WSO2: O que é? Quais as funcionalidades? [Análise Completa]

As tecnologias de programação Web definitivamente tomaram conta de quase todo o mercado da informação. Sendo assim praticamente tudo hoje em dia está conectado na rede. Ferramentas, como por exemplo o WSO2, são uma marca da importância do crescimento deste mercado.

Basicamente todo negócio de grande porte ou empresa que opere online precisa de uma API. Às vezes sua funcionalidade será para uso interno mesmo, mas é necessário um conhecimento e controle especial desta tecnologia. Quanto maior se tornam as estruturas, e quanto mais crescem as demandas por tecnologias de integração, automaticamente vão surgindo novas ferramentas. Hoje gostaríamos de trazer um vislumbre geral sobre o WSO2, que é sem dúvidas um dos maiores expoentes deste fenômeno.

O que é o WSO2?

Esta é uma ferramenta Open Source (código aberto) criada em 2005 por Sanjiva Weerawarana e Paul Fremantle. A licença de distribuição utilizada é mesma das publicações originais, a Apache versão 2.

Suas principais características hoje são a alta confiabilidade e produtividade da plataforma. Sendo uma escolha praticamente certa para a maioria dos programadores experientes que querem um ecossistema de APIs funcionando de maneira correta.

Ninguém hoje em dia deseja ficar esperando respostas de um servidor por horas a fio, mas infelizmente é o que acontece com pessoas que não possuem as ferramentas adequadas. Esta é uma opção gratuita e eficaz para resolver o problema, deixando tempo de sobra para ser gasto no desenvolvimento de novos produtos digitais.

Hoje os ramos mais beneficiados pela ferramenta WSO2 são:

Olhando assim é possível notar que empresas de renome e grande porte optam sem medo pela tecnologia. O que torna ela um alternativa viável para seu negócio e projetos.

Funcionalidades da plataforma

Um dos grandes detalhes da ferramenta é que ela possui 3 funcionalidades principais, que normalmente já poderiam ser consideradas como soluções à parte. Então sua empresa ou startup fica amparada por um projeto open source simples e eficaz, sem precisar contratar serviços caros para a mesma tarefa. Vale a pena então analisar cada função separadamente:

API Manager

O básico dessa função é permitir que você gerencie e publique APIs no modelo de nuvem. O que deixa seus clientes acessarem e usarem a sua API de forma segura e bastante controlada. O foco aqui é poder mesmo implementar todo o seu ecossistemas de APIs.

O grande diferencial deste gerenciador é que ele também faz parte do programa principal, e consequentemente possui um código aberto. Ou seja, você poderá modificá-lo caso tenha alguma necessidade especial para realizar em seu sistema.

Você pode utilizar o API Management tanto para criar sistemas que sejam tradicionais, ou mesmo para microsserviços. Tudo vai depender da sua necessidade, funcionando assim de maneira híbrida com a mesma eficiência que você precisaria em um sistema normal.

Dois componentes principais neste gerenciamento são o API Publisher e o API Store. Eles te ajudarão a instalar, remover e administrar suas APIs de maneira mais rápida, segura e bastante confiável no mercado.

Enterprise Integrator

O Enterprise Integrator, também referenciado por EI tem  sua estrutura alimentada por um Barramento de Serviços Corporativo (ESB) orientado a componentes.

Aqui você terá uma ferramenta, utilizada até então pelos programadores para reutilizar sistemas e até mesmo serviços. Toda a parte de comunicação pode ser feita através desta funcionalidade, desde bancos e bases de dados até micro serviços e semelhantes.

Existe o suporte para os quatro tipos fundamentais de transporte de dados:

  1. HTTP
  2. HTTPS
  3. JMS
  4. VFS

São estas as principais, mas não podemos esquecer de outras funcionalidades importantes como o roteamento de mensagens.

Identity Server

Considerada também uma das funcionalidades mais vitais de um sistema de APIs, o gerenciamento de acesso de identidades é necessário para manter a segurança de qualquer sistema. Também chamado de IAM, este é o primeiro passo para evitar que as informações erradas caiam em qualquer lugar.

Você não vai querer um usuário comum com todos os poderes sobre o sistema, não é? Então fique tranquilo. Assim que você passar a utilizar o IAM de forma correta você conseguirá ter acesso ao melhor controle da governança de segurança do seu sistema.

Entretanto ainda é necessário que você haja de maneira prudente no seu código, é claro. Mas poderá contar com um sistema de servidor de identidade. Fazendo com que você tenha primeiramente um aumento na segurança de APIs e endpoints, gerenciamento de contas, manutenção de senha de usuário e conformidade regulatória.

WSO2 Analytics & Stream processor

Por fim é sempre bom ter garantias, não é? Do que adianta ter um sistema se você não consegue ter dados para analisar e ver se consegue fazer melhor? Sendo assim a ciência de dados é hoje um dos ramos que mais cresce na área da tecnologia.

Mas de fato, ter um sistema que consegue entregar análises em tempo real acaba por te colocar à frente da concorrência. E é este tipo de coisa que WSO2 faz com bastante maestria.

Além disso você pode contar com um excelente sistema de processamento de fluxo de dados, excelente para quem precisa rodar sistemas com inteligência artificial e machine learning.

Considerações finais

Sem dúvida nenhuma esta é uma das melhores tecnologias criadas na atualidade. Embora tenha apenas 5 anos de desenvolvimento mostra que chegou para ficar e que tem como alcançar ainda mais espaço.

Hoje é um bom dia para começar a se atualizar, e então aprender a fazer adaptações no código e se familiarizar com as mudanças e atualizações. Adotar um ecossistemas de APIs eficaz é o primeiro passo para você realmente chegar ir mais longe.

Esperamos ter te ajudado um pouco com essas informações, caso você tenha mais alguma dúvida sobre o tema estamos à disposição para te orientar, ok? É só você vir até aqui nos comentários ou então entrar na nossa página de contato.

Precisando de soluções em integrações de sistemas, estaremos aqui de braços abertos para te acolher. Até a próxima dica!