Soft Skills para Home Office em 2022 [Lista Essencial]

Soft Skills para Home Office em 2022 [Lista Essencial]

A realidade do Home Office está aí, hoje em dia é praticamente impossível segurar esta tendência. Tanto por parte dos colaboradores, quanto dos funcionários. Mas se engana quem acha que não existem pontos especiais, como por exemplo soft skills para home office.

Trabalhar em casa tem seus vários desafios, assim como vantagens que são praticamente impossíveis de se simular em uma situação normal. Sendo assim, nós do Nobug separamos uma lista de soft skills necessários para atuar em home office em 2022.

Vamos conferir?

Soft Skills necessários para atuar em Home Office em 2022

Primeiramente é importante dizer que selecionamos estas soft skills por conta da nossa experiência com profissionais que trabalham remotamente há algum tempo. Entretanto, é importante dizer que elas não anulam necessidades pontuais de uma determinada vaga.

Se a sua oferta de trabalho exige uma habilidade muito específica, então é melhor dar atenção a ela no processo de seleção, mesmo que as que vamos listar estejam sendo obedecidas, ok?

Nosso objetivo é trazer um panorama geral do que entendemos na prática como dando bastante certo.

Dito isto, vamos à nossa lista.

1 – Resiliência

Muitos vão questionar exatamente porque este é o primeiro item da nossa lista, entretanto existe um motivo bastante óbvio para sua posição. Se você não sabe o que é, resiliência é a capacidade de lidar com problemas e frustrações sem perder o equilíbrio emocional.

É algo semelhante à maturidade emocional, onde a pessoa, mesmo com problemas em mente, pode manter sua qualidade e produtividade em alta.

Entretanto, a resiliência se faz necessária porque diferente de um ambiente de trabalho presencial, é muito fácil para a pessoa desistir e procrastinar o resto do dia. Não há ninguém olhando, ninguém cobrando a todo momento, então tudo fica muito mais fácil de se ignorar.

É por isso que esta é a número 1 das soft skills para home office da nossa lista.

2 – Organização

Por incrível que pareça, a organização se faz mais necessária em um ambiente de home office do que em um ambiente presencial. Claro, ter uma mesa bagunçada é visivelmente desagradável para sua imagem profissional.

Mas o que não pode acontecer é estar no mesmo local em que você mora e simplesmente começar a encontrar problemas na hora de executar as tarefas certas. O seu horário de trabalho irá facilmente se misturar com afazeres de casa.

Sem contar que a maioria das pessoas que moram com você simplesmente não irão entender exatamente o que você deve ou não fazer. Por isso, é extremamente comum que todos acabem inevitavelmente te chamando a todo momento.

Se você souber se organizar, poderá separar o tempo adequado para cada tarefa e ainda assim alcançar os resultados que espera.

3 – Disciplina

Neste caso estamos colocando a disciplina como uma vertente mais abrangente da ideia de foco. Afinal de contas, entre as principais soft skills para home office não poderia faltar a opção de manter a concentração e foco nas tarefas corretas.

Em um ambiente doméstico é possível que as pessoas coloquem um prazo bem estabelecido e ainda cobrem incessantemente para que você complete suas tarefas. 

Entretanto, o ambiente doméstico irá contar com uma série de distrações que não são comuns a um ambiente de trabalho normal. Principalmente pelo fato de que muitos desses ambientes estarão diretamente ligados a suas atividades favoritas.

E claro, aquele sono após o almoço acontece exatamente perto da sua cama, sua amada cama.

Realmente é difícil manter toda a disciplina do mundo quando não se está acostumado. Por isso, trabalhar esta habilidade é essencial para que você tenha ao menos uma produtividade básica.

4 – Pesquisa

Uma demanda crucial que as pessoas precisam ter para alcançar grandes resultados em seus trabalhos é exatamente contar com a possibilidade de aprender a pesquisar.

Não é que você não terá um colega ou supervisor para te orientar em casos de dúvidas, mas muitos deles estarão empacados nas ondas massivas de reuniões que passarão a acontecer.

Por isso, é importante que você tenha capacidade de procurar soluções e meios de aprender por si próprio. É inevitável que existam algumas dificuldades no início, entretanto, saber como superar obstáculos é crucial em qualquer profissão.

Sempre será necessário descascar algum abacaxi, independentemente de onde você trabalhe. Por isso, é importante levarmos em consideração que estas ações precisam ser feitas de maneira inteligente e segura.

5 – Comunicação

Não tem como você trabalhar em um ambiente remoto sem ter a capacidade de se comunicar diretamente com as outras pessoas. Por isso, é crucial que você aprenda a digerir a situação antes de simplesmente sair dizendo algo.

Evite ruídos e aprenda a utilizar a melhor linguagem possível. Lembrando que o contato direto com clientes da sua empresa acabam servindo como uma espécie de porta voz. Portanto, é crucial ter muito cuidado com o que se fala e o que se faz para garantir que você não cometa nenhum erro.

6 – Responsabilidade

Algo que está cada vez mais em falta no mundo corporativo é a responsabilidade. Então esta não é só uma das soft skills para home office, é também uma necessidade crônica da sociedade atual.

Ter responsabilidade, assumir erros e vestir a camisa da empresa para fazer tudo da maneira correta, é realmente a melhor forma de garantir resultados de longo prazo para o sucesso e desenvolvimento da sua carreira.

7 – Gestão de conflitos

É normal que muitos estranhem o novo ambiente e framework de trabalho. Além disso, a maioria das pessoas costuma ser um pouco mais sincera e até mesmo rude quando estão em um espaço online.

Por isso, saber como gerir conflitos acaba sendo uma habilidade essencial para quem realmente deseja ter um compromisso de longo prazo com uma empresa sem ser prejudicado por causas pequenas.

Lembrando que isto será um diferencial até mesmo para quem não está diretamente ligado no setor de RH, afinal de contas, estas situações podem acontecer em praticamente qualquer ambiente.

Então no mais é isso, esperamos que esta lista de soft skills para home office ajude você a conseguir excelentes resultados no trabalho.

Qualquer dúvida sobre o tema estamos à disposição.

Até a próxima dica!