Desenvolvimento seguro: como implementar DevSecOps em sua empresa

Desenvolvimento seguro: como implementar DevSecOps em sua empresa

O termo curto para desenvolvimento, segurança e desempenho, o DevSecOps é, portanto, um método para avançar na automação dessas camadas de segurança durante a jornada de desenvolvimento de software.

Isso significa que desde o seu desenvolvimento até a fase de testes e finalmente até a fase de entrega da solução. Porque hoje não basta mais focar apenas na fase de implantação da segurança da informação pública – que acontece somente após o lançamento do produto.

O DevSecOps agora comprovadamente atende às necessidades operacionais das organizações para proteger a integridade digital. Adicionar uma fase de proteção ao final do ciclo de desenvolvimento não é suficiente. Principalmente com métodos que visam tornar o trabalho mais dinâmico – como Agile e DevOps.

Esse gargalo entre a produção do software e o teste de segurança ao final de sua execução tornou-se inviável. Com isso, o DevSecOps ganhou espaço. E por quê? A sua implementação permite uma melhor integração entre a aplicação e a infraestrutura dos seus produtos e em linha com os seus métodos ágeis.

Um exemplo disso são as ameaças de segurança ao seu aplicativo são analisadas à medida que o projeto avança, facilitando a construção de uma solução contra elas. E mais barato, também financeiramente.

Conheça o desenvolvimento seguro: como implementar DevSecOps em sua empresa?

Qual a importância do DevSecOps?

A Cloud Applications é a grande responsável por esse salto evolutivo nos métodos ágeis. No setor de tecnologia, por exemplo, o desenvolvimento de software tem se beneficiado dessa capacidade de integrar, modificar e compartilhar informações em tempo real.

É também uma resposta adequada a todos os tipos de ataques virtuais, como violação de dados. O DevSecOps é uma mentalidade em constante evolução que garante decisões de retaliação e prevenção de ameaças.

Portanto, quando sua solução for lançada, o aplicativo estará o mais atualizado possível em termos de segurança cibernética. E como o tempo necessário para idealizar, desenvolver e lançar um software ficou cada vez mais curto nos últimos anos, o pensamento do DevSecOps pode ser uma grande ajuda para ajudar sua empresa a ter sucesso em várias frentes.

Veja abaixo como funciona!

Como funciona o aplicativo DevSecOps?

Até agora, vimos com o DevSecOps é importante implementar esse repensar o software. Mas e como funciona na prática?

Uma estrutura DevOps com uma camada de segurança pode ser explorada a partir de determinados recursos. Confira abaixo:

  • Análise de Código

Esta etapa consiste em apresentar o código em fragmentos. Isso permite a detecção inteligente de vulnerabilidades potenciais e potenciais do sistema. Também facilita a avaliação de soluções para cada vulnerabilidade diagnosticada.

  • Gerenciamento de Mudanças

O controle de acesso efetivo permite que os responsáveis ​​pela implementação de cada etapa anunciem mudanças no projeto. Em seguida, é determinado se a solicitação é positiva para implantação de software. Essas questões na progressão da produção de software garantem velocidade de mudança e alta adaptabilidade.

  • Monitoramento de conformidade

A cultura DevSecOps também determina que a equipe seja auditada o tempo todo. Isso permite que todos tenham sempre em mente uma possível correspondência.

  • Pesquisa de ameaças

Todos os estágios do ciclo de desenvolvimento também permitem a avaliação contínua de ameaças potenciais. Cada atualização de código, portanto, garante um tempo de resposta rápido para garantir uma adaptação rápida às ameaças detectadas e propostas.

  • Avaliação de vulnerabilidade

Quando falhas de segurança são identificadas, o tempo de resposta para corrigi-las também é avaliado. Uma maneira eficaz de acompanhar o progresso do software é alinhar e integrar com a cultura DevSecOps.

  • Treinamento de Segurança

A rotina de treinamento e qualificação é parte integrante da implementação de uma cultura DevSecOps. No entanto, as diretrizes devem ser comunicadas a todos, e o alinhamento garante tempo de resposta e eficiência em todas as frentes de trabalho.

Entenda os benefícios a seguir!

Benefícios do DevSecOps para Negócios

Considerando tudo o que vimos até agora sobre DevSecOps e sua importância para os negócios hoje, podemos identificar uma série de benefícios. Mas dois deles se destacam: a flexibilidade e a segurança da sua solução. Porque os códigos fornecidos permanecem rápidos, mas com uma camada adicional de proteção.

Eficiência, segurança, economia e produtividade. Tudo isso através de uma cultura DevSecOps. Mas veja os outros benefícios de fazer isso!

  • Aprimoramento da segurança proativa

A segurança cibernética faz parte do DNA do DevSecOps. E não de forma reativa, aprendendo com o que é atual e esperado na lista de ameaças virtuais. Este método adota uma abordagem proativa, como vimos. E sempre foi exposto ao código por meio de revisões, verificações e testes desde o início.

O resultado disso é óbvio: fica mais econômico prevenir um problema e resolvê-lo antes que se torne uma ameaça real. E sua equipe aprende esse método a cada passo, sempre de forma integrada. O que incentiva a melhoria contínua e incremental em softwares futuros.

  • Correção de vulnerabilidade de segurança acelerada

O DevSecOps também aproveita a flexibilidade de metodologias ágeis, como o próprio DevOps. O tempo de resposta é reduzido e sua equipe está mais bem preparada para ameaças e possíveis ameaças à integridade do software.

  • Entrega de software rápida e econômica

Você já deve ter notado que um erro encontrado após pular etapas leva a perdas e atrasos. Além da demora em encontrar uma solução para esse problema. O que não acontece quando você usa o DevSecOps? Já a agilidade de processo leva em conta essa consideração de processos e etapas. Você para de desperdiçar recursos por erro e transforma a busca constante por ameaças em uma oportunidade de melhorar continuamente seu processo de trabalho.

Veja como implantar na sua empresa!

Como implantar o DevSecOps?

  1. Integra o setor de segurança de TI desde o início. Assim você protege todos os dados sem incidentes em todas as fases do desenvolvimento;
  2. Integre os dados com todos os setores do DevSecOps. Todos os documentos devem ser revisados ​​e rastreados por todos. Isso ajuda a definir prioridades e analisar possíveis vulnerabilidades e oportunidades.
  3. Adicione ferramentas de gerenciamento de segurança já no código-fonte. Assim, todos podem reaproveitar as informações obtidas pela organização no processo de trabalho;
  4. Crie um pipeline DevSecOps. Isso significa: o pipeline de implantação deve incluir testes de segurança que acelerem o feedback e o tempo de resposta às ações necessárias;
  5. Estenda os testes pensando não apenas no “final feliz” do fluxo lógico da sua solução, mas também em outros cenários. Isso oferece uma oportunidade para identificar outros padrões que podem estar associados a falhas de segurança.

Estas são várias maneiras de trabalhar em software. E é por isso que o DevSecOps não é uma fase complementar, mas integrada e paralela a outras fases da metodologia ágil de trabalho.