WAF: a importância do Web Application Firewall na segurança de aplicações web

WAF: a importância do Web Application Firewall na segurança de aplicações web

Os desafios atuais em segurança da informação vão além da proteção de rede e terminais. Não há mais uma definição estática do que seja um perímetro devido à complexidade de inúmeros dispositivos e aplicações.

Diante de aplicativos cada vez mais comuns, surge um novo problema para o gestor de TI: qual o risco desse aplicativo? O código do aplicativo é realmente seguro? O risco de erro humano foi considerado durante o desenvolvimento do aplicativo?

Os firewalls ajudam a proteger os aplicativos da Web contra ataques mal-intencionados e tráfego indesejado da Internet na camada de aplicativos. O WAF ajuda você a criar e gerenciar regras para evitar ameaças da Internet, incluindo endereços IP, cabeçalhos HTTP, corpo HTTP, strings de URI, cross-site scripting (XSS), injeção de SQL e outras vulnerabilidades. Um firewall de aplicativo da web é implementado para proteger os aplicativos da web e coletar logs do usuário para aplicação e análise. Entenda mais sobre WAF: a importância do Web Application Firewall na segurança de aplicações web com este artigo!

Por que a segurança do WAF é importante? 

Os firewalls de aplicativos da Web ajudam a proteger aplicativos executados em nuvem pública, ambientes locais e multinuvem com dados de geolocalização, endereços IP permitidos de lista branca e negra, URL HTTP e cabeçalho HTTP. Os WAFs podem detectar e bloquear o tráfego de bots maliciosos usando métodos avançados de autenticação que usam JavaScript, testes públicos de Turing totalmente automatizados para distinguir computadores de humanos (CAPTCHA), aprendizado de máquina e algoritmos de interação humana.

Os WAFs protegem os aplicativos voltados para a Internet contra ataques com base em inteligência de ameaças integrada  que agrega várias fontes e detecções de políticas do Open Web Application Security Project (OWASP).

Componentes WAF

O WAF tem vários componentes, principalmente:

  • Política de firewall: As políticas do WAF abrangem a configuração geral do seu serviço, incluindo controle de origem, regras de segurança e recursos de detecção de bot.
  • Origem: O servidor host para seu aplicativo da Web projetado para configurar regras de segurança ou outros recursos definidos na política de serviço WAF. 
  • Regras de segurança: As regras de segurança podem ser configuradas para permitir, bloquear ou registrar solicitações de rede se atenderem às condições especificadas pela regra de segurança. O WAF monitora o tráfego que chega ao seu aplicativo da Web ao longo do tempo e recomenda novas regras.
  • Gerenciamento de bot: O WAF inclui vários recursos que permitem detectar e bloquear ou permitir o tráfego de bot detectado em seus aplicativos da web. Os recursos de gerenciamento de bot incluem desafio JavaScript, desafio CAPTCHA e listas de execução do GoodBot. As soluções de gerenciamento de bots podem usar técnicas de detecção, como restrição de endereço IP, CAPTCHA, impressão digital de dispositivos e desafios de interação humana para detectar e bloquear atividades suspeitas de bots em seus aplicativos da web. Ao mesmo tempo, o WAF pode permitir que o tráfego legítimo de bots publicados substitua essas configurações.

Recursos Firewall

Algumas das principais características dos WAFs são:

  • Roteamento dinâmico de tráfego via DNS: Use algoritmos de roteamento de tráfego baseados em DNS que consideram o atraso de usuários de milhares de localizações globais para determinar o atraso da rota mais curta.
  • Alta disponibilidade de serviços WAF: ao configurar a entrega de aplicativos da Web, os WAFs podem fornecer várias opções de configuração de alta disponibilidade para adicionar servidores de diferentes origens. Essas configurações podem ser usadas quando os servidores de origem primária estão offline ou não respondem corretamente às verificações de integridade.
  • Métodos flexíveis para gerenciamento de políticas: as configurações do WAF permitem que você defina e gerencie funções e recursos com base nas necessidades da sua organização.
  • Monitoramento e relatórios: os WAFs permitem que os usuários acessem relatórios vinculados à biblioteca de conteúdo para monitoramento e análise.
  • Escalação: as informações dos WAFs permitem que as equipes de suporte emitam e encaminhem tíquetes com base na urgência.

Compreendendo como o WAF funciona

Um firewall de aplicativo da web impede a divulgação não autorizada de informações em um site ou site. Não é exagero dizer que um ataque organizado a um site pode destruir um negócio, principalmente lojas online que armazenam dados do usuário, onde sem a devida segurança, os dados podem facilmente cair nas mãos de cibercriminosos.

O WAF funciona monitorando, filtrando e bloqueando automaticamente o tráfego potencialmente malicioso, liberando a TI da sua empresa para decidir quem tem acesso negado.

Diferença entre WAF e Firewall

É verdade que Web Application Firewall e Firewall são conceitos semelhantes. Por isso é importante saber sua diferença conceitual e prática.

Firewall é um termo amplo para software que define uma rede de computadores filtrando pacotes de dados de entrada. Dentro desta ampla definição, existem várias categorias diferenciadas pelo tipo de proteção que fornecem e pela proteção que fornecem. Filtragem de pacotes, inspeção de estado, proxy e NGFW (firewall de próxima geração) são algumas das classes de firewall.

Já um WAF é outro tipo de firewall, diferenciado pela forma como filtra os pacotes de dados. Um WAF é único porque se concentra apenas em invasores baseados na web na camada do aplicativo, enquanto outros tipos podem não proteger contra esses ataques. O WAF é mais do que apenas um firewall de proxy, mas se concentra especificamente na lógica de aplicativo da Camada 7.

Implementação de WAF em nuvem

O WAF em nuvem deve oferecer suporte a vários ambientes de hospedagem na Web, incluindo ambientes locais, em nuvem, híbridos e multinuvem. Em outras palavras, um WAF pode proteger a outra ponta da rede contra tráfego malicioso, independentemente de quantos provedores de infraestrutura são usados. Um verdadeiro WAF baseado em nuvem fornece uma plataforma independente que protege todos os aplicativos e APIs expostos à Internet, independentemente de sua localização.

Os melhores sistemas WAF baseados em nuvem são gerenciados 24 horas por dia, 7 dias por semana, por uma equipe de especialistas experientes em segurança da Internet que monitoram o ambiente e recomendam medidas comprovadas de mitigação de ameaças quando surgem problemas.

Conclusão

Os benefícios de um serviço WAF gerenciado incluem redução significativa de riscos. A carga administrativa também é reduzida porque a configuração WAF, monitoramento, configuração e resposta a eventos são de responsabilidade do provedor de serviços em nuvem. O monitoramento contínuo protege as organizações contra interrupções inesperadas e danos resultantes à reputação da marca. Além disso, os serviços gerenciados oferecem mais tempo para você se concentrar em seu negócio principal e melhorar os resultados. Os WAFs baseados em nuvem fornecem o mais alto nível de segurança para aplicativos da Web sem o grande investimento inicial em recursos ou custos contínuos associados à manutenção, substituição de hardware e atualizações de software.  WAFs baseados em nuvem oferecem implantação fácil e preços de assinatura previsíveis, facilitando o orçamento.