Gestão de custos em cloud: como reduzir despesas e otimizar investimentos

Gestão de custos em cloud: como reduzir despesas e otimizar investimentos

Você já utiliza suas soluções em nuvem? A era dos servidores físicos e hospedagem está em queda com as soluções cloud. E muitas vezes a gente nem sabe, mas já utiliza, como por exemplo, o armazenamento do celular em cloud.

Muitas empresas passam cada dia a fazer a gestão da sua infra em cloud, mas pra quem ainda não conhece ou está iniciando o contato agora, é preciso controlar os custos.

Há informações de qualidade disponíveis para auxiliar nesse novo mundo e a tecnologia avança a passos largos para adaptação do mercado, que auxiliarão na implementação e gestão.

Segurança e governança de TI são de extrema importância para que as soluções implementadas em cloud se possa ter sucesso.

Mas e o que é o cloud computing? É uma solução avançada e mais eficiente para armazenamento e compartilhamento dos dados e informações. O armazenamento em nuvem é mais barato que a compra e manutenção de servidores físicos, e também na otimização de equipes de infraestrutura, como o aumento da produtividade, redução de despesas como suporte e manutenção e também na expressiva melhora com fornecedores e clientes.

E os gastos? Veja como se pode economizar e aperfeiçoar abaixo!

Gestão de custos em nuvem

Nos dias atuais não se pode pensar em desperdiçar recursos e dinheiro, então como se pode economizar e garantir um serviço de qualidade e com segurança?

Muitas empresas acabam que entrando nesse mundo cloud sem ter profissionais capacitados para realizar a análise e garantir as melhores práticas, onde os acessos não são seguros ou controlados, quem faz o acesso não segue padrões e ai, acabam gerando custos extras desnecessários e deixando o serviço mais oneroso, e no fim, não economizando como deveriam com a mudança para cloud, não fazem a gestão dos custos corretamente.

A falta de gestão ocorre por alguns motivos:

Descentralização do consumo dos recursos de cloud – onde ninguém é dono e todos acessam de forma equivocada, adquirindo recursos sem controle;

O custo dos recursos parece baixo – assim todos que possuem acesso adquirem recursos ilimitadamente, pois cada um somente vê a sua necessidade, sem pensar no final do mês;

Falta de governança em TI – falta de processo e regras, que deixam tudo livre sem controle e sem gestão.

Mas então como posso reduzir meus gastos?

Tomada de decisão para melhorar e evitar o desperdício

Entendendo o contexto e tudo que envolve a gestão, há algumas dicas para melhorar e potencializar os resultados com menor custo:

Gerenciamento de custo e desperdícios: entenda o que é gerenciar os custos, e não somente cortar ou adquirir menores planos de serviço. Reduzir não significa diminuir a infraestrutura, visa otimizar e controlar acessos, identificando os desperdícios.

Para isso, mapear o uso dos recursos ineficientes, abordar as áreas que estão com os maiores gastos ou já com o orçamento comprometido, auxiliará nesse mapeamento e consequentemente, diminuirá as despesas.

Auditoria e políticas de governança

Implementar auditoria e auditar com frequência também faz parte da redução e melhoria dos gastos. Com a auditoria, podem-se identificar melhorias para equilibrar o cloud. Também será necessário inventariar a área de infraestrutura, mapeando as ferramentas e usuários, para identificar recursos mal utilizados ou em excesso.

Após a auditoria, inicia-se o processo de criação das políticas de governança de TI, para que todos possam entender e integrar-se ao processo e ferramentas, já com regras definidas, inclusive auxiliando no consumo.

Também será previsto a segurança, a fim de garantir que somente quem possui autorização terá acesso a determinadas instâncias.

Tudo isso será importante e manterá os gastos visíveis pra quem faz a gestão de TI da empresa, dando toda a visibilidade e controle. E a manutenção ficará mais fácil, onde ao realizar o planejamento, cada área poderá solicitar a verba, e se aprovada, também terá gestão sobre, conforme a média de uso.

Ferramentas de análise e fornecedores

No auxílio a gestão de custos do cloud computing, pode-se adquirir também ferramentas que analisam áreas estratégicas de forma integrada, quanto dos recursos estão otimizados, desempenho, falhas e segurança.

Um fornecedor de gerenciamento de custos em nuvem pode ser contratado para ter o foco na otimização das despesas e verificando os pontos que podem aumentar o custo e infraestrutura da nuvem:

  • Substituir armazenamento;
  • Substituir CPU;
  • Inutilizar endereços de IP;
  • Balancear cargas ociosas.

Também é importante que o time saiba quais regiões estão alocados os serviços em execução, pois o investimento pode ser maior se estiver hospedado fora do Brasil, tendo o custo variado conforme a cotação do dólar.

Controlando os gastos e custos, poderá se trabalhar com orçamento controlado e inclusive, prevendo gastos futuros.

Evite atingir limites de uso e pagar mais com expansão, gastar demais com infraestrutura em desuso, assim garantindo os pilares de governança e segurança, controle de acesso e auditoria.