DevSecOps ou DevOps: entenda as diferenças!

DevSecOps ou DevOps: entenda as diferenças!

O DevOps aparece além de métodos ágeis e mudanças de design e arquitetura. Suas práticas pregam colaboração constante, automação e transparência. Com o tempo, no entanto, a integração de segurança da informação e colaboração se fortaleceu em um ciclo contínuo que deu origem ao DevSecOps.

Quando a segurança da informação é distribuída por todas as funções de TI, o DevSecOps veio para resolver um problema muito comum nas empresas.

 Uma pesquisa do Enterprise Strategy Group – ESG sobre o cenário de cooperação entre especialistas em segurança da informação e desenvolvimento mostrou que:

  • 48% dos entrevistados colocam código vulnerável em produção devido à pressão de tempo;
  • Os programas de treinamento de segurança para desenvolvedores não são claros;
  • A propagação da ferramenta afeta a implantação.

Quer entender melhor sobre DevSecOps ou DevOps: entenda as diferenças no artigo a seguir!

O que é DevSecOps?

O termo DevSecOps, juntamente com suas abreviaturas traduzidas, significa “desenvolvimento, segurança e operações” e trata da segurança da informação integrada em todos os seus níveis e ciclos de uso.

Graças à automação de todos os processos de segurança da informação, o fluxo de trabalho não diminui. Para isso, também é importante escolher ferramentas adequadas e introduzir uma nova cultura DevOps na organização.

O modelo DevSecOps é muito útil, por exemplo, para evitar o lançamento de software com armadilhas que abrem oportunidades para violações. Isso ocorre porque ele detecta vulnerabilidades no início do desenvolvimento, design, engenharia e codificação.

Mas como saber a diferença entre DevSecOps e DevOps? Continua a leitura!

Qual é a diferença entre DevSecOps e DevOps?

DevSecOps (Desenvolvimento, Segurança e Operações) é conhecido como um ramo especial do DevOps que se concentra mais na segurança, mais adequado aos desafios de segurança atuais. O DevSecOps está um passo à frente do DevOps. Em vez de simplesmente adicionar rotinas de desenvolvimento para atender aos critérios de segurança, ele pensa nessas práticas de forma mais estrutural. Visa criar código indiscutível, soluções menos vulneráveis ​​e monitoramento e controle das soluções mais estáveis.

Entenda abaixo a importância para sua empresa!

Qual a importância de implementar DevSecOps em uma empresa?

A construção de uma cultura baseada em segurança é necessária, principalmente diante do cenário de transformação digital e adoção da LGPD. Como resultado, há menos vulnerabilidades e menos problemas que podem prejudicar sua reputação.

Em geral, o conceito DevSecOps inclui o seguinte:

  • Equipes de desenvolvimento, operações e testes trabalham de forma integrada;
  • Existe uma percepção generalizada de que a segurança é um problema de todos;
  • Os desenvolvedores consideram os padrões de segurança da informação ao escrever códigos de aplicativos;
  • A proteção é automatizada e não causa atrasos na entrega.

Embora esteja um passo além do DevOps, o DevSecOps está comprometido com a implantação contínua. Mesmo depois de totalmente incorporado à cultura da empresa, o modelo deve ser regularmente refinado para refletir as práticas de segurança da informação mais atuais.

Continue conosco e entenda os benefícios dessa implantação!

Benefícios da implantação do DevSecOps

Estudos mostram que equipes maduras do DevSecOps podem identificar vulnerabilidades três vezes mais rápido e testar no nível de código 9100.

Outros benefícios incluem:

  • Integração de funções de segurança em um kit de ferramentas de integração e entrega contínuas;
  • Colaboração avançada entre especialistas em desenvolvimento, infraestrutura, produto e cibersegurança;
  • Melhor eficiência operacional e automação, o que aumenta a velocidade de entrega de novos aplicativos e funções;
  • Conformidade com os regulamentos da indústria;
  • Maior abrangência e eficácia dos processos de segurança;
  • Melhor qualidade de software;
  • Ciclos de teste mais curtos;
  • Pequena dívida de garantia, reparação dos defeitos quando estes ocorrerem.

Desafios na implementação do DevSecOps em uma organização

Embora o DevSecOps seja semelhante ao DevOps, ele apresenta alguns desafios em sua implementação. Por isso é importante que todas as equipes estejam alinhadas em torno do mesmo objetivo.

Os principais obstáculos para a implementação do DevSecOps são:

1. Métricas e objetivos diferentes

A maioria dos profissionais de segurança diz que ainda luta para fazer com que os desenvolvedores priorizem a correção de vulnerabilidades. Os programadores, por outro lado, acreditam que estão escrevendo um código seguro. Esses tipos de problemas surgem de estruturas organizacionais tradicionais que separam ferramentas, responsabilidades, equipes e processos. Tem objetivos diferentes que impedem que as partes envolvidas trabalhem juntas.

2. Habilidades conflitantes

A maioria dos engenheiros carece de conhecimento de segurança, assim como a maioria dos profissionais de segurança tem pouco conhecimento de desenvolvimento, publicação, operações, ferramentas, etc. Para ativar o DevSecOps, essa barreira deve ser quebrada. Os grupos devem complementar as habilidades uns dos outros.

3. Riscos arquitetônicos

Para arquiteturas como serverless, microsserviços e serviços em nuvem, embora a segurança seja responsabilidade do provedor de serviços, a preocupação não foi removida.

4. Grande número de ferramentas

A proliferação de ferramentas dificultou o gerenciamento e a integração. Isso pode causar atrasos no ciclo de desenvolvimento e dificultar o uso das descobertas das ferramentas. Isso pode afetar a eficácia do DevSecOps se essas ferramentas não forem rigidamente controladas.

Veja como garantir essa cultura abaixo.

Qual a importância de garantir essa cultura na sua empresa?

A construção de uma cultura baseada em segurança é necessária, principalmente diante do cenário de transformação digital e adoção da LGPD. As empresas devem tentar reduzir vulnerabilidades ou enfrentar problemas que possam prejudicar sua reputação.

Para entender a escala dos desafios de segurança, considere as implicações de escalar a Internet das Coisas (IoT). Queremos dizer um número infinito de sensores conectados através de uma enorme rede coletando vários dados.

No conceito DevSecOps, as equipes de desenvolvimento, operações e testes trabalham de forma integrada e operam de forma que a segurança seja uma preocupação de todos. Assim, os desenvolvedores consideram os padrões de segurança da informação ao codificar seus aplicativos. Ao mesmo tempo, como ninguém quer ficar no cronograma de entrega, a segurança deve fazer parte do processo de forma automática, sem atrasos.

Finalmente, é importante observar que a implementação do DevSecOps requer um compromisso contínuo. Afinal, esse é um daqueles processos que tem começo, mas não tem fim. Mesmo após a implementação, o modelo deve ser constantemente aprimorado para atender sempre às  práticas de segurança mais atualizadas.