Quais as dicas para quem quer iniciar carreira na área de Tecnologia?

Quais as dicas para quem quer iniciar carreira na área de Tecnologia?

Trabalhar com tecnologia tem sido uma escolha interessante há anos para quem busca uma área que tenha muitas oportunidades de trabalho e seja fácil de aprender e se atualizar por conta própria. Com a pandemia, porém, muitas empresas tiveram que se reinventar para sobreviver e, como essa reinvenção envolve inevitavelmente investimentos em tecnologia, o mercado de trabalho da região aqueceu ainda mais.

Um estudo do Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) mostra, por exemplo, que o setor de tecnologia é um dos mais afetados pela crise da Covid-19, e os profissionais que atuam nesse segmento tiveram mais oportunidades durante a pandemia.

O relatório prevê que novas ocupações surgirão para atender às novas necessidades, como analista de soluções de alta conectividade e consultor de telecomunicações, ocupações existentes ganharão força e aumento na demanda, como mecatrônica e técnico de telecomunicações.

Veja abaixo quais as dicas para quem quer iniciar carreira na área de Tecnologia!

Por que trabalhar com tecnologia?

Muitos profissionais optam por trabalhar com tecnologia porque têm interesse no assunto, claro, e também porque buscam um mercado de trabalho que realmente ofereça vagas em aberto e oportunidades de crescimento, independente da situação econômica ou mesmo política do Brasil e no mundo.

E foi exatamente isso que aconteceu nas últimas décadas. À medida que a tecnologia e a transformação digital se tornam essenciais para a sobrevivência dos mais diversos segmentos – e de empresas de todos os portes – o mercado de trabalho para quem trabalha nessa área cresce.

Mas e como está o mercado de tecnologia?

Como está o mercado de tecnologia?

O mercado de tecnologia está aquecido e continua crescendo apesar de todos os efeitos negativos que a pandemia de Covid-19 trouxe ao Brasil, e vai esquentar muito esse ano. Ex-programadores, por exemplo, serão os profissionais mais procurados pelas empresas. 70% dos recrutadores acreditam que encontrar especialistas suficientemente qualificados é mais difícil.

O mercado está se adaptando aos poucos e se recuperando em ritmo constante das mudanças dos últimos dois anos. No entanto, há muito espaço para profissionais que se deslocam de uma região para outra para ajudar a construir seus projetos e aproveitar ao máximo suas carreiras. O setor de TI é um dos mais demandados no período de transição.

As empresas estão se digitalizando mais rapidamente e a experiência do currículo no setor de tecnologia se tornará um diferencial. Por exemplo, programas de treinamento promovem essas oportunidades.

Conheça agora algumas dicas de como iniciar um trabalho em tecnologia!

Como iniciar um trabalho em tecnologia

Para lidar com tecnologia é necessário aplicar muito conhecimento técnico. É importante fazer cursos e se especializar na área de tecnologia em que deseja trabalhar. Comece com cursos online gratuitos.

É importante ressaltar também que a busca por conhecimento técnico nunca termina neste mercado. Quem trabalha com tecnologia deve atualizar seus conhecimentos constantemente – porque tudo nessa área está em constante mudança, rápido.

Depois de buscar informações, você precisa atualizar seu currículo para mudar de campo e claro começar a buscar vagas técnicas que combinem com seu perfil.

Mas e o que é preciso para trabalhar em tecnologia?

O que é preciso para trabalhar em tecnologia?

Além do conhecimento técnico, você deve ter habilidades comportamentais importantes para ter sucesso nessa área. Os mais importantes são:

  • capacidade de trabalhar sob pressão;
  • analisando situações e resolvendo problemas;
  • boa comunicação para entender o que os profissionais de outras áreas exigem;
  • interações com diferentes regiões;
  • trabalho em equipe e cooperação;
  • capacidade de aprender (muitas vezes de forma independente);
  • flexibilidade.

Além de claro, manter-se atualizado. Novas tecnologias surgem e desaparecem todos os dias, mas é preciso acompanhar e aprender a surfar as ondas, sejam elas quais forem. A aprendizagem contínua é uma necessidade real no mundo da tecnologia. É muito importante reservar um tempo saudável para se manter informado. Tente dedicar uma hora por dia para pesquisar, ler ou pesquisar o mercado.

Campos tecnológicos promissores

A empresa de recrutamento Robert Half participou de uma pesquisa dos 3 campos tecnológicos mais promissores. São eles: segurança da informação, infraestrutura e computação em nuvem e inteligência de negócios. Conheça alguns detalhes:

1. Segurança de dados

Você já imaginou quantos dados fluem todos os dias em questões financeiras e de negócios, e-mail e outros canais eletrônicos? Não é difícil imaginar que quanto mais empresas e sociedade estiverem conectadas, maior o risco e a necessidade de garantir a integridade e segurança de todas essas informações.

2. Infraestrutura e computação em nuvem

Cada vez mais empresas estão mudando suas estruturas de armazenamento e processamento para soluções em nuvem. A tendência é clara – e talvez irreversível – o que só fará aumentar a procura por esses serviços e, claro, por profissionais especializados.

3. Business Intelligence

O Business Intelligence (BI) é um importante recurso no uso e processamento da quantidade de dados que temos disponíveis para que possamos tomar melhores decisões e controlar os resultados de cada ação e investimento que fazemos. Segundo a consultora, o lema desta área é entregar a informação certa à pessoa certa no momento certo, tornando o BI um processo fundamental nas empresas que pretendem manter-se competitivas, alcançar os melhores resultados, atuar proativamente em situações de crise e oferecer uma proposta de valor aos clientes.

Novas ocupações em tecnologia

O setor de tecnologia é uma das novas ocupações mais produtivas de todos os tempos. Muitas vezes, esta área introduz termos, funções e tarefas que rapidamente se tornam familiares em empresas de todo o mundo. Dentre essas novas ocupações, destacam-se atualmente:

  • UX designer;
  • designer de interface do usuário;
  • engenheiro de inteligência artificial;
  • analista de dados;
  • devOps;
  • arquiteto de rede;
  • profissionais cloud.

Desafios operacionais

A falta de mão de obra qualificada é um dos problemas mais importantes nas organizações, o que é observado, por exemplo, ao trabalhar com tecnologia e desenvolver projetos de inteligência artificial. É o que mostra o relatório “O Efeito e o Futuro da Inteligência Artificial no Brasil”, elaborado pelo Google for Startups em colaboração com a Associação das Startups Brasileiras e a Box1824. Os dados mostram que 57% das empresas pesquisadas acreditam que a falta de mão de obra qualificada é o maior obstáculo para o desenvolvimento da inteligência artificial no país.