de ataques virtuais.

Para tanto, o SOC contém tudo relacionado a dados, incluindo instruções de uso e lista simples de informações de clientes. É por isso que a empresa mantém todas as suas medidas de proteção de dados aqui.

Os centros de operações de segurança geralmente são compostos por analistas, engenheiros de segurança e gerentes de operações. A equipe SOC trabalha em parceria com as equipes de gerenciamento de incidentes da organização para garantir que os problemas de segurança sejam resolvidos rapidamente assim que descobertos.

Para que serve o SOC?

O SOC consiste em combinar recursos humanos, recursos processuais e técnicos para formar uma estrutura de segurança da informação. Pode ser implementado em uma ou mais empresas, neste caso como um tipo de serviço, seus principais objetivos são:

Prevenção

A implementação do SOC refere-se a boas práticas de prevenção de acidentes, incluindo atualizações de software e hardware. Outras tecnologias relacionadas à segurança, como scanners de malware, antivírus e avaliação de vulnerabilidade, também estão incluídas.

Detecção

A equipe SOC trabalha principalmente para identificar problemas de segurança nas empresas. Com uma combinação de funções, aumenta a capacidade de detectar ameaças como tentativas de invasão de dispositivos e redes. É assim que a integridade do banco de dados da empresa é protegida.

Resposta a Incidentes

 O SOC também trabalha para resolver problemas de segurança de informações identificados de forma rápida e eficiente. Com o SOC, as organizações aumentam sua capacidade de responder e corrigir possíveis falhas. Na prática, as empresas podem prevenir ataques rapidamente e mitigar suas consequências negativas.

Avaliação de vulnerabilidade

O SOC monitora e analisa continuamente os processos para identificar riscos de segurança da informação na infraestrutura de TI. Sabendo que hoje os dados são um ativo crítico para a criação de estratégias e suporte aos negócios, esse trabalho é essencial. Se não forem implementadas, muitas empresas só ficarão sabendo dos ataques usando seus dados forem roubados ou vazados.

O SOC ajuda a prevenir tais situações e evita os altos custos associados à solução desses problemas.

Como funciona o SOC?

A estrutura da empresa e a variedade de processos exigem a introdução de ferramentas de controle e prevenção altamente eficazes. Caso contrário, a vulnerabilidade a ataques e ações maliciosas aumenta significativamente.

Para evitar isso, o SOC monitora todo o ambiente de TI, além de soluções de segurança da informação empresarial, como:

  1. Firewalls;
  2. IPs;
  3. antivírus;
  4. UTMs;
  5. anti-DDoS.

Além disso, o SOC age rapidamente quando uma ameaça é detectada e garante a integridade de toda a infraestrutura de TI das empresas. Em vez de se concentrar apenas no desenvolvimento de estratégias de segurança ou na implementação de salvaguardas, a equipe SOC é responsável pelos componentes operacionais.

É por isso que os especialistas em segurança da informação da empresa trabalham juntos para detectar, analisar, responder, notificar e prevenir incidentes de segurança cibernética.

Desempenho na prática

Os SOCs usam mecanismos de correlação para fazer referência cruzada a dados de eventos e fornecem uma solução chamada SIEM. A SIEM, ou seja, segurança da informação e gerenciamento de incidentes, correlacionar incidentes e alertas gerados por outras medidas de segurança da informação.

Assim podemos mostrar o risco de um ataque ou mesmo um ataque real ao sistema. Em caso de ataque, o SOC realiza uma inspeção e análise geral para identificar os culpados e corrigir possíveis falhas do sistema.

Uma infraestrutura SOC típica inclui firewalls, IPS/IDS, sensores, soluções de detecção de violação e SIEM. As tecnologias são necessárias para coletar dados por meio de telemetria,  pacotes, fluxos de dados, syslog e outros métodos.

Assim, a equipe SOC pode correlacionar e analisar o desempenho. Recursos adicionais podem ser adicionados ao SOC conforme necessário, incluindo:

  • Criptoanálise;
  • Análise forense avançada;
  • Engenharia reversa de malware.

Se o ataque não puder ser interrompido, equipes de suporte de segundo e terceiro nível com profissionais ainda mais preparados serão acionadas.

Funções chave do SOC

A estrutura de funções de segurança consiste nas ferramentas de segurança usadas e nas pessoas que compõem a equipe do SOC. Os membros da equipe SOC geralmente incluem:

  • Gerente: O líder da equipe pode assumir qualquer função na supervisão dos sistemas e procedimentos gerais de segurança;
  • Analista: Os analistas coletam e analisam dados por um período (por exemplo, para o trimestre anterior) ou após uma violação;
  • Investigador: Assim que ocorre uma violação, o investigador investiga o que aconteceu e por que, trabalhando em estreita colaboração com o acusado;
  • Respondente: Responder a uma violação de segurança envolve várias tarefas. Um homem que conhece esses requisitos é indispensável em tempos de crise;
  • Auditor: Legislação atual e futura para incluir a Lei de Conformidade. Essa função monitora esses requisitos e garante que sua organização os atenda.

Dependendo do tamanho da organização, uma pessoa pode desempenhar muitas das funções listadas. Em alguns casos, esta “equipa” pode ser composta apenas por uma ou duas pessoas, o que não é o ideal.

A importância do SOC para a segurança corporativa

Com a transformação digital das empresas, os dados têm desempenhado um papel cada vez mais importante no crescimento dos negócios. Portanto, os dados já podem ser considerados o ativo mais importante da era digital. Com efeito, fazem parte do modelo e das estratégias de negócios, fonte de conteúdo, conhecimento, informação e comunicação em todo o mercado global.

Sabendo disso, os cibercriminosos estão cada vez mais dedicados a roubar essas informações e extorquir empresas. Ataques cibernéticos causam enormes perdas financeiras por anos e comprometem informações confidenciais.