DevSecOps e a cultura de segurança: como promover a colaboração entre equipes?

DevSecOps e a cultura de segurança: como promover a colaboração entre equipes?

DevSecOps é a prática de integrar testes de segurança em todas as fases do processo de desenvolvimento de software. Ele inclui ferramentas e processos que incentivam a colaboração entre desenvolvedores, especialistas em segurança e equipes de operações para criar software eficiente e seguro. O DevSecOps está conduzindo uma mudança cultural que torna todos os desenvolvedores responsáveis ​​pela segurança da informação.

Entenda DevSecOps e a cultura de segurança: como promover a colaboração entre equipes?

O que significa DevSecOps?

O DevSecOps significa Desenvolvimento, Segurança e Operações. É uma extensão da prática de DevOps. Cada termo define diferentes papéis e responsabilidades das equipes de desenvolvimento de software na criação de software.

  • Desenvolvimento
  • Segurança
  • Operações

Veja por que o DevSecOps é importante!

Por que o DevSecOps é importante?

O DevSecOps visa ajudar as equipes de desenvolvimento a lidar com problemas de segurança de maneira eficaz. É uma alternativa às práticas de segurança de software mais antigas que não conseguem acompanhar cronogramas mais apertados e atualizações rápidas de software. Para entender a importância do DevSecOps, vamos dar uma breve olhada no processo de desenvolvimento de software.

O Ciclo de vida de desenvolvimento de software (SDLC) é um processo estruturado que orienta as equipes de software a produzir aplicativos de alta qualidade e desenvolve equipes de software através dos seguintes estágios:

  • Análise de requisitos
  • Projeto
  • Projeto arquitetônico
  • Desenvolvimento de software
  • Teste
  • Implementação

Veja abaixo mais detalhes para criar essa cultura!

Criando uma cultura de conscientização sobre segurança da informação

As equipes de software estão se tornando mais conscientes das práticas recomendadas de segurança da informação durante o desenvolvimento de aplicativos. Eles são mais ativos na identificação de possíveis problemas de segurança no código, módulos ou outras tecnologias usadas para construir o aplicativo.

O DevSecOps incentiva a colaboração flexível entre as equipes de desenvolvimento, operações e segurança. Essas equipes compartilham um entendimento comum de segurança de software e usam ferramentas comuns para automatizar a avaliação e a geração de relatórios. Todos estão focados em como criar valor para os clientes sem comprometer a segurança.

Agora vamos entender como funciona!

Como funciona o DevSecOps?

Para implementar o DevSecOps, as equipes de software devem primeiro implementar o DevOps e a integração contínua.

DevOps 

A cultura DevOps é uma prática de desenvolvimento de software que une as equipes de desenvolvimento e operações. Ele usa ferramentas e automação para aumentar a colaboração, comunicação e transparência entre as duas equipes. Como resultado, as empresas reduzem o tempo de desenvolvimento de software enquanto permanecem flexíveis a mudanças.

Integração Contínua

Integração Contínua e Entrega Contínua (CI/CD) é uma prática moderna de desenvolvimento de software que usa fases de construção e teste automatizadas para entregar pequenas alterações em um aplicativo de forma confiável e eficiente. Os desenvolvedores usam ferramentas de CI/CD para liberar novas versões de um aplicativo e responder rapidamente a problemas depois que o aplicativo estiver disponível para os usuários.

DevSecOps

O DevSecOps traz segurança para a prática de DevOps integrando avaliações de segurança em todo o processo de CI/CD. Como resultado, a segurança da informação torna-se uma responsabilidade compartilhada por todos os membros da equipe envolvidos no desenvolvimento de software.

Veja abaixo as diferenças entre os conceitos!

Diferenças entre DevSecOps e DevOps

O DevOps se concentra em trazer o aplicativo para o mercado o mais rápido possível. No DevOps, o teste de segurança é um processo separado que ocorre no final do desenvolvimento do aplicativo, pouco antes da implantação. Normalmente, a segurança do software é testada e implementada por uma equipe separada. Por exemplo, as equipes de segurança configuram um firewall para testar a propagação de um aplicativo depois que ele é criado.

Já no DevSecOps, os testes de segurança se tornam parte do processo de aplicação. Equipes de segurança e desenvolvedores trabalham juntos para proteger os usuários contra vulnerabilidades de softwares.

Continue conosco para entender mais!

O que é a cultura DevSecOps? 

A cultura DevSecOps combina comunicação, pessoas, tecnologia e processos.

Comunicação

Empresas adotam DevSecOps promovendo uma mudança cultural que começa de cima. A alta administração explica a importância e os benefícios da implementação de práticas de segurança para a equipe de DevOps. Os desenvolvedores e as equipes de operações precisam das ferramentas, sistemas e incentivos certos para adotar práticas de DevSecOps.

Pessoas

O DevSecOps cria uma mudança cultural que envolve equipes de software. Os desenvolvedores não estão mais limitados às funções tradicionais de desenvolvimento, teste e implantação de código. Com o DevSecOps, os desenvolvedores e as equipes de operações trabalham em estreita colaboração com especialistas em segurança para melhorar a segurança em todo o processo de desenvolvimento.

Tecnologia

As equipes de software usam a tecnologia para realizar testes de segurança automatizados durante o desenvolvimento. As equipes de DevOps o utilizam para monitorar aplicativos de segurança sem comprometer o cronograma de entrega.

Processo

O DevSecOps está mudando o processo tradicional de desenvolvimento de software. Com o DevSecOps, as equipes de software realizam testes e avaliações de segurança em todas as etapas do desenvolvimento. Os desenvolvedores verificam falhas de segurança ao escrever o código. A equipe de segurança então testa o aplicativo de pré-lançamento em busca de vulnerabilidades. Por exemplo, eles podem controlar:

  1. Permitir que os usuários usem apenas o que precisam;
  2. Validar a entrada para que o software funcione corretamente quando recebem dados incomuns;
  3. As equipes de software corrigem quaisquer bugs antes de liberar o aplicativo final para os usuários finais.

Entenda abaixo as práticas!

Quais são as práticas recomendadas de DevSecOps?

As empresas usam os seguintes métodos para dar suporte à transformação digital com DevSecOps.

Deslocar para a esquerda

Deslocar para a esquerda refere-se a encontrar brechas de segurança nos estágios iniciais do desenvolvimento de software. Ao seguir o processo, as equipes de desenvolvimento de software podem evitar problemas de segurança não detectados durante o desenvolvimento do aplicativo. Por exemplo, os desenvolvedores criam código seguro no processo DevSecOps.

Rolar para a direita

Rolar para a direita mostra como é importante focar na segurança após a implantação do aplicativo. Algumas vulnerabilidades podem não ser detectadas por verificações de segurança anteriores e se tornarem aparentes apenas quando os clientes usarem o software.

Usando ferramentas de segurança automatizadas

As equipes de DevSecOps podem precisar de várias verificações no mesmo dia. Para fazer isso, eles precisam integrar ferramentas de auditoria de segurança ao processo de CI/CD. Isso evita que o desenvolvimento de avaliações de segurança seja atrasado.

As empresas fazem da conscientização sobre segurança da informação parte de seus valores centrais de software. Cada membro da equipe envolvido no desenvolvimento de aplicativos deve compartilhar a responsabilidade de proteger os usuários de software contra ameaças à segurança da informação.