A transformação digital é a jornada pela qual as empresas passam para integrar tecnologia digital a todos os seus processos, o que exige mudanças fundamentais de tecnologia, de sua cultura organizacional, aspectos operacionais e sua cadeia de entrega de valor. Será necessário se reinventar, transformando radicalmente todos os seus processos.
A jornada da transformação digital requer mudança de foco para os executivos da companhia, e datacenters modernos e ágeis que suportem a nova realidade. Não se esqueça de se livrar da tecnologia legada, o que pode custar caro, além de alterar a cultura da empresa para apoiar a aceleração que vem com a transformação digital.
Quais são as etapas?
- Crie um plano com foco no seu negócio: Ao começar um processo de transformação digital, é vital que a empresa saiba onde quer chegar e quais tecnologias ela pode usar. Para isso, saiba quais recursos a sua empresa têm à disposição e quais podem ser dedicados à modernização. Isso pode, inclusive, levar a mudanças nas prioridades de projetos e ideias dentro da organização de negócios, identificando quaisquer gaps podem atrapalhar a jornada.
- Capacite seu time em tecnologias emergentes: Modelos de negócios tradicionais exigem que os funcionários aprendam determinados sistemas. Com a transformação digital, os colaboradores precisam estar abertos às mudanças em suas tarefas diárias de forma a torná-las mais eficientes. Isso também significa pensar criativamente sobre o potencial das novas tecnologias e em como elas podem ser mais bem utilizadas.
- Livre-se da tecnologia legada: As empresas geralmente optam por manter tecnologias antigas que não trazem mais lucro e não oferecem a experiência digital exigida pelo mercado. Isso ocorre porque atualizar tecnologias mais antigas pode ser caro e complexo. Entretanto, depender de tecnologia legada atrapalha a empresa como um todo, consome recursos que poderiam ser aplicados em novas tecnologias e que ofereceriam uma melhor experiência ao cliente e usuários em geral.
Por fim, as novas tecnologias permitem que as empresas automatizem os processos mais simples e eliminem os intermediários dos processos mais complexos. Dessa forma, sua empresa poderá encontrar novos caminhos lucrativos por meio das tecnologias emergentes. O formato sucesso está na capacidade de criar experiências personalizadas e atrativas para os clientes que atendam às suas necessidades específicas. A tecnologia evoluiu para atender exatamente a esse propósito.